Resumo: Os erros dos alunos são vistos, muitas vezes, como algo negativo, decorrente apenas de seu insucesso pessoal em relação ao aprendizado de certo tema, algo totalmente isolado do contexto de ensino e aprendizagem. No entanto, pesquisas realizadas no campo da Educação Matemática apontam para uma visão do erro como oportunidade para o professor investigar o processo da construção do conhecimento pelo aluno. Dessa forma o erro passa a ser visto tanto como um estágio no seu processo de aprendizagem, como motivador de reflexões sobre a disciplina, posição esta ausente na maioria das instituições de ensino e na prática pedagógica de muitos professores como atestam pesquisas como a de Pinto (2000) e Cury (2004). Por este motivo, torna-se imprescindível a mudança de atitude dos docentes em relação ao tratamento do erro em sua prática docente. Tal mudança pode ter como ponto de partida uma atitude investigativa e reflexiva do professor sobre sua prática docente, visando, com isso, a promover a aprendizagem de seus alunos. A presente pesquisa investigou o impacto de um trabalho colaborativo para a formação continuada de uma professora de matemática, parceira a pesquisa, no âmbito da compreensão dos erros cometidos pelos alunos e da proposição e aplicação de atividades que contribuam para sua superação. A pesquisa, de cunho qualitativo, foi realizada em um colégio estadual do município de Medianeira - PR, tendo como colaboradores alunos de duas turmas de quinta série. A análise dos dados revelou a influência do trabalho realizado na promoção de algumas mudanças na prática da professora em relação à participação efetiva dos alunos durante as aulas. Embora estas mudanças não tenham sido radicais e imediatas, foi possível concluir pela sua ocorrência e pela sua relevância porque, apesar das relutâncias da professora, pouco a pouco elas foram cada vez mais presentes em suas aulas. Acreditamos que o trabalho realizado tenha comprometido a professora com a continuidade de mudanças que irão contribuir para seu aperfeiçoamento e para a adoção de uma prática educativa que toma o aluno como eixo central.
Abstract: The student's mistakes are seeing, in a lot of times, like something negative, due only about their personal failure in relation to the learning of certain subject, something totally isolated from its teaching contexts. However, search done in the way of Mathematics Education show to the vision of this errors, like an opportunity to the teacher look into the building process of the student's knowledge. This way the error pass to be seeing like an stage in its knowledge process, as motivation of reflexes about its discipline, position that is absent in the majority of institutions tuition of knowledge and in the pedagogic practice of a lot of teachers like showing in some research as Pinto(2000) and Cury ( 2004). In despite of that, became necessary the chance of aptitudes of the teachers in relation to the treatment of errors in their practice. This change can be the departure's point like an investigate and reflexive teacher's aptitude about its work, looking, with this to promote the student's knowledge. The present search investigated the impact of a collaborative work to the continuous formation of a mathematics teacher, search's partner, in the scope of understanding the errors done by the students and application of activities that collaborate to the student's overrun. The search, of qualitative imprint, was done in a State School in the Municipe of Medianeira -Pr, having as collaborators the students of two groups of fifth grade. The analysis of the datas revealed the influence of the performed work in the promotion of some chances in the teacher's practice in relation to the effective participation of the students during the classes. Although this chances haven't been radical and immediate , was possible to conclude to its occurrence and to the relevant, because, despite of the reluctances of the teacher , little by little, they were each time more presents in the classes. We believe that the realized work has engaged the teacher with the continuity of changes that will contribute to the improvement to the donation of an educational practice that take the student to the central axis. |