Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Incio > Dissertaes e Teses > Multidisciplinar > Ensino > Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Ttulo [PT]: Um processo de pesquisa em colaborao e a formao continuada de professora de matemtica a respeito dos erros de seus alunos
Autor(es): Luciana Del Castanhel Peron
Palavras-chave [PT]:

Matemtica. Ensino fundamental. Matemtica. Formao de professores. Anlise de erros. Ensino aprendizagem.ducao Matemtica. Anlise de erros. Desenvolvimento profissional. Trabalho colaborativo. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Mathematics education. Errors Analysis. Teachers formation. Professional
development. Collaborative work. Brazil.
rea de concentrao: Ensino de Cincias e Matemtica
Titulao: Mestre em Educao para a Cincia e Matemtica
Banca:
Regina Maria Pavanello [Orientador] - UEM
Leny Rodrigues Martins Teixeira - UNESP
Luzia Marta Bellini - UEM
Resumo:
Resumo: Os erros dos alunos so vistos, muitas vezes, como algo negativo, decorrente apenas de seu insucesso pessoal em relao ao aprendizado de certo tema, algo totalmente isolado do contexto de ensino e aprendizagem. No entanto, pesquisas realizadas no campo da Educao Matemtica apontam para uma viso do erro como oportunidade para o professor investigar o processo da construo do conhecimento pelo aluno. Dessa forma o erro passa a ser visto tanto como um estgio no seu processo de aprendizagem, como motivador de reflexes sobre a disciplina, posio esta ausente na maioria das instituies de ensino e na prtica pedaggica de muitos professores como atestam pesquisas como a de Pinto (2000) e Cury (2004). Por este motivo, torna-se imprescindvel a mudana de atitude dos docentes em relao ao tratamento do erro em sua prtica docente. Tal mudana pode ter como ponto de partida uma atitude investigativa e reflexiva do professor sobre sua prtica docente, visando, com isso, a promover a aprendizagem de seus alunos. A presente pesquisa investigou o impacto de um trabalho colaborativo para a formao continuada de uma professora de matemtica, parceira a pesquisa, no mbito da compreenso dos erros cometidos pelos alunos e da proposio e aplicao de atividades que contribuam para sua superao. A pesquisa, de cunho qualitativo, foi realizada em um colgio estadual do municpio de Medianeira - PR, tendo como colaboradores alunos de duas turmas de quinta srie. A anlise dos dados revelou a influncia do trabalho realizado na promoo de algumas mudanas na prtica da professora em relao participao efetiva dos alunos durante as aulas. Embora estas mudanas no tenham sido radicais e imediatas, foi possvel concluir pela sua ocorrncia e pela sua relevncia porque, apesar das relutncias da professora, pouco a pouco elas foram cada vez mais presentes em suas aulas. Acreditamos que o trabalho realizado tenha comprometido a professora com a continuidade de mudanas que iro contribuir para seu aperfeioamento e para a adoo de uma prtica educativa que toma o aluno como eixo central.

Abstract: The student's mistakes are seeing, in a lot of times, like something negative, due only about their personal failure in relation to the learning of certain subject, something totally isolated from its teaching contexts. However, search done in the way of Mathematics Education show to the vision of this errors, like an opportunity to the teacher look into the building process of the student's knowledge. This way the error pass to be seeing like an stage in its knowledge process, as motivation of reflexes about its discipline, position that is absent in the majority of institutions tuition of knowledge and in the pedagogic practice of a lot of teachers like showing in some research as Pinto(2000) and Cury ( 2004). In despite of that, became necessary the chance of aptitudes of the teachers in relation to the treatment of errors in their practice. This change can be the departure's point like an investigate and reflexive teacher's aptitude about its work, looking, with this to promote the student's knowledge. The present search investigated the impact of a collaborative work to the continuous formation of a mathematics teacher, search's partner, in the scope of understanding the errors done by the students and application of activities that collaborate to the student's overrun. The search, of qualitative imprint, was done in a State School in the Municipe of Medianeira -Pr, having as collaborators the students of two groups of fifth grade. The analysis of the datas revealed the influence of the performed work in the promotion of some chances in the teacher's practice in relation to the effective participation of the students during the classes. Although this chances haven't been radical and immediate , was possible to conclude to its occurrence and to the relevant, because, despite of the reluctances of the teacher , little by little, they were each time more presents in the classes. We believe that the realized work has engaged the teacher with the continuity of changes that will contribute to the improvement to the donation of an educational practice that take the student to the central axis.
Data da defesa: 03/07/2009
Cdigo: vtls000180898
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2009
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Regina Maria Pavanello
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Exatas
Nvel: Dissertao (mestrado em Matemtica)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Educao para a Cincia e o Ensino de Matemtica

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: 2009_Dissertao LUCIANA CASTANHEL PERON.pdf
Tamanho: 2017 Kb (2065310 bytes)
Criado: 09-11-2010 09:48
Atualizado: 09-11-2010 10:06
Visitas: 1553
Downloads: 50

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.