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Consultar: Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Incio > Dissertaes e Teses > Multidisciplinar > Ensino > Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Ttulo [PT]: A utilizao da experimentao no ensino de fsica : modelando um ambiente de aprendizagem
Autor(es): Michel Corci Batista
Palavras-chave [PT]:

Fsica. Experimentao. Ensino e aprendizagem. Modelagem matemtica. Metodologia. Ensino de fsica. Ensino fundamental. Maring. Paran (Estado). Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Education. Experimentation. Mathematic modeling. Physics teaching. Maring. Paran. State. Brazil.
rea de concentrao: Ensino de Cincias e Matemtica
Titulao: Mestre em Educao para a Cincia e Matemtica
Banca:
Polnia Alto Fusinato [Orientador] - UEM
Lilian Akemi Kato - UEM
Odete Pacubi Baieri Teixeira - UNESP
Marcos Cesar Danhoni Neves - UEM
Resumo:
Resumo: Este trabalho discutiu alguns aspectos da Modelagem Matemtica no ensino e aprendizagem de Cincias no ensino fundamental como ferramenta que conduz o aluno a uma aprendizagem efetiva dos contedos de Matemtica e Fsica alm de promover a interdisciplinaridade e contribuir para a formao scio poltico dos estudantes transformando-os aptos a exercer a cidadania. Para isto o mesmo relata situaes de envolvimento e aprendizagem dos personagens participantes da pesquisa - o professor-pesquisador e sua turma composta de 19 alunos da oitava srie do ensino fundamental de uma escola privada do municpio de Maring/PR - em contato com atividades desenvolvidas em sala de aula e norteadas pela Modelagem Matemtica. Utilizou-se a Modelagem Matemtica como ambiente de ensino e de aprendizagem. Trata-se, portanto, de uma pesquisa-ao, cujo objetivo foi o de registrar, compreender e interpretar, a partir de aes dos personagens, situaes de envolvimento dos estudantes com a atividade proposta. Os dados apresentados nessa investigao foram obtidos e registrados atravs de observaes, dados documentais e questionrios respondidos pelos alunos. E aps sua anlise concluiu-se que o ambiente de aprendizagem proporcionado pela Modelagem Matemtica proporcionou aos alunos um aprendizado mais eficiente, visto que os conduziu ao estabelecimento de uma conexo entre a Fsica a Matemtica e situaes cotidianas, bem como possibilitou aos aprendizes uma reflexo sobre aspectos sociais, polticos e econmicos dos contedos presentes nas atividades vivenciadas.

Abstract: The present work discusses some aspects of Mathematic Modeling at teaching and learning Sciences at the Basic School as a tool for conducting the student to an effective apprenticeship on Mathematic and Physics' contents, furthermore promoting interdisciplinarity and contributing to the future citizen's critical conscience and formation. For achieving that, this work reports learning and envelopment situations of the participating characters' the researching teacher; and his team composed by nineteen 8th grade basic school students from a private school in Maring/PR - in contact with the activities developed in class, in which the Mathematic Modeling was used as a leaning and teaching environment. Therefore, this work consists of an action research, that had as a goal registering and understanding, from the characters' actions, situations of envelopment and learning. The results shown at this investigation were registered by observation, documenting and questionaire and after analysis, coming to the conclusion that Mathematic Modeling made possible that the students had a better apprenticeship, since it conducted them to establish a connection between Physics, Mathematic and everyday situations as well to a meditation about social, political and economical aspects from the contents focused at the activities.
Data da defesa: 30/03/2009
Cdigo: vtls000180901
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2009
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Polnia Alto Fusinato
Co-Orientador: Prof. Dr. Lilian Akemi Kato
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Exatas
Nvel: Dissertao (mestrado em Matemtica)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Educao para a Cincia e o Ensino de Matemtica

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: 2009_Dissertao MICHEL BATISTA CORCI.pdf
Tamanho: 2556 Kb (2617393 bytes)
Criado: 10-11-2010 08:47
Atualizado: 10-11-2010 09:56
Visitas: 1592
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