Resumo: Este trabalho investigou a formação docente de um grupo de professores no que concerne às quatro modalidades didáticas no ensino de Ciências: trabalho prático, experimental, laboratorial e de campo. A escolha do tema deveu-se à urgência dos cursos de formação de professores de Ciências desenvolverem e trabalharem melhor as quatro modalidades didáticas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, em que houve a intenção de comparar se as concepções e práticas em relação às modalidades didáticas destes docentes, formados em épocas diferentes, lecionando em escolas públicas e/ou particulares, apresentam diferenças, que podem comprometer a construção do conhecimento científico dos alunos. Utilizando-se de um questionário, foram entrevistados oito professores de uma escola estadual e de uma particular do município de Maringá-PR, com diferentes perfis e tempo de trabalho na área educacional. O questionário possui questões investigativas sobre os fundamentos teóricos e metodológicos dos professores sobre o trabalho prático, experimental, laboratorial e de campo; questões sobre a visão dos entrevistados a respeito dos aspectos didáticos e pedagógicos de suas aulas de Ciências, sobre as dificuldades de aplicar as modalidades didáticas e as características que precisam ser modificadas nos cursos de licenciatura para sanar esta lacuna. A análise dos dados foi feita com base no método de análise de conteúdo, cujas categorias e subcategorias identificadas nos relatos nortearam as discussões e conclusões apresentadas no trabalho. Pôde-se concluir que, independentemente das escolas onde os participantes da pesquisa trabalham e das diferenças nos perfis e no tempo de trabalho na área educacional, os entrevistados não possuem muitos conhecimentos sobre as modalidades didáticas e, conseqüentemente, acabam praticando-as com pouca freqüência ou, ainda, nem as praticando. Isto aponta a urgência dos cursos de formação de professores de Ciências de trabalharem melhor ou então começarem a destacar os trabalhos experimental, laboratorial, prático e de campo. Somente a partir da reflexão e da prática das modalidades didáticas nos cursos de formação inicial e continuada de docentes é que será possível ensinar a ciência mais próxima da realidade e não mais uma Ciência pronta, acabada, sem necessidade de questionamentos.
Abstract: This study investigated teacher training of a group of teachers with regard to the four teaching methods in teaching science: practical work, experimental, laboratory and field. The choice of theme was due to the urgency of training courses for teachers of science develop and work better the four teaching methods. This is a qualitative research, where the intention was to compare whether the concepts and practices in relation to teaching methods of teachers, trained at different times, teaching in public schools or private, have differences, which may compromise the building scientific knowledge of students. Using a questionnaire, were interviewed, eight teachers from a public school and from a private of the municipality of Maringá-PR, with different profiles and time spent working in education. The questionnaire has questions about the investigative theoretical and methodological foundations of teachers on practical work, experimental, laboratory and field, questions about the vision of those interviewed about aspects of teaching and learning of their lessons in science, about the difficulties of applying the teaching methods and the characteristics that need to be modified in undergraduate courses to remedy this gap. Data analysis was based on the method of content analysis, with categories and subcategories identified in reports guided the discussions and findings of work. It can be concluded that regardless of the schools where the participants of the research work and the differences in the profiles and the time worked in education, the interviewees do not have much knowledge about the teaching methods and, consequently, end up practicing the low-frequency, or not practicing them. This demonstrates the urgent need for training courses for teachers of science to work better or you begin to highlight on the experimental work, laboratory, practical and field. Only from the reflection and the practice of teaching methods in courses of initial and continuing training of teachers is that you can teach science closer to reality rather than a science ready, finished, no need for questions. |