Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Incio > Dissertaes e Teses > Multidisciplinar > Ensino > Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Ttulo [PT]: Concepes e prticas de professores de cincias em relao ao trabalho prtico, experimental, laboratorial e de campo
Autor(es): Paulo Augusto Berezuk
Palavras-chave [PT]:

Cincias. Ensino. Professores. Formao. Professores de Cincias. Modalidades didticas. Formao docente. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Teaching methods. Teacher training; Science teachers. Brazil.
rea de concentrao: Ensino de Cincias e Matemtica
Titulao: Mestre em Educao para a Cincia e Matemtica
Banca:
Ana Tiyomi Obara [Orientador] - UEM
Maria Aparecida Rodrigues - UEM
Adriano Ruiz - UNIOESTE
Ana Lcia Olivo Rosas Moreira (Suplente) - UEM
Resumo:
Resumo: Este trabalho investigou a formao docente de um grupo de professores no que concerne s quatro modalidades didticas no ensino de Cincias: trabalho prtico, experimental, laboratorial e de campo. A escolha do tema deveu-se urgncia dos cursos de formao de professores de Cincias desenvolverem e trabalharem melhor as quatro modalidades didticas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, em que houve a inteno de comparar se as concepes e prticas em relao s modalidades didticas destes docentes, formados em pocas diferentes, lecionando em escolas pblicas e/ou particulares, apresentam diferenas, que podem comprometer a construo do conhecimento cientfico dos alunos. Utilizando-se de um questionrio, foram entrevistados oito professores de uma escola estadual e de uma particular do municpio de Maring-PR, com diferentes perfis e tempo de trabalho na rea educacional. O questionrio possui questes investigativas sobre os fundamentos tericos e metodolgicos dos professores sobre o trabalho prtico, experimental, laboratorial e de campo; questes sobre a viso dos entrevistados a respeito dos aspectos didticos e pedaggicos de suas aulas de Cincias, sobre as dificuldades de aplicar as modalidades didticas e as caractersticas que precisam ser modificadas nos cursos de licenciatura para sanar esta lacuna. A anlise dos dados foi feita com base no mtodo de anlise de contedo, cujas categorias e subcategorias identificadas nos relatos nortearam as discusses e concluses apresentadas no trabalho. Pde-se concluir que, independentemente das escolas onde os participantes da pesquisa trabalham e das diferenas nos perfis e no tempo de trabalho na rea educacional, os entrevistados no possuem muitos conhecimentos sobre as modalidades didticas e, conseqentemente, acabam praticando-as com pouca freqncia ou, ainda, nem as praticando. Isto aponta a urgncia dos cursos de formao de professores de Cincias de trabalharem melhor ou ento comearem a destacar os trabalhos experimental, laboratorial, prtico e de campo. Somente a partir da reflexo e da prtica das modalidades didticas nos cursos de formao inicial e continuada de docentes que ser possvel ensinar a cincia mais prxima da realidade e no mais uma Cincia pronta, acabada, sem necessidade de questionamentos.

Abstract: This study investigated teacher training of a group of teachers with regard to the four teaching methods in teaching science: practical work, experimental, laboratory and field. The choice of theme was due to the urgency of training courses for teachers of science develop and work better the four teaching methods. This is a qualitative research, where the intention was to compare whether the concepts and practices in relation to teaching methods of teachers, trained at different times, teaching in public schools or private, have differences, which may compromise the building scientific knowledge of students. Using a questionnaire, were interviewed, eight teachers from a public school and from a private of the municipality of Maring-PR, with different profiles and time spent working in education. The questionnaire has questions about the investigative theoretical and methodological foundations of teachers on practical work, experimental, laboratory and field, questions about the vision of those interviewed about aspects of teaching and learning of their lessons in science, about the difficulties of applying the teaching methods and the characteristics that need to be modified in undergraduate courses to remedy this gap. Data analysis was based on the method of content analysis, with categories and subcategories identified in reports guided the discussions and findings of work. It can be concluded that regardless of the schools where the participants of the research work and the differences in the profiles and the time worked in education, the interviewees do not have much knowledge about the teaching methods and, consequently, end up practicing the low-frequency, or not practicing them. This demonstrates the urgent need for training courses for teachers of science to work better or you begin to highlight on the experimental work, laboratory, practical and field. Only from the reflection and the practice of teaching methods in courses of initial and continuing training of teachers is that you can teach science closer to reality rather than a science ready, finished, no need for questions.
Data da defesa: 31/03/2009
Cdigo: vtls000180936
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2009
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Ana Tiyomi Obara
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Exatas
Nvel: Dissertao (mestrado em Matemtica)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Educao para a Cincia e o Ensino de Matemtica

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: 2009_Dissertao_PauloBerezuk.pdf
Tamanho: 823 Kb (843128 bytes)
Criado: 11-11-2010 10:12
Atualizado: 11-11-2010 10:22
Visitas: 1816
Downloads: 33

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.