Resumo: A inclusão das Geometrias não-euclidianas no Currículo da Educação Básica do Estado do Paraná foi proposta no final de 2006 pelo Governo do Estado do Paraná nas Diretrizes Curriculares para Educação Básica. Este trabalho propõe analisar como professores da rede pública do Estado do Paraná reagiram à inclusão das Geometrias não-euclidianas no Currículo da Educação Básica do Estado do Paraná, o que pensam a respeito de tal inclusão e se sentiriam mais preparados para abordar o tema com seus alunos após participarem de um curso sobre Geometrias não-euclidianas. Os dados da pesquisa foram obtidos em um grupo de cinqüenta professores da rede pública de ensino em um curso de Geometrias não-euclidianas, realizado em seis encontros em um total de vinte e quatro horas, oferecido pelo Núcleo Regional de Educação de Maringá em pareceria com a Universidade Estadual de Maringá. Os instrumentos de pesquisa foram: diário de campo da pesquisadora, gravações dos encontros e questionários respondidos pelos professores. A análise dos discursos dos professores foi realizada de acordo com a metodologia da Análise de Conteúdo (Moraes, 1999). A pesquisa mostrou as principais dificuldades, dúvidas e insegurança dos professores no trato com as Geometrias não-euclidianas e com a Geometria Euclidiana.
Abstract: This study aimed at analyzing some public school teachers' reactions and opinions concerned to the inclusion of Non-Euclidian Geometry in the Basic Education Curriculum in Paraná State, proposed by the government and stated at the State Basic Education Guidelines (Diretrizes Curriculares para a Educação Básica) at the end of 2009. The research data came from a group of fifty teachers from public schools that were taking a twenty-four-hour course on Non-euclidian Geometry, offered by Núcleo Regional da Educação in Maringá city in a partnership with Maringá State University (UEM). The research tools used were: the researcher's diary, the meeting recordings, and questionnaires answered by the teachers. The teachers were encouraged to say how well and prepared they felt themselves to approach the topic with their students after have concluded a course on the subject. The analysis of the teachers' speech was done accordingly to the Contend Analysis (Moraes, 1999). The research pointed out some of the main problems, doubts and lack of confidence the teachers have had and even felt when dealing with both Non-Euclidian Geometry and Euclidian Geometry. |