Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Incio > Dissertaes e Teses > Multidisciplinar > Ensino > Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Ttulo [PT]: A incluso das geometrias no-euclidianas no currculo da educao bsica
Autor(es): Talita Secorun dos Santos
Palavras-chave [PT]:

Geometria no-euclidiana. Educao Bsica. Diretrizes curriculares. Incluso. Professores. Estado do Paran. Diretrizes Curriculares para Educao Bsica. Paran (Estado). Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Non-Euclidian geometry. State basic education guidelines. Public school teachers. Paran. State. Brazil.
rea de concentrao: Ensino de Cincias e Matemtica
Titulao: Mestre em Educao para a Cincia e Matemtica
Banca:
Valdeni Soliani Franco [Orientador] - UEM
Adair Mendes Nacarato - USF
Rui Marcos de Oliveira Barros - UEM
Resumo:
Resumo: A incluso das Geometrias no-euclidianas no Currculo da Educao Bsica do Estado do Paran foi proposta no final de 2006 pelo Governo do Estado do Paran nas Diretrizes Curriculares para Educao Bsica. Este trabalho prope analisar como professores da rede pblica do Estado do Paran reagiram incluso das Geometrias no-euclidianas no Currculo da Educao Bsica do Estado do Paran, o que pensam a respeito de tal incluso e se sentiriam mais preparados para abordar o tema com seus alunos aps participarem de um curso sobre Geometrias no-euclidianas. Os dados da pesquisa foram obtidos em um grupo de cinqenta professores da rede pblica de ensino em um curso de Geometrias no-euclidianas, realizado em seis encontros em um total de vinte e quatro horas, oferecido pelo Ncleo Regional de Educao de Maring em pareceria com a Universidade Estadual de Maring. Os instrumentos de pesquisa foram: dirio de campo da pesquisadora, gravaes dos encontros e questionrios respondidos pelos professores. A anlise dos discursos dos professores foi realizada de acordo com a metodologia da Anlise de Contedo (Moraes, 1999). A pesquisa mostrou as principais dificuldades, dvidas e insegurana dos professores no trato com as Geometrias no-euclidianas e com a Geometria Euclidiana.

Abstract: This study aimed at analyzing some public school teachers' reactions and opinions concerned to the inclusion of Non-Euclidian Geometry in the Basic Education Curriculum in Paran State, proposed by the government and stated at the State Basic Education Guidelines (Diretrizes Curriculares para a Educao Bsica) at the end of 2009. The research data came from a group of fifty teachers from public schools that were taking a twenty-four-hour course on Non-euclidian Geometry, offered by Ncleo Regional da Educao in Maring city in a partnership with Maring State University (UEM). The research tools used were: the researcher's diary, the meeting recordings, and questionnaires answered by the teachers. The teachers were encouraged to say how well and prepared they felt themselves to approach the topic with their students after have concluded a course on the subject. The analysis of the teachers' speech was done accordingly to the Contend Analysis (Moraes, 1999). The research pointed out some of the main problems, doubts and lack of confidence the teachers have had and even felt when dealing with both Non-Euclidian Geometry and Euclidian Geometry.
Data da defesa: 21/05/2009
Cdigo: vtls000180941
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2009
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Valdeni Soliani Franco
Co-Orientador: Prof. Dr. Regina Maria Pavanello
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Exatas
Nvel: Dissertao (mestrado em Matemtica)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Educao para a Cincia e o Ensino de Matemtica

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: 2009_TALITA SECORUN DOS SANTOS.pdf
Tamanho: 1250 Kb (1280002 bytes)
Criado: 09-11-2010 07:34
Atualizado: 09-11-2010 07:57
Visitas: 2265
Downloads: 87

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.