Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Incio > Dissertaes e Teses > Multidisciplinar > Ensino > Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Ttulo [PT]: Interao entre formadores de professores que ensinam matemtica em um ambiente virtual de aprendizagem
Autor(es): Alberto Luiz Pereira da Costa
Palavras-chave [PT]:

Educao matemtica. Formao inicial de professores para os anos iniciais. Educao a distncia. Interao em ambiente virtual de aprendizagem. Tutoria. Brazil.
Palavras-chave [EN]:
Education mathematics. Teaching mathematics for early grades. Distance education. Interaction in the virtual learning environment. Tutors. Brazil.
rea de concentrao: Ensino de Cincias e Matemtica
Titulao: Mestre em Educao para a Cincia e Matemtica
Banca:
Siobhan Victoria Healy - UNIBAN
Rui Marcos de Oliveira Barros - UEM
Heliana da Silva - UEM
Regina Maria Pavanello
[Orientador] - UEM
Resumo:
Resumo: Nas leituras realizadas sobre tecnologia da informao e da comunicao, percebemos que a Educao a Distncia vem ocupando cada vez mais o espao da formao de professores em diferentes reas, inclusive no cenrio da Educao Continuada de professores que ensinam matemtica, principalmente cursos que, incentivam a utilizao de softwares voltados para o ensino da matemtica. Entretanto, a Educao a Distncia para a Formao Inicial de docentes para a escola bsica ainda algo muito recente e merece ateno especial, dado que na literatura sobre essa modalidade de educao praticamente no h estudos que avaliem as experincias realizadas. Nosso trabalho pretende analisar o processo de ensino e aprendizagem na modalidade Educao Distncia e as possibilidades e limitaes de um curso em que o tutor tem um papel central: apoiar os alunos no seu processo de construo do conhecimento da geometria. Devido a estes professores nem sempre serem especialistas no campo da matemtica ou, quando o so, nem sempre terem uma viso mais aprofundada sobre o processo de ensino e aprendizagem nas sries iniciais, acreditamos que tero dificuldade em acompanhar o processo de aprendizagem de seus alunos. O objetivo geral deste trabalho analisar as interaes discursivas realizadas, em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), entre os docentes universitrios responsveis pelo mdulo de geometria e os tutores responsveis pelo acompanhamento dos alunos do Curso de Licenciatura para os anos iniciais do ensino fundamental na modalidade Ensino Distncia oferecido pela Universidade Estadual de Maring visando verificar se essa interao contribui e de que modo para o trabalho a ser desenvolvido por estes tutores com os alunos do curso em relao aos contedos desse conhecimento escolar. Consideramos que o cenrio virtual pode adicionar outros tipos de dificuldades compreenso dos fatos, conceitos e atividades a aqueles j presentes nas atividades presenciais realizadas em sala de aula tradicional. Como metodologia de pesquisa, utilizamos a pesquisa qualitativa e, para a anlise das interaes, recorremos a elementos da Anlise de Discurso francesa, que a investigao do discurso atravs da interao dialgica entre dois ou mais indivduos, interao esta que, em no nosso caso, ocorre por meio das ferramentas de uma plataforma online. As perguntas que nortearam este estudo foram: 1) Quais so as dificuldades nessa interao? Todos os professores fazem uso da plataforma? E como? 2) O que essa interao sugere sobre o conhecimento da geometria dos tutores? E quais so as conseqncias desse conhecimento para sua funo de colaborador na formao de professores? E qual a sua compreenso do material de apoio? 3) A interao que ocorre permite que o tutor tire suas dvidas sobre o contedo de geometria? Para responder a essas perguntas utilizamos e analisamos as transcries dos chats, fruns e das entrevistas semi-estruturadas que realizamos com e tutores. Os resultados da investigao apontam para uma srie de problemas nessa interao decorrentes de problemas tecnolgicos referentes plataforma utilizada, bem como outros, originados do conhecimento dos tutores relativos geometria, do seu preparo para atuar nesta modalidade de ensino e do tipo de comunicao possvel pela utilizao das ferramentas da plataforma, entre outros.

Abstract: In the literature concerned with information and communication technologies, Distance Education has come to occupy an ever increasing space in the arena of teacher education, with attention to teachers of different subject area and including the in-service education of teachers who teacher mathematics. In particular, there has been a growth in courses with emphasis the use of software associated with mathematics teaching. However, Distance Education for the initial training of elementary school teachers is still very recent and deserves special attention, given that have been very few students related to this modality of education. This work aims to analyze the processes of teaching and learning in the Distance Education modality and the possibilities and limitations of a course in which the tutor has a central role: to support the students in the construction of geometrical knowledge. Given that these teachers are not always specialists in the field of mathematics or, that when they are, they do not already have a very developed vision of the processes of teaching and learning to elementary school students, it seems likely that they may experience some difficulty in accompanying the learning progress of their students. The general objective of this study is to analyze the discursive interactions realized in a Virtual Learning Environment (VLE) between university lecturers responsible for the geometry module and the tutors responsible for accompanying the students of Distance Education Initial Teacher Education course to prepare elementary school teachers, offered by the State University of Maring. The study aims to verify if this interaction contributed, and in what forms, to the work to be developed by the tutors with the students of the course in relation to knowledge of school geometry. Considering that the virtual scenario and bring new types of difficulties to the understanding of facts, concepts and activities, when compared to the activities realized in the traditional classroom, a qualitative methodology was uses, and the analysis of the interactions was developed on the basis of elements from the French discourse analysis, in which discourse in investigated through dialogic interaction between two or more individuals. In this project, the interaction occurred through the tools of an online platform. The question which guided the study were 1) What are the difficulties in this interaction? Do all the teachers make use of the platform? And how? 2) What does this interaction suggest about the geometrical knowledge of the tutors? What are the consequences of this knowledge for their role as collaborator in the education of future teachers? And what are their understandings of the support material? 3) The interaction which occurred enabled the tutors to resolves their doubts about the geometry content? To respond to these questions transcripts from chats, forums and semi-structured interviews in which the tutor participated were analyzed. The results point to a series of problems related to, amongst others, technical difficulties in used the online platform, as well as other problems associated with the geometrical knowledge of the tutors, and their preparation to enact in this teaching modality and through the types of communication permissible with the tools of the platform.
Data da defesa: 29/03/2010
Cdigo: vtls000180953
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2010
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Regina Maria Pavanello
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Exatas
Nvel: Dissertao (mestrado em Matemtica)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Educao para a Cincia e o Ensino de Matemtica

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Dissertao - Alberto.pdf
Tamanho: 2835 Kb (2902653 bytes)
Criado: 09-11-2010 09:11
Atualizado: 09-11-2010 09:26
Visitas: 1896
Downloads: 57

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.