Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Página Principal  Português   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentação | Objetivos | Instruções Autores | Estatísticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | versão 1.1  
Índice
Página principal
Documentos
Novidades
Usuários

Ações
Consultar
Procurar
Exibir estatísticas

Procurar por:
Procura avançada

Dúvidas e sugestões


Consultar: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência e a Matemática

Início > Dissertações e Teses > Multidisciplinar > Ensino > Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência e a Matemática

Título [PT]: "Quem sou eu se não o que os outros apresentam a mim"? Investigações sobre as representações sociais do tutor referentes ao ensino de geometria do curso Normal Superior de Educação a Distância
Autor(es): Aldrin Cleyde da Cunha
Palavras-chave [PT]:

Geometria. Estudo e ensino. Ensino à distância. Representações sociais. Tutoria. Educação à distância. Ensino de geometria. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Distance education. Geometry teaching Tutor and social representation. Brazil.
Área de concentração: Ensino de Ciências e Matemática
Titulação: Mestre em Educação para a Ciência e Matemática
Banca:
Rui Marcos de Oliveira Barros [Orientador] - UEM
Eliane Sebeika Rapchan - UEM
Fernando Lefevre - USP
Resumo:
Resumo: Este trabalho de pesquisa investigou quais são as Representações Sociais que o tutor de Ensino a Distância tem em relação ao ensino de geometria na disciplina de Matemática no Curso Normal Superior da Universidade Estadual de Maringá. A hipótese é que a Representação Social que o tutor tem em relação à disciplina de Matemática e ao conteúdo de geometria pode influenciar o seu comportamento, as suas ações e conseqüentemente o processo de ensino e da aprendizagem. A pesquisa foi realizada com 20 tutores do módulo de matemática do Curso Normal Superior de Educação a Distância da Universidade Estadual de Maringá, nos pólos de Cianorte, Cidade Gaúcha, Diamante do Norte, Goioerê, Paranavaí, Sarandi, no período de dezembro de 2008 a março de 2009, logo após o término do módulo de matemática. Para a coleta de dados utilizou-se a aplicação de questionário de entrevista aos tutores do EAD. Na seqüência as perguntas foram analisadas qualitativas e quantitativamente utilizando se a metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo e por meio do software qualiquantiSoft, 1ª versão, de 2004. Os resultados da pesquisa apontam para vários pontos sobre quais são as Representações Sociais que tem o tutor de Educação a Distância do curso Normal Superior sobre o ensino de geometria e a analise dessas representações indicam fatores importantes a serem considerados.

Abstract: This research investigated what are the social representations that the Tutor of Distance Education has for the teaching of geometry in the Normal Course at Maringá State University. The hypothesis is that the Social Representation of the Tutor has in relation to the subject and geometry may influence their behavior, their actions and consequently the process of teaching and learning. The research was carried out with 20 mathematics tutors from Maringá State University, the poles of Cianorte, Cidade Gaucha, Diamante do Norte, Goioerê, Paranavaí, Sarandi, from December 2008 to March 2009, after the end of the mathematics module. We applied na interview questionnaire for data collection. The answers were qualitatively and quantitatively analyzed using the methodology of the Collective Subject Discourse and the software qualiquantiSoft, 1º edition, 2004. the survey results indicate several point about what are the social representations that the Distance Education Course tutor has in the field of Geometry and the analysis of these representations indicate important facts to be considered.
Data da defesa: 26/02/2010
Código: vtls000180955
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2010
Local de Publicação: Maringá, PR
Instituição: Universidade Estadual de Maringá. Centro de Ciências Exatas
Nível: Dissertação (mestrado em Matemática)/
UEM: Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e o Ensino de Matemática

Responsavel: beth
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: Disertação final - Aldrin.pdf
Tamanho: 929 Kb (951195 bytes)
Criado: 09-11-2010 10:46
Atualizado: 09-11-2010 10:59
Visitas: 1724
Downloads: 44

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponível neste sistema é de propriedade e responsabilidade de seus autores.