Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Incio > Dissertaes e Teses > Multidisciplinar > Ensino > Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Ttulo [PT]: "Quem sou eu se no o que os outros apresentam a mim"? Investigaes sobre as representaes sociais do tutor referentes ao ensino de geometria do curso Normal Superior de Educao a Distncia
Autor(es): Aldrin Cleyde da Cunha
Palavras-chave [PT]:

Geometria. Estudo e ensino. Ensino distncia. Representaes sociais. Tutoria. Educao distncia. Ensino de geometria. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Distance education. Geometry teaching Tutor and social representation. Brazil.
rea de concentrao: Ensino de Cincias e Matemtica
Titulao: Mestre em Educao para a Cincia e Matemtica
Banca:
Rui Marcos de Oliveira Barros [Orientador] - UEM
Eliane Sebeika Rapchan - UEM
Fernando Lefevre - USP
Resumo:
Resumo: Este trabalho de pesquisa investigou quais so as Representaes Sociais que o tutor de Ensino a Distncia tem em relao ao ensino de geometria na disciplina de Matemtica no Curso Normal Superior da Universidade Estadual de Maring. A hiptese que a Representao Social que o tutor tem em relao disciplina de Matemtica e ao contedo de geometria pode influenciar o seu comportamento, as suas aes e conseqentemente o processo de ensino e da aprendizagem. A pesquisa foi realizada com 20 tutores do mdulo de matemtica do Curso Normal Superior de Educao a Distncia da Universidade Estadual de Maring, nos plos de Cianorte, Cidade Gacha, Diamante do Norte, Goioer, Paranava, Sarandi, no perodo de dezembro de 2008 a maro de 2009, logo aps o trmino do mdulo de matemtica. Para a coleta de dados utilizou-se a aplicao de questionrio de entrevista aos tutores do EAD. Na seqncia as perguntas foram analisadas qualitativas e quantitativamente utilizando se a metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo e por meio do software qualiquantiSoft, 1 verso, de 2004. Os resultados da pesquisa apontam para vrios pontos sobre quais so as Representaes Sociais que tem o tutor de Educao a Distncia do curso Normal Superior sobre o ensino de geometria e a analise dessas representaes indicam fatores importantes a serem considerados.

Abstract: This research investigated what are the social representations that the Tutor of Distance Education has for the teaching of geometry in the Normal Course at Maring State University. The hypothesis is that the Social Representation of the Tutor has in relation to the subject and geometry may influence their behavior, their actions and consequently the process of teaching and learning. The research was carried out with 20 mathematics tutors from Maring State University, the poles of Cianorte, Cidade Gaucha, Diamante do Norte, Goioer, Paranava, Sarandi, from December 2008 to March 2009, after the end of the mathematics module. We applied na interview questionnaire for data collection. The answers were qualitatively and quantitatively analyzed using the methodology of the Collective Subject Discourse and the software qualiquantiSoft, 1 edition, 2004. the survey results indicate several point about what are the social representations that the Distance Education Course tutor has in the field of Geometry and the analysis of these representations indicate important facts to be considered.
Data da defesa: 26/02/2010
Cdigo: vtls000180955
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2010
Local de Publicao: Maring, PR
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Exatas
Nvel: Dissertao (mestrado em Matemtica)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Educao para a Cincia e o Ensino de Matemtica

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Disertao final - Aldrin.pdf
Tamanho: 929 Kb (951195 bytes)
Criado: 09-11-2010 10:46
Atualizado: 09-11-2010 10:59
Visitas: 1171
Downloads: 44

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.