Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Incio > Dissertaes e Teses > Multidisciplinar > Ensino > Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Ttulo [PT]: As influncias afetivas no ensino e aprendizagem de matemtica
Autor(es): Evelyn Rosana Cardoso
Palavras-chave [PT]:

Matemtica. Ensino. Afetividade. Manifestaes de emoes. Ensino fundamental. Emoes. Ambiente escolar. Psicologia educacional. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Emotions. Affectivity. Teaching of mathematics. Basic education. Brazil.
rea de concentrao: Ensino de Cincias e Matemtica
Titulao: Mestre em Educao para a Cincia e Matemtica
Banca:
Valdeni Soliani Franco [Orientador] - UEM
Edna Maura Zuffi - USP
Rui Marcos de Oliveira Barros - UEM
Ana Maria Teresa Benevides-Pereira - UEM
Resumo:
Resumo: Este trabalho relata um estudo sobre a importncia da dimenso emocional no ambiente escolar no ensino de Matemtica. O objetivo da pesquisa foi observar as manifestaes de emoes presentes, em alunos de 5 srie nas suas respostas a um questionrio aberto e durante entrevista semi-estruturada, gravadas em udio, para detectar possveis conseqncias em seus aprendizados. Participaram da pesquisa nove alunos da 5 srie de uma escola pblica do interior do Paran. Observa-se que os respondentes manifestaram sentimentos vinculados Matemtica e figura dos professores. Os professores de Matemtica foram mencionados como pessoas diferenciadas. A facilidade ou no com a matria foi relacionada com a capacidade intelectual, referenciada por alguns como tendo "cabea boa". Expressaram tambm o desejo de que o professor desse uma ateno mais individualizada para explicar o que no se compreendeu direito.

Abstract: The importance on the emotional stance within the school environment in the Mathematics class is provided. Current research reports manifestations of emotions in students of the fifth grade of the primary school in the context of their responses to an open questionnaire and during a half-structured recorded interview so that possible consequences in learning could be detected. Nine students of the fifth grade of a government school in the state of Paran, Brazil, were the subjects of current research. Whereas students manifested their feelings with regard to Mathematics and the Math teachers, the latter were thought to be differentiated people. Facility or difficulty in deal with Mathematics was related to intellectual capacity which was defined by some as "mart intelligence." The participants also desired that the teacher gave more individual attention to students who failed to understand the lesson thoroughly.
Data da defesa: 2010
Cdigo: vtls000180956
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2010
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Valdeni Soliani Franco
Co-Orientador: Ana Maria Teresa Benevides-Pereira
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Exatas
Nvel: Dissertao (mestrado em Matemtica)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Educao para a Cincia e o Ensino de Matemtica

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: EVELYN ROSANA CARDOSO.pdf
Tamanho: 529 Kb (541289 bytes)
Criado: 11-11-2010 09:47
Atualizado: 11-11-2010 09:53
Visitas: 1567
Downloads: 45

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.