Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Incio > Dissertaes e Teses > Multidisciplinar > Ensino > Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Ttulo [PT]: O conceito de gene em discursos de professores-pesquisadores : evoluo em andamento ou revoluo permanente?
Autor(es): Fernanda Peres Ramos
Palavras-chave [PT]:

Positivismo. Influncia. Cincia. Valores e mtodos. Paradigma. Cincia Moderna. Cincia contempornea. Gene. Conceito. Aspecto epistemolgico. Professores. Pesquisadores. Fenomenologia. Anlise do discurso. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Positivism. Paradigm of modern science. Paradigm of contemporary science. Gene. Brazil.
rea de concentrao: Ensino de Cincias e Matemtica
Titulao: Mestre em Educao para a Cincia e Matemtica
Banca:
Maria Jlia Corazza [Orientador] - UEM
Marcos Cesar Danhoni Neves - UEM
Marcos Rodrigues da Silva - UEL
Pedro Luis Navarro Barbosa - UEM
Resumo:
Resumo: Durante o percurso histrico da cincia varias perspectivas foram evidenciadas em sua construo. Essa construo se estabeleceu de forma peculiar nos diferentes contextos histricos e comunidades cientficas de cada poca, pautada por distintos mtodos, que por sua vez, receberam grande parte de suas influncias das vrias concepes filosficas que se formaram ao longo da histria da cincia. Entre as correntes de forte influncia na construo cientfica at o sculo XXI se encontra o positivismo, caracterizado pela idia de uma cincia progressiva e cumulativa. Tais concepes filosficas so confrontadas pelas idias que caracterizam o Paradigma da Cincia Contempornea, pautado nas incertezas e imprevisibilidades. Todavia, no campo da gentica biomolecular, as pesquisas desencadeadas ao final do sculo XX geraram expectativas no pblico em geral, principalmente em relao cura de doenas genticas, contribuindo para reforar no imaginrio social uma cincia salvacionista pautada na linearidade cumulativa de conhecimentos, caracterizado como Paradigma da Cincia Moderna. Os perodos epistemolgicos acerca da construo da cincia e do conhecimento sobre o gene so temas deste estudo que tem como objetivo analisar os discursos de professores-pesquisadores do ensino superior com o intuito de identificar as tendncias manifestadas em relao cincia como forma de produo do conhecimento e suas concepes acerca do conceito de gene. A opo metodolgica escolhida para a Anlise dos Discursos foi a Fenomenologia, a qual se mostrou pertinente a essa pesquisa, uma vez que o trabalho teve como foco as diversas formas de manifestaes dos discursos, presente muitas vezes no apenas na fala, mas no silncio e nas ideologias implicitamente expressas. As anlises fenomenolgicas evidenciaram a presena do padro de concepo de cincia linear e cumulativa, bem como, manifestaes discursivas imersas na transitoriedade, revelando um padro transitrio entre os valores pautados na linearidade cumulativa e em uma complexidade multicausal da cincia, prprios da cincia moderna e contempornea. A forte presena dos valores da cincia moderna nos discursos cientficos revelou-se como vestgios de que, os discursos regidos nos valores de complexidade multicausal da cincia sejam apenas indcios de manifestaes crticas a um paradigma ainda dominante nessa sociedade.

Abstract: During the historical course of science several perspectives were evident in its construction. This construction was established in a peculiar way among the distinct historical contexts and scientific communities of each time, based by different methods, that in their turn received a large part of their influence from several philosophical conception that has been formed in the pass of history of science. Among the chains of greatest influence in scientific construction until the XXI century there is the positivism, characterized by the idea of progressive and cumulative science. Such philosophical conception are confronted by the ideas that characterizes the contemporary Science Paradigm, based on the uncertain and unforeseen of science. However, in the field bimolecular genetics, the unleashed researches in the end of century XX generated great expectations to general public, mainly for curing genetics diseases, contributing to reinforce, in social imaginary a Salvationist science ruled of paper in commutative linearity of knowledge, characterized as Paradigm of Modern Science. The epistemological periods about construction of science and the knowledge about the gene are the themes of this study that has as goal to analyze the research-teacher discourses as goal identify the trends expressed with relation in the science as a way of production of knowledge e their conceptions about the conception of gene. The methodological choice for Discoursing Analyze was the Phenomenology, such proved relevant to this research, since has as focus the several ways of manifestation in discourses, present many time not only in speech, but in the silence and on ideology implicitly expressed. The fenomenoloficas analyze showed the presence of a conception pattern of linear and cumulative science, as well, discursive manifestations immersed in transience, showing a transitory pattern between the values based on cumulative linearity and a complexity multicausal science, own of modern and contemporary science. The strong presence of modern science values in scientific discourses, reveal as traces of discourses based in values of multicausal complexity of science are as the evidences critical manifestation to a paradigm still dominant in our society.
Data da defesa: 04/03/2010
Cdigo: vtls000180963
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2010
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Maria Jlia Corazza
Co-Orientador: Prof. Dr. Marcos Cesar Danhoni Neves
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Exatas
Nvel: Dissertao (mestrado em Matemtica)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Educao para a Cincia e o Ensino de Matemtica

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: FERNANDA PERES RAMOS - Dissertao - Fernanda.pdf
Tamanho: 1465 Kb (1500612 bytes)
Criado: 09-11-2010 09:31
Atualizado: 09-11-2010 09:43
Visitas: 1295
Downloads: 40

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.