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Consultar: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência e a Matemática

Início > Dissertações e Teses > Multidisciplinar > Ensino > Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência e a Matemática

Título [PT]: O conceito de gene em discursos de professores-pesquisadores : evolução em andamento ou revolução permanente?
Autor(es): Fernanda Peres Ramos
Palavras-chave [PT]:

Positivismo. Influência. Ciência. Valores e métodos. Paradigma. Ciência Moderna. Ciência contemporânea. Gene. Conceito. Aspecto epistemológico. Professores. Pesquisadores. Fenomenologia. Análise do discurso. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Positivism. Paradigm of modern science. Paradigm of contemporary science. Gene. Brazil.
Área de concentração: Ensino de Ciências e Matemática
Titulação: Mestre em Educação para a Ciência e Matemática
Banca:
Maria Júlia Corazza [Orientador] - UEM
Marcos Cesar Danhoni Neves - UEM
Marcos Rodrigues da Silva - UEL
Pedro Luis Navarro Barbosa - UEM
Resumo:
Resumo: Durante o percurso histórico da ciência varias perspectivas foram evidenciadas em sua construção. Essa construção se estabeleceu de forma peculiar nos diferentes contextos históricos e comunidades científicas de cada época, pautada por distintos métodos, que por sua vez, receberam grande parte de suas influências das várias concepções filosóficas que se formaram ao longo da história da ciência. Entre as correntes de forte influência na construção científica até o século XXI se encontra o positivismo, caracterizado pela idéia de uma ciência progressiva e cumulativa. Tais concepções filosóficas são confrontadas pelas idéias que caracterizam o Paradigma da Ciência Contemporânea, pautado nas incertezas e imprevisibilidades. Todavia, no campo da genética biomolecular, as pesquisas desencadeadas ao final do século XX geraram expectativas no público em geral, principalmente em relação à cura de doenças genéticas, contribuindo para reforçar no imaginário social uma ciência salvacionista pautada na linearidade cumulativa de conhecimentos, caracterizado como Paradigma da Ciência Moderna. Os períodos epistemológicos acerca da construção da ciência e do conhecimento sobre o gene são temas deste estudo que tem como objetivo analisar os discursos de professores-pesquisadores do ensino superior com o intuito de identificar as tendências manifestadas em relação à ciência como forma de produção do conhecimento e suas concepções acerca do conceito de gene. A opção metodológica escolhida para a Análise dos Discursos foi a Fenomenologia, a qual se mostrou pertinente a essa pesquisa, uma vez que o trabalho teve como foco as diversas formas de manifestações dos discursos, presente muitas vezes não apenas na fala, mas no silêncio e nas ideologias implicitamente expressas. As análises fenomenológicas evidenciaram a presença do padrão de concepção de ciência linear e cumulativa, bem como, manifestações discursivas imersas na transitoriedade, revelando um padrão transitório entre os valores pautados na linearidade cumulativa e em uma complexidade multicausal da ciência, próprios da ciência moderna e contemporânea. A forte presença dos valores da ciência moderna nos discursos científicos revelou-se como vestígios de que, os discursos regidos nos valores de complexidade multicausal da ciência sejam apenas indícios de manifestações críticas a um paradigma ainda dominante nessa sociedade.

Abstract: During the historical course of science several perspectives were evident in its construction. This construction was established in a peculiar way among the distinct historical contexts and scientific communities of each time, based by different methods, that in their turn received a large part of their influence from several philosophical conception that has been formed in the pass of history of science. Among the chains of greatest influence in scientific construction until the XXI century there is the positivism, characterized by the idea of progressive and cumulative science. Such philosophical conception are confronted by the ideas that characterizes the contemporary Science Paradigm, based on the uncertain and unforeseen of science. However, in the field bimolecular genetics, the unleashed researches in the end of century XX generated great expectations to general public, mainly for curing genetics diseases, contributing to reinforce, in social imaginary a Salvationist science ruled of paper in commutative linearity of knowledge, characterized as Paradigm of Modern Science. The epistemological periods about construction of science and the knowledge about the gene are the themes of this study that has as goal to analyze the research-teacher discourses as goal identify the trends expressed with relation in the science as a way of production of knowledge e their conceptions about the conception of gene. The methodological choice for Discoursing Analyze was the Phenomenology, such proved relevant to this research, since has as focus the several ways of manifestation in discourses, present many time not only in speech, but in the silence and on ideology implicitly expressed. The fenomenoloficas analyze showed the presence of a conception pattern of linear and cumulative science, as well, discursive manifestations immersed in transience, showing a transitory pattern between the values based on cumulative linearity and a complexity multicausal science, own of modern and contemporary science. The strong presence of modern science values in scientific discourses, reveal as traces of discourses based in values of multicausal complexity of science are as the evidences critical manifestation to a paradigm still dominant in our society.
Data da defesa: 04/03/2010
Código: vtls000180963
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2010
Local de Publicação: Maringá, PR
Orientador: Prof.ª Dr.ª Maria Júlia Corazza
Co-Orientador: Prof. Dr. Marcos Cesar Danhoni Neves
Instituição: Universidade Estadual de Maringá. Centro de Ciências Exatas
Nível: Dissertação (mestrado em Matemática)/
UEM: Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e o Ensino de Matemática

Responsavel: beth
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: FERNANDA PERES RAMOS - Dissertação - Fernanda.pdf
Tamanho: 1465 Kb (1500612 bytes)
Criado: 09-11-2010 09:31
Atualizado: 09-11-2010 09:43
Visitas: 1730
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