Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Incio > Dissertaes e Teses > Multidisciplinar > Ensino > Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Ttulo [PT]: A mobilizao das idias bsicas do conceito de funo por crianas da 4 srie do ensino fundamental em situaes-problema de estruturas aditivas e/ou multiplicativas
Autor(es): Luciane Regina Pavan
Palavras-chave [PT]:

Educao matemtica. Sries iniciais Teoria dos campos conceituais. Funo e ensino. Ensino fundamental. Estruturas aditivas e multiplicativas. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Mathematics education. Conceptual fields theory. Function. Elementary school. Initial Series. Brazil.
rea de concentrao: Ensino de Cincias e Matemtica
Titulao: Mestre em Educao para a Cincia e Matemtica
Banca:
Cllia Maria Ignatius Nogueira [Orientador] - UEM
Lilian Akemi Kato - UEM
Saddo Ag. Almouloud - PUC
Valdeni Soliani Franco - UEM
Resumo:
Resumo: A pesquisa realizada teve como objetivo investigar se crianas da 4 srie do Ensino Fundamental reconhecem e mobilizam elementos do Campo Conceitual de Funo (como varivel, dependncia, correspondncia, regularidade e generalizao) na resoluo de situaes-problema de estruturas aditiva e/ou multiplicativa. O principal referencial terico a Teoria dos Campos Conceituais de Gerard Vergnaud. A metodologia de pesquisa adotada o Mtodo Clnico Piagetiano tendo como instrumento diferentes situaes-problema do campo conceitual aditivo e do campo conceitual multiplicativo envolvendo ideias bsicas do conceito de funo. Na anlise dos resultados pudemos constatar os diversos esquemas utilizados pelas crianas na resoluo das situaes-problema e ainda identificar possveis teoremas-em-ao investigados a partir das manifestaes orais ou gestuais das crianas e pelo registro nas situaes-problema. Os resultados comprovaram que os sujeitos da pesquisa reconhecem e mobilizam, ainda que de modo intuitivo, esses elementos indicando que as ideias bsicas envolvidas no conceito de funo podem e devem ser trabalhadas j na primeira fase do Ensino Fundamental, para, posteriormente, serem promovidas ampliaes do campo conceitual.

Abstract: The research has as the goal to investigate whether children in the 4th grade of elementary school recognize and mobilize elements of the Field Conceptual Function (such as variable, dependence, correspondence, regularity and generalization) in resolving problem-situations of additive and / or multiplicative structures. The main approach is based on the Theory of Conceptual Fields, by Gerard Vergnaud. The research methodology adopted was the Piagetian Clinical Method having as tool different situation-problems of the additive and multiplicative conceptual field involving basic ideas of the concept of function. Analyzing the results we have seen various schemes used by children in the resolution of situation-problems and identify possible theorems-in-action investigated from oral or gestural manifestation of children and by the record in situation-problems. Results showed that the subjects of this research recognize and mobilize, even intuitively; these elements indicate that the basic ideas involved in the concept of function can and should be worked on the first stage of basic education, to be promoted, later, extensions of the conceptual field.
Data da defesa: 06/05/2010
Cdigo: vtls000180966
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2010
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Cllia Maria Ignatius Nogueira
Co-Orientador: Prof. Lilian Akemi Kato
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Exatas
Nvel: Dissertao (mestrado em Matemtica)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Educao para a Cincia e o Ensino de Matemtica

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Dissertao - Luciane Regina Pavan.pdf
Tamanho: 2739 Kb (2805129 bytes)
Criado: 10-11-2010 10:38
Atualizado: 10-11-2010 10:44
Visitas: 2128
Downloads: 66

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.