Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Página Principal  Português   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentação | Objetivos | Instruções Autores | Estatísticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | versão 1.1  
Índice
Página principal
Documentos
Novidades
Usuários

Ações
Consultar
Procurar
Exibir estatísticas

Procurar por:
Procura avançada

Dúvidas e sugestões


Consultar: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência e a Matemática

Início > Dissertações e Teses > Multidisciplinar > Ensino > Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência e a Matemática

Título [PT]: A mobilização das idéias básicas do conceito de função por crianças da 4ª série do ensino fundamental em situações-problema de estruturas aditivas e/ou multiplicativas
Autor(es): Luciane Regina Pavan
Palavras-chave [PT]:

Educação matemática. Séries iniciais Teoria dos campos conceituais. Função e ensino. Ensino fundamental. Estruturas aditivas e multiplicativas. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Mathematics education. Conceptual fields theory. Function. Elementary school. Initial Series. Brazil.
Área de concentração: Ensino de Ciências e Matemática
Titulação: Mestre em Educação para a Ciência e Matemática
Banca:
Clélia Maria Ignatius Nogueira [Orientador] - UEM
Lilian Akemi Kato - UEM
Saddo Ag. Almouloud - PUC
Valdeni Soliani Franco - UEM
Resumo:
Resumo: A pesquisa realizada teve como objetivo investigar se crianças da 4ª série do Ensino Fundamental reconhecem e mobilizam elementos do Campo Conceitual de Função (como variável, dependência, correspondência, regularidade e generalização) na resolução de situações-problema de estruturas aditiva e/ou multiplicativa. O principal referencial teórico é a Teoria dos Campos Conceituais de Gerard Vergnaud. A metodologia de pesquisa adotada é o Método Clínico Piagetiano tendo como instrumento diferentes situações-problema do campo conceitual aditivo e do campo conceitual multiplicativo envolvendo ideias básicas do conceito de função. Na análise dos resultados pudemos constatar os diversos esquemas utilizados pelas crianças na resolução das situações-problema e ainda identificar possíveis teoremas-em-ação investigados a partir das manifestações orais ou gestuais das crianças e pelo registro nas situações-problema. Os resultados comprovaram que os sujeitos da pesquisa reconhecem e mobilizam, ainda que de modo intuitivo, esses elementos indicando que as ideias básicas envolvidas no conceito de função podem e devem ser trabalhadas já na primeira fase do Ensino Fundamental, para, posteriormente, serem promovidas ampliações do campo conceitual.

Abstract: The research has as the goal to investigate whether children in the 4th grade of elementary school recognize and mobilize elements of the Field Conceptual Function (such as variable, dependence, correspondence, regularity and generalization) in resolving problem-situations of additive and / or multiplicative structures. The main approach is based on the Theory of Conceptual Fields, by Gerard Vergnaud. The research methodology adopted was the Piagetian Clinical Method having as tool different situation-problems of the additive and multiplicative conceptual field involving basic ideas of the concept of function. Analyzing the results we have seen various schemes used by children in the resolution of situation-problems and identify possible theorems-in-action investigated from oral or gestural manifestation of children and by the record in situation-problems. Results showed that the subjects of this research recognize and mobilize, even intuitively; these elements indicate that the basic ideas involved in the concept of function can and should be worked on the first stage of basic education, to be promoted, later, extensions of the conceptual field.
Data da defesa: 06/05/2010
Código: vtls000180966
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2010
Local de Publicação: Maringá, PR
Orientador: Prof.ª Dr.ª Clélia Maria Ignatius Nogueira
Co-Orientador: Prof.ª Lilian Akemi Kato
Instituição: Universidade Estadual de Maringá. Centro de Ciências Exatas
Nível: Dissertação (mestrado em Matemática)/
UEM: Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e o Ensino de Matemática

Responsavel: beth
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: Dissertação - Luciane Regina Pavan.pdf
Tamanho: 2739 Kb (2805129 bytes)
Criado: 10-11-2010 10:38
Atualizado: 10-11-2010 10:44
Visitas: 2116
Downloads: 66

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponível neste sistema é de propriedade e responsabilidade de seus autores.