Resumo: Para efetivar este trabalho investigamos a constituição e a importância de um Laboratório de Ensino de Matemática (LEM), quando professores de matemática trabalham conteúdos desta disciplina nesse ambiente. O objetivo do trabalho no Laboratório foi provocar revisão de conceitos matemáticos sedimentados e, dessa forma detectar no ambiente de LEM, se existem obstáculos à resolução de questões matemáticas no conhecimento de professores de matemática. A pesquisa foi realizada em um Laboratório de Ensino de Matemática (LEM), com duração de 64 horas, e a participação de 60 professores de matemática do Núcleo Regional de Ensino de Maringá. Teoricamente fundamentamo-nos na noção de obstáculos epistemológicos e didáticos. A investigação foi dividida nos seguintes períodos: exploratório, coleta de dados, análise, formulação de hipóteses e constatação. Investigamos qual o conhecimento de LEM que os professores observados possuíam e se o contato com jogos e materiais manipuláveis auxiliaram nas mudanças de suas concepções sobre LEM. Também analisamos a contribuição de um LEM na identificação de obstáculos epistemológicos e didáticos no conhecimento de professores. Com base nestas questões, percebemos algumas mudanças positivas relacionadas à pré-conceitos dos professores pesquisados sobre um Laboratório de Ensino de Matemática. Também encontramos obstáculos de origem epistemológica e didática que norteavam o conhecimento dos professores impedindo-os de compreender a construção de determinados conceitos matemáticos.
Abstract: To accomplish this task we researched the foundation and importance of the Laboratory for Teaching Mathematics (LTM); when mathematics professors work with the contents of this subject in a laboratory environment. The objective was to incite a revision of a sediment mathematical concept, to be detected in the environment of LTM, if there are obstacles in solving issues in the mathematical skills of mathematics professors. The survey was conducted in the Laboratory for Teaching Mathematics (LTM), for duration of 64 hours, with the participation of 60 mathematics professors of the Regional Teaching Center of Maringá. Theoretically we have a fundamental notion of obstacles in the theory of knowledge and data. The research was divided into the following categories: exploratory, data collection, analysis, hypotheses formulation and observation. We researched how much knowledge of LTM, the observed professors had and if the availability of games and manipulated materials helped in changing their conceptions on LTM. We also analyzed the contribution of LTM in the identification of epistemological obstacles in the know-how and data of the professors. Based on these issues, we see some positive changes related to pre-conceptions of the participating professors in regards to the Laboratory for Teaching Mathematics. We also found obstacles in the comprehension and data that misguided the professors' knowledge and prevented them from understanding the construction of certain mathematical concepts. |