Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Incio > Dissertaes e Teses > Multidisciplinar > Ensino > Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Ttulo [PT]: O laboratrio de ensino de matemtica e a identificao de obstculos no conhecimento de professores de matemtica
Autor(es): Mariana Moran Barroso
Palavras-chave [PT]:

Educao matemtica. Laboratrio de ensino de matemtica. Obstculos epistemolgicos. Obstculos didticos. Professores. Educao. Professores de matemtica. Conhecimento. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Mathematics education. Laboratory for teaching mathematics. Epistemological obstacles. Educational obstacles. Brasil.
rea de concentrao: Ensino de Cincias e Matemtica
Titulao: Mestre em Educao para a Cincia e Matemtica
Banca:
Valdeni Soliani Franco [Orientador] - UEM
Joo Carlos Vieira Sampaio - UFSCar
Cllia Maria Nogueira - UEM
Resumo:
Resumo: Para efetivar este trabalho investigamos a constituio e a importncia de um Laboratrio de Ensino de Matemtica (LEM), quando professores de matemtica trabalham contedos desta disciplina nesse ambiente. O objetivo do trabalho no Laboratrio foi provocar reviso de conceitos matemticos sedimentados e, dessa forma detectar no ambiente de LEM, se existem obstculos resoluo de questes matemticas no conhecimento de professores de matemtica. A pesquisa foi realizada em um Laboratrio de Ensino de Matemtica (LEM), com durao de 64 horas, e a participao de 60 professores de matemtica do Ncleo Regional de Ensino de Maring. Teoricamente fundamentamo-nos na noo de obstculos epistemolgicos e didticos. A investigao foi dividida nos seguintes perodos: exploratrio, coleta de dados, anlise, formulao de hipteses e constatao. Investigamos qual o conhecimento de LEM que os professores observados possuam e se o contato com jogos e materiais manipulveis auxiliaram nas mudanas de suas concepes sobre LEM. Tambm analisamos a contribuio de um LEM na identificao de obstculos epistemolgicos e didticos no conhecimento de professores. Com base nestas questes, percebemos algumas mudanas positivas relacionadas pr-conceitos dos professores pesquisados sobre um Laboratrio de Ensino de Matemtica. Tambm encontramos obstculos de origem epistemolgica e didtica que norteavam o conhecimento dos professores impedindo-os de compreender a construo de determinados conceitos matemticos.

Abstract: To accomplish this task we researched the foundation and importance of the Laboratory for Teaching Mathematics (LTM); when mathematics professors work with the contents of this subject in a laboratory environment. The objective was to incite a revision of a sediment mathematical concept, to be detected in the environment of LTM, if there are obstacles in solving issues in the mathematical skills of mathematics professors. The survey was conducted in the Laboratory for Teaching Mathematics (LTM), for duration of 64 hours, with the participation of 60 mathematics professors of the Regional Teaching Center of Maring. Theoretically we have a fundamental notion of obstacles in the theory of knowledge and data. The research was divided into the following categories: exploratory, data collection, analysis, hypotheses formulation and observation. We researched how much knowledge of LTM, the observed professors had and if the availability of games and manipulated materials helped in changing their conceptions on LTM. We also analyzed the contribution of LTM in the identification of epistemological obstacles in the know-how and data of the professors. Based on these issues, we see some positive changes related to pre-conceptions of the participating professors in regards to the Laboratory for Teaching Mathematics. We also found obstacles in the comprehension and data that misguided the professors' knowledge and prevented them from understanding the construction of certain mathematical concepts.
Data da defesa: 05/03/2010
Cdigo: vtls000181055
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2010
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Valdeni Soliani Franco
Co-Orientador: Prof. Dr. Luzia Marta Bellini
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Exatas
Nvel: Dissertao (mestrado em Matemtica)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Educao para a Cincia e o Ensino de Matemtica

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: MARIANA MORAN BARROSO.pdf
Tamanho: 1588 Kb (1625787 bytes)
Criado: 09-11-2010 08:30
Atualizado: 09-11-2010 08:38
Visitas: 1583
Downloads: 51

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.