Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Incio > Dissertaes e Teses > Multidisciplinar > Ensino > Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Ttulo [PT]: Do discutir e resolver em matemtica : reflexes sobre a constituio de um grupo de estudos entre educadores matemticos
Ttulo [EN]: From the discussing and Solving in Mathematics: reflexions about the constitution of a study group among Mathematics educators
Autor(es): Enio Freire De Paula
Palavras-chave [PT]:

Educao matemtica. Desenvolvimento profissional. Professores de matemtica. Grupos de estudo cooperativo/colaborativo. Matemtica ensino e aprendizagem. Formao profissional. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Mathematical education. Professional development of mathematics teachers. Cooperative/collaborative study groups. Study group. Brazil.
rea de concentrao: Ensino de Cincias e Matemtica
Titulao: Mestre em Educao para a Cincia e Matemtica
Banca:
Regina Maria Pavanello [Orientador] - UEM
Cllia Maria Ignatius Nogueira - UEM
Dario Fiorentini - UNICAMP
Resumo:
Resumo: O presente texto discute a proposta de criao e desenvolvimento de um grupo de estudo de educadores matemticos, denominado GEDMAT, voltado a professores de Matemtica de escolas pblicas e alunos de um curso de licenciatura em Matemtica de uma universidade particular, cujo objetivo principal fomentar reflexes a respeito de atividades Matemticas fundamentadas no Trabalho em Grupo sobre a Resoluo de Problemas. O trabalho proposto caracterizou-se como uma pesquisa cooperativa, de carter qualitativo interpretativo, cujo objetivo era investigar o impacto sobre a prtica pedaggica dos professores atuantes e em formao, de sua participao em um grupo de estudo com caractersticas cooperativas constitudo para esse fim. A pesquisa caracteriza-se como cooperativa, pois embora os integrantes do grupo constitudo se tenham colocado disposio do pesquisador, a concepo do problema investigativo, as concluses e a escrita final so exclusividades deste e no do grupo. Ao analisarmos os materiais obtidos com a atividade de pesquisa, concluirmos que esse trabalho atuou como um processo de desenvolvimento profissional para os docentes envolvidos nessa atividade, propiciando melhorias qualitativas, em especial, familiarizao com a possibilidade de uma estratgia de ensino pautada no debate entre os docentes e tambm entre os docentes e seus alunos.

Abstract: The present text discuss the proposal of creation and development in a study group of mathematicians, named GEDMAT, turned to the Mathematics teachers from the public schools and students from a Mathematics teaching course of a privet university, whose main aim is to provoke reflexions related to the Mathematics activities based in the Group Work about the Problems Resolution. The proposed work characterized as a cooperative research, of quantitative interpretative mark, whose objective was to investigate the impact on the acting and under graduation teachers' pedagogical practices, of its participation in a study group with cooperative characteristics formed for this intention. The research characterizes as cooperative, whereas though the members of the group formed have put themselves available to the researcher, the investigative problem conception, the conclusions and the final written are exclusivities of this and not of the group. When we analyse the gotten materials with the research activity, we conclude that this work acted as a professional developing process involved in this activity, giving qualitative improvements, in special to the familiarization with a possibility of a teaching strategy accorded in the teachers' debates and also among the teachers and the students.
Data da defesa: 27/04/2009
Cdigo: vtls000181529
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2009
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Regina Maria Pavanello
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Exatas
Nvel: Dissertao (mestrado em Matemtica)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Educao para a Cincia e o Ensino de Matemtica

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Enio de Paula_Verso Final_11_11_pdf.pdf
Tamanho: 1316 Kb (1347076 bytes)
Criado: 19-02-2013 00:12
Atualizado: 19-02-2013 00:24
Visitas: 1435
Downloads: 32

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.