Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Página Principal  Português   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentação | Objetivos | Instruções Autores | Estatísticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | versão 1.1  
Índice
Página principal
Documentos
Novidades
Usuários

Ações
Consultar
Procurar
Exibir estatísticas

Procurar por:
Procura avançada

Dúvidas e sugestões


Consultar: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência e a Matemática

Início > Dissertações e Teses > Multidisciplinar > Ensino > Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência e a Matemática

Título [PT]: Do discutir e resolver em matemática : reflexões sobre a constituição de um grupo de estudos entre educadores matemáticos
Título [EN]: From the discussing and Solving in Mathematics: reflexions about the constitution of a study group among Mathematics educators
Autor(es): Enio Freire De Paula
Palavras-chave [PT]:

Educação matemática. Desenvolvimento profissional. Professores de matemática. Grupos de estudo cooperativo/colaborativo. Matemática ensino e aprendizagem. Formação profissional. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Mathematical education. Professional development of mathematics teachers. Cooperative/collaborative study groups. Study group. Brazil.
Área de concentração: Ensino de Ciências e Matemática
Titulação: Mestre em Educação para a Ciência e Matemática
Banca:
Regina Maria Pavanello [Orientador] - UEM
Clélia Maria Ignatius Nogueira - UEM
Dario Fiorentini - UNICAMP
Resumo:
Resumo: O presente texto discute a proposta de criação e desenvolvimento de um grupo de estudo de educadores matemáticos, denominado GEDMAT, voltado a professores de Matemática de escolas públicas e alunos de um curso de licenciatura em Matemática de uma universidade particular, cujo objetivo principal é fomentar reflexões a respeito de atividades Matemáticas fundamentadas no Trabalho em Grupo sobre a Resolução de Problemas. O trabalho proposto caracterizou-se como uma pesquisa cooperativa, de caráter qualitativo interpretativo, cujo objetivo era investigar o impacto sobre a prática pedagógica dos professores atuantes e em formação, de sua participação em um grupo de estudo com características cooperativas constituído para esse fim. A pesquisa caracteriza-se como cooperativa, pois embora os integrantes do grupo constituído se tenham colocado à disposição do pesquisador, a concepção do problema investigativo, as conclusões e a escrita final são exclusividades deste e não do grupo. Ao analisarmos os materiais obtidos com a atividade de pesquisa, concluirmos que esse trabalho atuou como um processo de desenvolvimento profissional para os docentes envolvidos nessa atividade, propiciando melhorias qualitativas, em especial, à familiarização com a possibilidade de uma estratégia de ensino pautada no debate entre os docentes e também entre os docentes e seus alunos.

Abstract: The present text discuss the proposal of creation and development in a study group of mathematicians, named GEDMAT, turned to the Mathematics teachers from the public schools and students from a Mathematics teaching course of a privet university, whose main aim is to provoke reflexions related to the Mathematics activities based in the Group Work about the Problems Resolution. The proposed work characterized as a cooperative research, of quantitative interpretative mark, whose objective was to investigate the impact on the acting and under graduation teachers' pedagogical practices, of its participation in a study group with cooperative characteristics formed for this intention. The research characterizes as cooperative, whereas though the members of the group formed have put themselves available to the researcher, the investigative problem conception, the conclusions and the final written are exclusivities of this and not of the group. When we analyse the gotten materials with the research activity, we conclude that this work acted as a professional developing process involved in this activity, giving qualitative improvements, in special to the familiarization with a possibility of a teaching strategy accorded in the teachers' debates and also among the teachers and the students.
Data da defesa: 27/04/2009
Código: vtls000181529
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2009
Local de Publicação: Maringá, PR
Orientador: Prof.ª Dr.ª Regina Maria Pavanello
Instituição: Universidade Estadual de Maringá. Centro de Ciências Exatas
Nível: Dissertação (mestrado em Matemática)/
UEM: Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e o Ensino de Matemática

Responsavel: beth
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: Enio de Paula_Versão Final_11_11_pdf.pdf
Tamanho: 1316 Kb (1347076 bytes)
Criado: 19-02-2013 00:12
Atualizado: 19-02-2013 00:24
Visitas: 1424
Downloads: 32

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponível neste sistema é de propriedade e responsabilidade de seus autores.