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Ttulo [PT]: Informaes e servios municipais online : perspectivas para o governo eletrnico nas regies da COMCAM e AMUSEP - Estado do Paran
Autor(es): Mrcia Meira Berti Fiorin
Palavras-chave [PT]:

Servios e produtos. Governo eletrnico. Internet. Administrao. Servio ao cliente online. Tecnologia da Informao e Comunicao (TICs). Informaes e servios online. Paran. (Estado). Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Information and communication Technology (ICT). Electronic government. Information and services online. Paran. State. Brazil.
rea de concentrao: Gesto de Negcios
Titulao: Mestre em Administrao
Banca:
lvaro Jos Periotto [Orientador] - UEM
Francisco Giovanni David Vieira - UEM
Tania Fatima Calvi Tait - UEM
Resumo:
Resumo: A utilizao das Tecnologias de Informao e Comunicao (TICs) pela administrao pblica denominada de governo eletrnico e tem como finalidade a promoo de melhorias nos processos interno e o aumento da eficincia no atendimento ao cidado. No Brasil, o governo eletrnico foi percebido como forma de potencializar a aplicao das principais diretrizes da reforma na administrao pblica com objetivo de melhorar a interao com o cidado, democratizar o acesso informao, e melhorar as funes internas na oferta de servios pblicos. Essa proposta alcana as diferentes esferas governamentais. O problema central abordado nessa pesquisa de mestrado refere-se utilizao da Internet pelas prefeituras, quanto a sua capacidade de proporcionar acesso s informaes do governo local e como ferramenta para fornecer servios pblicos online. Para tanto, como referncia emprica para a realizao dessa pesquisa, escolheu-se os municpios paranaenses pertencentes s Associaes dos Municpios denominadas de Comunidade dos Municpios de Campo Mouro (COMCAM) e Associao dos Municpios do Setentrio Paranaense (AMUSEP). Tendo como objetivo geral compreender os fatores que implicam no oferecimento de servios governamentais municipais online especificou-se os seguintes objetivos: (i) identificar as informaes e servios pblicos disponveis nos sites das prefeituras dos municpios; (ii) diagnosticar os fatores que implicam no oferecimento de servios online; (iii) organizar as informaes e servios elencados, frente s caractersticas prprias do governo eletrnico e gesto dessa tecnologia; (iv) propor um modelo de Portal visando subsidiar a construo de polticas pblicas para aplicao do governo eletrnico nos municpios. Para atingir os objetivos propostos desta pesquisa foi realizado um estudo exploratrio e descritivo, de natureza quantitativa e qualitativa. A pesquisa realizada no primeiro semestre de 2010 indicou que dos 55 municpios analisados, 45 prefeituras possuem pginas na Internet, demonstrando que 81,81% dos governos municipais esto presentes na web. A coleta de dados secundrios foi realizada nos sites dessas prefeituras e a anlise indica que sua utilizao decorre principalmente como recurso para divulgar informaes sobre o municpio (84,44%) e notcias institucionais (73,33%). Apenas 37,77% das prefeituras utilizam seus sites para fornecer algum tipo de servio. Em seguida coletou-se os dados primrios, com a utilizao de entrevistas realizadas em cinco prefeituras, tendo a inteno de compreender os fatores que implicam no oferecimento de servios online. As respostas apontam que entre os principais fatores que implicam na aplicao do governo eletrnico so os recursos financeiros, a falta de profissionais da rea de Informtica e o acesso da populao Internet. A anlise das respostas indica ainda que a viso do prefeito fator preponderante para direcionar aes modernizantes na administrao municipal. Tambm se apresenta neste trabalho uma proposta de portal de governo municipal privilegiando a perspectiva do e servios pblicos. A proposta est organizada em trs sees: Informaes Institucionais, Transparncia e Fornecimento de Servios online.

Abstract: The use of Information and Communication Technologies (ICTs) by public administration is called electronic government and aims to promote improvements in internal processes and increased efficiency in serving the citizen. In Brazil, e-government was perceived as a way of promoting the application of the main guidelines of the reform in public administration in order to improve interaction with citizens, democratizing access to information, and improve internal functions in providing public services. This proposal achieves the different spheres of government. The central problem addressed in this Master thesis refers to Internet use by municipalities in terms of its ability to provide access to information and local government as a tool to provide online public services. For that, empirical data for this survey, we chose the municipal districts belonging to the Association of Municipalities called the Community of Municipalities of Campo Mourao (COMCAM) and Association of Municipalities of the norther Paranaense (AMUSEP). Aiming to understand the factors that generally involve the delivery of municipal government services online has specified the following objectives: (i) identify information and public services available on the websites of municipalities, (ii) to diagnose the factors involving the offering online services, (iii) organize information and services listed in front of the inherent features of electronic government and management of technology, (iv) propose a model of portal to subsidize the construction of public policies for implementation of electronic government in the municipalities. To achieve the proposed objectives of this research was conducted an exploratory and descriptive, quantitative and qualitative. The research conducted in the first half of 2010 indicated that the 55 selected municipalities, 45 municipalities have websites, showing that 81.81% of municipal governments are prevalent. The secondary data collection was performed on the sites of these municipalities and the analysis indicates that its use results mainly as a resource to disseminate information about the city (84.44%) and institutional news (73.33%). Only 37.77% of municipalities used their websites to provide some service. Then was collected primary data, with the use of interviews in five city halls, with the intention to understand the factors involving the offering of online services. The answers indicate that among the main factors that imply the application of e-government are the financial resources, lack of IT professionals and the population's access to the Internet. The analysis of responses also indicates that the mayor's vision is a major factor to drive actions in modernizing the municipal administration. This paper also presents a proposal for municipal government portal privileging the perspective of e-public services. The proposal is organized into three sections: Institutional Information, Transparency and Provision of online services.
Data da defesa: 24/09/2010
Cdigo: vtls000181622
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2010
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. lvaro Jos Periotto
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Departamento de Administrao, Universidade Estadual de Londrina. Departamento de Administrao
Nvel: Dissertao (mestrado em Administrao)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Administrao
UEL: Programa de Ps-Graduao em Administrao

Responsavel: inez
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: 172. Mrcia Meira Berti Fiorin.pdf
Tamanho: 1732 Kb (1773298 bytes)
Criado: 22-02-2011 10:00
Atualizado: 22-02-2011 13:49
Visitas: 1141
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