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Ttulo [PT]: Uma metodologia para desenvolvimento de instrumentos de avaliao do construto satisfao do usurio em IHC
Autor(es): Wellington Aparecido Cardador
Palavras-chave [PT]:

Interao humano-computador. Usabilidade. Interface humano-computador. Avaliao, Sistemas de informao. Cincia da Computao. Satisfao do usurio. Avaliao de interfaces.
Palavras-chave [EN]:
Human-computer interaction. Usability. Interface evaluation. User satisfaction.
rea de concentrao: Cincias da Computao
Titulao: Mestre em Cincias da Computao
Banca:
Dante Alves Medeiros Filho [Orientador] - UEM
Tania Fatima Calvi Tait - UEM
Marcelo Morandini - USP
Resumo:
Resumo: A amplido de usurios que se utiliza sistemas interativos atingiu parmetros nunca antes vistos na histria. Um grande nmero de pessoas tem acesso a dispositivos dotados de interface e, se considerarmos a evoluo da tecnologia, a tendncia que deva atingir praticamente qualquer ser humano independente de suas caractersticas ou limitaes. Por isso, existe a preocupao com a garantia da usabilidade e, para concretiz-la, procedimentos de avaliao devem ser aplicados. As medidas de desempenho (eficcia e eficincia) e medidas de satisfao do usurio so aceitas pela literatura como medidas de usabilidade, sendo que as primeiras podem ser mensuradas por serem observveis diretamente; diferente do fator satisfao do usurio que, por sua vez, um critrio puramente subjetivo. Infelizmente, a literatura apia-se em meios subjetivos para avaliao do quesito satisfao a ponto de ser considerada uma rea em estado de fragilidade conceitual. O contexto atual deixa claro que ainda no se compreendeu, de fato, de que consiste este quesito. As tentativas de avaliao da satisfao so subjetivas porque ainda h forte dependncia dos relatos do prprio usurio que, de acordo com mtodos cientficos, so parciais e esto sujeitos ao conceito da equao pessoal - a tendncia pessoal de superestimar ou subestimar medidas. Embora seja difcil a obteno de exatido na avaliao do quesito satisfao possvel chegar a valores muito prximos se dimenses que a compe e prope uma metodologia para construo de instrumentos para sua avaliao, fundamentada em conceitos bem estabelecidos na literatura como a Anlise do Contexto de Usabilidade, Psicometria, Personas e Biometria. So definidas trs fases: anlise de requisitos, especificao e construo. Cada fase composta de atividades que tem como meta transformar um quesito puramente subjetivo em indicadores passveis de mensurao, colaborando para a objetividade na avaliao da satisfao do usurio.

Abstract: The extensiveness of users that take advantage of interactive systems has reached parameters that never have seen before in recent history. Nowadays, a large number of people are able to access interactive devices outfitted with an interface and, considering the evolution of the technology, it tends to achieve practically any human being, not concerning about peculiarity or restrictions. Hence, there is a concern about usability warranty and to make it possible it must take advantage of the evaluation procedures. Performance measures (effectiveness and efficiency) and user satisfaction measures are accepted by literature as usability measures. It is possible quantifying performance measures by straight observing it. However, the user satisfaction factor cannot be observed at the same way because of its entirely subjective property. Unfortunately, the literature is based in subjective ways in order to evaluate the satisfaction construct in a manner that it is considered as in a situation of conceptually fragile area. The current context is that the user satisfaction construct is, in fact, not fully understood. The attempts for user evaluation are subjective because its still substantial dependency of user itself reports that, according to scientific methods, are biased and it is subordinated to the personal equation - the personal bias that underestimate or overestimate evaluations. Although it is arduous acquiring careful precision in user satisfaction construct evaluation, it is plausible to achieve almost real values, if appropriated procedures were applied. This work studies the user satisfaction evaluation problem by understanding the dimensions that comprises it and proposals a methodology for instruments construction aimed to evaluate the satisfaction, based on well established concepts in the literature as well as Usability Context Analysis, Psychometrics, Personas and Biometry. It was determined three steps: requirement analysis, specification and construction. Each step is composed of activities that purposes taking a merely subjective factor and turning it into liable mensuration indicators, then co-operating to objectivity in user satisfaction evaluations.
Data da defesa: 30/08/2010
Cdigo: vtls000181626
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2010
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Dante Alves Medeiros Filho
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Departamento de Informtica
Nvel: Dissertao (mestrado em Cincias da Computao)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Cincias da Computao

Responsavel: inez
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Dissertao_Wellington_Cardador_FINAL.pdf
Tamanho: 2316 Kb (2372060 bytes)
Criado: 23-03-2011 11:03
Atualizado: 23-03-2011 11:15
Visitas: 775
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