Resumo: As transformações econômicas, sociais e culturais das últimas décadas têm exigido das pessoas um número cada vez maior de conhecimentos, habilidades e compromissos com a atividade profissional que realizam. Essas mudanças chegam ao ensino em forma de reformas curriculares e administrativas, com o intuito final de preparar o aluno para enfrentar essas transformações. Contudo, as reformas não são efetivas se os agentes da educação (professores e funcionários operacionais e administrativos) não estiverem cientes de suas responsabilidades e compromissos profissionais. Nesse contexto a figura do professor como profissional da educação ganha maior destaque, uma vez que é um dos agentes mais importantes na concretização dos objetivos educacionais. Assim, esse estudo teve como objetivo compreender como o professor de educação física escolar descreve e interpreta suas responsabilidades profissionais. O método de investigação utilizado foi a pesquisa qualitativa-descritiva, com o emprego de duas técnicas diferentes de coleta de informações: um questionário com perguntas abertas e fechadas e, o grupo focal, no qual oito professores de educação física com experiência no ensino fundamental se reuniram para discutir o tema responsabilidade profissional. A partir da Análise de Conteúdo, verificamos que os professores se sentem responsabilizados por uma série de atividades e circunstâncias profissionais que permeiam seu trabalho, entre elas destacam-se: a) a aprendizagem efetiva dos alunos; b) desenvolver um ensino criativo, autônomo e reflexivo; c) responsabilidade pela integridade física, mental e emocional dos educandos; d) manter seu espaço de trabalho organizado e limpo; e) empregar estratégias de aprendizagem diversificadas e motivadoras; f) zelar pela imagem e status da profissão, e g) preocupar-se com o desenvolvimento profissional permanente. Considerando o exposto, percebemos que as responsabilidades dos professores de educação física na escola são muitas e compreendem diferentes âmbitos: administrativo, pedagógico, curricular, social e profissional. Percebemos que a formação inicial é um dos fatores mais relevantes que pode auxiliar no entendimento da dimensão compreendida pela responsabilidade profissional, mas que, contudo, os modelos dos cursos de preparação profissional ainda não são eficientes nesse sentido. Verificamos também que existe uma dificuldade no entendimento e caracterização das responsabilidades dos professores, primeiramente, porque no ensino é comum as atividades específicas se confundirem com um responsabilidade muito maior que cada disciplina comporta, uma vez que é tarefa de toda a sociedade e não exclusiva da escola, cuidar da formação humana e cultural de jovens e crianças. Todavia, verificamos que os professores se preocupam com a qualidade de sua atuação profissional, na medida em que planejam suas aulas, debatem o conteúdo e buscam alternativas para enfrentar os problemas do cotidiano profissional, o que revela também um compromisso com a carreira profissional. No entanto, apesar de todos os esforços não se pode garantir que esse seja um compromisso comum a todos os professores de educação física que atuam na escola.
Abstract: The changing economic, social and cultural rights in recent decades have required a number of individuals increasing knowledge, skills and commitment to the professional activities they perform. These changes come in the form of teaching and administrative reform curricula, with an ultimate aim of preparing students to face these changes. However, reforms are not effective if the agents of education (teachers and staff, operational and administrative) are not aware of their responsibilities and work commitments. In this context the figure of the professional teacher education has gained more prominence, since it is one of the most important agents in achieving educational goals. Therefore, this study aimed to understand how the physical education teachers describes and interprets theirs professional responsibilities. The research method used was qualitative-descriptive, with the use of two different techniques for collecting information: a questionnaire with open and closed, and the focus group, in which eight physical education teachers with experience in basic education is met to discuss issues related to professional liability. From the Content Analysis, we found that the teachers feel responsible for a series of activities and professional circumstances that permeate his work, among them are: a) effective learning of students; b) developing a creative teaching, autonomous and reflective; c) responsibility for the physical, mental and emotional development of learners; d) keep your workspace organized and clean; e) develop strategies for learning and encouraging diverse; f) to safeguard the image and status of the profession, and g) worry with the continuing professional development. Considering the above, we realize that the responsibilities of teachers of physical education in school are many and include various areas: administrative, pedagogical, curricular, social and professional. We realized that the initial training is one of the most relevant factors that may help in understanding the size range for professional liability, but nevertheless the model of professional preparation courses are not effective in this regard. We also note that there is a difficulty in understanding and characterization of the responsibilities of teachers, first, as is common in higher specific activities be confused with a much larger responsibility that each subject behaves as it is the task of the whole society and not exclusive school, caring for the human and cultural formation of youth and children. However, we found that teachers care about the quality of your professional performance, as they plan their classes, discuss the content and seek alternatives to address the problems of professional practice, which also shows a commitment to career. However, despite all the efforts we can not guarantee that this is a commitment shared by all physical education teachers who work in school. |