Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao Associado em Educao Fsica - UEM/UEL

Incio > Dissertaes e Teses > Cincias da Sade > Educao Fsica > Programa de Ps-Graduao Associado em Educao Fsica - UEM/UEL

Ttulo [PT]: A responsabilidade profissional em Educao Fsica Escolar : o ponto de vista dos professores
Autor(es): Glauce Yara do Nascimento
Palavras-chave [PT]:

Educao Fsica. Responsabilidade profissional. Formao profissional. Professores. Profissionais da educao. Educao Fsica Escolar.
Palavras-chave [EN]:
Professional responsibility. Physical Education. Teacher. Training.
rea de concentrao: Estudos do Movimento Humano
Titulao: Mestre em Educao Fsica
Banca:
Ieda Parra Barbosa Rinaldi [Orientador] - UEM
Samuel de Souza Neto - UNESP
Jeane Barcelos Soriano - UEL
Resumo:
Resumo: As transformaes econmicas, sociais e culturais das ltimas dcadas tm exigido das pessoas um nmero cada vez maior de conhecimentos, habilidades e compromissos com a atividade profissional que realizam. Essas mudanas chegam ao ensino em forma de reformas curriculares e administrativas, com o intuito final de preparar o aluno para enfrentar essas transformaes. Contudo, as reformas no so efetivas se os agentes da educao (professores e funcionrios operacionais e administrativos) no estiverem cientes de suas responsabilidades e compromissos profissionais. Nesse contexto a figura do professor como profissional da educao ganha maior destaque, uma vez que um dos agentes mais importantes na concretizao dos objetivos educacionais. Assim, esse estudo teve como objetivo compreender como o professor de educao fsica escolar descreve e interpreta suas responsabilidades profissionais. O mtodo de investigao utilizado foi a pesquisa qualitativa-descritiva, com o emprego de duas tcnicas diferentes de coleta de informaes: um questionrio com perguntas abertas e fechadas e, o grupo focal, no qual oito professores de educao fsica com experincia no ensino fundamental se reuniram para discutir o tema responsabilidade profissional. A partir da Anlise de Contedo, verificamos que os professores se sentem responsabilizados por uma srie de atividades e circunstncias profissionais que permeiam seu trabalho, entre elas destacam-se: a) a aprendizagem efetiva dos alunos; b) desenvolver um ensino criativo, autnomo e reflexivo; c) responsabilidade pela integridade fsica, mental e emocional dos educandos; d) manter seu espao de trabalho organizado e limpo; e) empregar estratgias de aprendizagem diversificadas e motivadoras; f) zelar pela imagem e status da profisso, e g) preocupar-se com o desenvolvimento profissional permanente. Considerando o exposto, percebemos que as responsabilidades dos professores de educao fsica na escola so muitas e compreendem diferentes mbitos: administrativo, pedaggico, curricular, social e profissional. Percebemos que a formao inicial um dos fatores mais relevantes que pode auxiliar no entendimento da dimenso compreendida pela responsabilidade profissional, mas que, contudo, os modelos dos cursos de preparao profissional ainda no so eficientes nesse sentido. Verificamos tambm que existe uma dificuldade no entendimento e caracterizao das responsabilidades dos professores, primeiramente, porque no ensino comum as atividades especficas se confundirem com um responsabilidade muito maior que cada disciplina comporta, uma vez que tarefa de toda a sociedade e no exclusiva da escola, cuidar da formao humana e cultural de jovens e crianas. Todavia, verificamos que os professores se preocupam com a qualidade de sua atuao profissional, na medida em que planejam suas aulas, debatem o contedo e buscam alternativas para enfrentar os problemas do cotidiano profissional, o que revela tambm um compromisso com a carreira profissional. No entanto, apesar de todos os esforos no se pode garantir que esse seja um compromisso comum a todos os professores de educao fsica que atuam na escola.

Abstract: The changing economic, social and cultural rights in recent decades have required a number of individuals increasing knowledge, skills and commitment to the professional activities they perform. These changes come in the form of teaching and administrative reform curricula, with an ultimate aim of preparing students to face these changes. However, reforms are not effective if the agents of education (teachers and staff, operational and administrative) are not aware of their responsibilities and work commitments. In this context the figure of the professional teacher education has gained more prominence, since it is one of the most important agents in achieving educational goals. Therefore, this study aimed to understand how the physical education teachers describes and interprets theirs professional responsibilities. The research method used was qualitative-descriptive, with the use of two different techniques for collecting information: a questionnaire with open and closed, and the focus group, in which eight physical education teachers with experience in basic education is met to discuss issues related to professional liability. From the Content Analysis, we found that the teachers feel responsible for a series of activities and professional circumstances that permeate his work, among them are: a) effective learning of students; b) developing a creative teaching, autonomous and reflective; c) responsibility for the physical, mental and emotional development of learners; d) keep your workspace organized and clean; e) develop strategies for learning and encouraging diverse; f) to safeguard the image and status of the profession, and g) worry with the continuing professional development. Considering the above, we realize that the responsibilities of teachers of physical education in school are many and include various areas: administrative, pedagogical, curricular, social and professional. We realized that the initial training is one of the most relevant factors that may help in understanding the size range for professional liability, but nevertheless the model of professional preparation courses are not effective in this regard. We also note that there is a difficulty in understanding and characterization of the responsibilities of teachers, first, as is common in higher specific activities be confused with a much larger responsibility that each subject behaves as it is the task of the whole society and not exclusive school, caring for the human and cultural formation of youth and children. However, we found that teachers care about the quality of your professional performance, as they plan their classes, discuss the content and seek alternatives to address the problems of professional practice, which also shows a commitment to career. However, despite all the efforts we can not guarantee that this is a commitment shared by all physical education teachers who work in school.
Data da defesa: 30/08/2010
Cdigo: vtls000181847
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2010
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Ieda Parra Barbosa Rinaldi
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Departamento de Educao Fsica. Centro de Educao Fsica e Esporte (UEL). Universidade Estadual de Londrina.
Nvel: Dissertao (mestrado em Educao Fsica)/
UEM: Programa de Ps-Graduao Associado em Educao Fsica - UEM/UEL
UEL: Programa de Ps-Graduao Associado em Educao Fsica - UEM/UEL

Responsavel: inez
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: NASCIMENTO, G.Y - DISSERTAO 2010.pdf
Tamanho: 3922 Kb (4016058 bytes)
Criado: 15-02-2011 14:47
Atualizado: 15-02-2011 15:03
Visitas: 1869
Downloads: 141

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.