Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Página Principal  Português   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentação | Objetivos | Instruções Autores | Estatísticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | versão 1.1  
Índice
Página principal
Documentos
Novidades
Usuários

Ações
Consultar
Procurar
Exibir estatísticas

Procurar por:
Procura avançada

Dúvidas e sugestões


Consultar: Programa de Pós-Graduação em Letras

Início > Dissertações e Teses > Lingüística, Letras e Artes > Letras > Programa de Pós-Graduação em Letras

Título [PT]: Análise discursiva dos Ethé de um sujeito político em campanha eleitoral
Autor(es): Paula Camila Mesti
Palavras-chave [PT]:

Discurso político. Análise do discurso. Campanha eleitoral. Ethé. Audiovisual. Barros II, Silvio Magalhães. Maringá. Paraná (Estado). Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Political discourse. Ethé. Electoral campaign. Maringá. Paraná (Estado). Brazil.
Área de concentração: Estudos Linguísticos
Titulação: Mestre em Letras
Banca:
Maria Célia Cortez Passetti [Orientador] - UEM
Ismara Eliane Vidal de Souza Tasso - UEM
Vanice Maria de Oliveira Sargentini - UFSCar - São Calos - SP
Resumo:
Resumo: A predominância da imagem, a velocidade da transmissão de informações, a supervalorização da mídia, a metamorfose ocorrida na maneira de se fazer política, a impossibilidade de se separar o verbo do corpo que enuncia são práticas corriqueiras no atual mundo globalizado. Considerando este contexto, as transformações ocorridas no discurso político contemporâneo e o dispositivo teórico da Análise do Discurso, a presente pesquisa tematiza o modo de construção das imagens que o sujeito político Silvio Barros dá de si em seus discursos para prefeito de Maringá-PR. O corpus de análise desta pesquisa é constituído pelas gravações e as transcrições dos Horários Gratuitos de Propaganda Eleitoral na televisão (HGPE) das campanhas de 2004 e 2008. Sua verificação possibilitou algumas inquietações: o que faz definir quais tipos de ethé serão construídos em cada campanha eleitoral? Para analisar os ethé de um sujeito político deve-se considerar apenas seu discurso? Existe um saber-técnico que contribui para o reforço desses ethé? Partindo dessas indagações alguns objetivos foram traçados: de modo geral, contribuiu-se para a ampliação do conceito de ethos discursivo para, mais especificamente, definir e estabelecer o modo de construção dos ethé do sujeito político Silvio Barros. A fim de se produzir gestos de interpretação, diferentes materialidades discursivas foram utilizadas: transcrições de textos verbais, jingles, tabelas, sequências discursivas, infográficos, frames imagéticos. São estas materialidades que guiam a pesquisa para múltiplos caminhos metodológicos que confluem para a obtenção de alguns resultados: a) a existência da sobreposição de tipos de ethé; b) a simultaneidade da construção de ethé positivos para o candidato e de ethé negativos para seu adversário, e c) o apelo a formações discursivas esportivas e religiosas para evitar a deriva dos efeitos de sentido produzidos pelos ethé. Também se deve destacar a importância dos discursos dos sujeitos testemunha, a presença do audiovisual e o uso do saber-técnico que contribuíram para a edificação da credibilidade e do processo de identificação do eleitor / telespectador com o sujeito político.

Abstract: The predominance of the image, the speed of information transmission, the super valorization of the media, the metamorphosis occurred in how to make policy, the impossibility of separating the word from the body which enunciates are unexceptional practices in the current globalised world. Considering this context, the changes in contemporary political discourse and the theoretical device of Discourse Analysis, this research is addressed to the construction of images that the political subject Silvio Barros gives about himself in his speeches for mayor of Maringá-PR. The corpus of analysis of this research is consisted of the recordingsand transcriptions of Free Timetables of Electoral Advertising on television (HGPE) of the marketing years of 2004 and 2008. Its verification enabled some concerns: what makes it possible to define what types of ethé shall be constructed in each election campaign? To analyze the ethé a political subject, it must be to only consider its discourse? Is there a technical know-how that contributes to the strengthening of these ethé? Based on these questions some objectives are mapped out: in general, it was contributed to the enlargement of the concept of discursive ethos for, more specifically, to define and to establish the construction of ethé of the political subject Silvio Barros. In order to produce gestures of interpretation, different discursive materialities were used: transcriptions of verbal texts, jingles, tables, discursive sequencies, infographic, picture frames. These are the materialities that guide the research to multiple methodological paths that converge to the obtaining of interesting results: a) the existence of overlapping types of ethé; b) the simultaneity of positive ethé construction for the candidate and negative ethé for his opponent, and c) the appeal to sporting and religious discursive formations in order to avoid the drift of the meaning effects produced by the ethé. It is also important to highlight the speech importance of the witness subjects, the presence of audiovisual and the use of technical know-how that contribute to the edification of the credibility and of the process of the elector / viewer identification with the political subject.
Data da defesa: 27/08/2010
Código: vtls000181954
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2010
Local de Publicação: Maringá, PR
Orientador: Prof.ª Dr.ª Maria Célia Cortez Passetti
Instituição: Universidade Estadual de Maringá. Departamento de Letras
Nível: Dissertação (mestrado em Letras)/
UEM: Programa de Pós-Graduação em Letras

Responsavel: beth
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: Dissertação - Análise Discursiva dos Ethé de um Sujeito Político em Campanha Eleitoral - Paula Ca.pdf
Tamanho: 1992 Kb (2040268 bytes)
Criado: 11-02-2011 10:48
Atualizado: 11-02-2011 11:00
Visitas: 1548
Downloads: 21

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponível neste sistema é de propriedade e responsabilidade de seus autores.