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Ttulo [PT]: Leitor comum escolarizado e a leitura de o "Caador de pipas", de Khaled Hosseini
Autor(es): Marcela Dias Pinto
Palavras-chave [PT]:

Letramento literrio. Leitura. Letramento. Prtica social. Leitor comum escolarizado. Prticas de leitura. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Common educated readers. Practice reading. Literacy literature. Brazil.
rea de concentrao: Estudos Literrios
Titulao: Mestre em Letras
Banca:
Mirian Hisae Yaegashi Zappone [Orientador] - UEM
Vera Helena Gomes Wielewick - UEM
Arnaldo Franco Junior - UNESP - So Jos do Rio Preto
Resumo:
Resumo: O objetivo geral desta dissertao foi levantar as prticas de leitura de fico realizadas por "leitores comuns escolarizados", a saber, sujeitos que no se caracterizam nem como professores de literatura, nem como crticos de literatura, situando-se como indivduos que j passaram por um processo de escolarizao que abarca at o nvel universitrio. Para atingir este objetivo geral, foi necessrio buscar os seguintes objetivos especficos: realizar pesquisa bibliogrfica relativa aos estudos sobre prticas de leitura, letramento e letramento literrio; selecionar indivduos que se caracterizaram como "leitores comuns escolarizados" e elaborar instrumentos de pesquisa especficos que pudessem permitir o acesso aos dados objetivados. O desenvolvimento deste estudo justificou-se em razo do pouco conhecimento que se tem sobre a leitura de "leitores comuns escolarizados", que passaram pelo processo de formao literria da escola, relevante e influenciador da formao dos leitores, mas que pode no se constituir na nica instncia que influencia no desenvolvimento das habilidades que os sujeitos utilizam para realizar a leitura exigida em seus contextos sociais. Tal estudo tambm se justifica em razo de compreender as prticas de leitura no s como o momento da leitura em si, mas tudo que perifrico a ela. Quanto aos aspectos metodolgicos, esta pesquisa pode ser caracterizada como descritiva qualitativa, pois objetiva levantar as prticas de leitura de fico dos sujeitos escolhidos e entendidos como "leitores comuns escolarizados". Trata-se de um tipo de pesquisa que no generaliza a prtica, mas levanta possibilidades para uma melhor compreenso do universo da leitura e do leitor literrio. A pesquisa foi realizada por meio de trs instrumentos: 1) Questionrio de mltipla escolha, 2) Histria de Leitura e 3) Questionrio aberto. Os dados levantados mostram que o leitor est situado historicamente, por isso, possui prticas de leitura caractersticas do seu tempo. O leitor comum escolarizado influenciado, em seu modo de ler narrativa de fico, por prticas sociais de leitura apreendidas fora do contexto escolar e que se alinham ao modelo de letramento ideolgico.

Abstract: The overall objective of this dissertation was to survey the practices of reading fiction made by "common educated readers", that means, people who are not characterized neither as teachers of literature, or as literary critics, but to stand as individuals who have experienced a process of education that embraces up to university level. To achieve this overall objective, it was necessary to seek the following specific objectives: conduct a bibliographical research on studies of reading practices, literacy and literacy literary; select individuals who were characterized as "common educated readers" and elaborate specific research tools that could allow access to objectified data. The development of this study was justified due to the little knowledge we have about the reading of "common educated readers" that passed the process of a literary school, relevant and influential formation for readers, but that may not be the only instance that influences the development of skills that individuals use to perform the required reading in their social contexts. This study is also justified on grounds of understanding the reading practices not only as the moment of reading itself, but all that is peripheral to it. Regarding methodological aspects, this research can be characterized as descriptive qualitative, because it goal is to appoint the reading practices for fiction from people chosen and considered as "common educated readers". This is a type of research that do not generalizes the practice, but raises possibilities for a better understanding of the universe of reading and the literary reader. The survey was conducted by three instruments: 1) Multiple choice questionnaire, 2) History of reading and 3) Open questionnaire. The data collected show that the reader is historically situated, therefore, has reading practices characteristic of his time. The "common educated readers" in their way of reading narrative fiction, is influenced by social practices of reading learned outside the school context and witch are aligned to the ideological model of literacy.
Data da defesa: 10/03/2010
Cdigo: vtls000181971
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2010
Local de Publicao: Maring,PR
Orientador: Prof. Dr. Mirian Hisae Yaegashi Zappone
Co-Orientador:
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Departamento de Letras
Nvel: Dissertao (mestrado em Letras)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Letras

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Marcela MESTRADO.pdf
Tamanho: 1472 Kb (1507599 bytes)
Criado: 14-02-2011 09:29
Atualizado: 14-02-2011 09:45
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