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Consultar: Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Incio > Dissertaes e Teses > Multidisciplinar > Ensino > Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Ttulo [PT]: A educao matemtica na revista Nova Escola
Autor(es): Enio Muniz Evangelista
Palavras-chave [PT]:

Educao matemtica. Revista Nova Escola. Divulgao cientfico-pedaggica. Matemtica. Discurso jornalstico. Anlise de discurso. Argumentao. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Mathematical Education. Nova Escola magazine scientific and pedagogical. Publishing. Argumentation. Brazil.
rea de concentrao: Ensino de Cincias e Matemtica
Titulao: Mestre em Educao para a Cincia e Matemtica
Banca:
Regina Maria Pavanello [Orientador] - UEM
Luzia Marta Bellini - UEM
Marcos Cesar Danhoni Neves - UEM
Vincio de Macedo Santos - USP
Resumo:
Resumo: A revista Nova Escola uma publicao pedaggica com grande circulao nas escolas brasileiras sendo, provavelmente, o peridico educacional ao qual a maioria dos professores tem acesso. Como alguns dos textos publicados na revista tratam especificamente do ensino/aprendizagem da Matemtica, esta pesquisa teve como objetivo investigar que viso de Educao Matemtica permeia esses textos e que tipo de argumentao neles utilizada visando conseguir a adeso dos professores do Ensino Fundamental a tal viso. Os textos selecionados para anlise foram os publicados nas edies referentes ao perodo de 2004 a 2006. Na anlise interpretativa desses textos utilizamos a noo bakhtiniana de gnero discursivo, bem como autores que focalizam a imprensa, como Zanchetta Junior (2004), o discurso jornalstico, como Ponte (2005), e a argumentao na comunicao, como Breton (2003). A anlise realizada nos levou a admitir que a revista prope-se a convencer os professores a compartilhar das seguintes opinies: 1) a Matemtica difcil e para que se torne mais fcil devem-se utilizar, preferencialmente, jogos em sala de aula; 2) para ensinar Matemtica com xito basta realizar as prticas sugeridas nos textos da revista. No entanto, ao analisarmos sua proposta de utilizao de jogos em sala de aula, verificamos que esta se apresenta como uma viso reducionista, tanto da Educao Matemtica, como do conceito de ldico. Verificamos que a abordagem da Matemtica nos textos fica limitada a uma dimenso emprica, que nem sempre caminha na direo da formao adequada dos conceitos. Observamos tambm a preocupao em indicar prticas ou "modos de fazer", sem haver, concomitantemente, uma preocupao em indicar, ou discutir, nas pginas da revista, que teorias permeiam a escolha desses "modos", ou que concepes nos permitem pensar o cotidiano, a realidade e a prpria idia de contextualizar. A anlise dos textos mostrou que os argumentos utilizados para convencer os leitores a aderir s opinies da revista sobre a Matemtica e seu ensino so basicamente dois: o argumento de autoridade e o argumento pelo exemplo. Quanto aos ttulos dos artigos e as imagens ou ilustraes que os acompanham, verificamos que se configuram como uma outra estratgia para seduzir os leitores a aceitarem as prticas neles "receitadas" como capazes de produzirem a aprendizagem dos alunos. Esperamos, com nosso trabalho, ter desvelado o que a revista Nova Escola prope para a Educao Matemtica e tornado explcitas as limitaes de sua perspectiva em relao a essa rea, bem como ter contribudo com o professor no sentido de no naturalizar as prticas recomendadas pela revista de forma ingnua e acrtica.

Abstract: Nova Escola, a pedagogical publication with wide circulation in Brazilian schools, is probably the educational magazine which reaches most teachers. Since certain published texts deal specifically with the teaching and the learning of Mathematics, current essay investigates what type of mathematical education underlies these articles and what type of arguments is used so that primary and secondary school teachers participate in such ideology. Selected texts have been published between 2004 and 2006. Bakhtin's discursive genre, and the writings of Zanchetta Junior (2004) dealing with the press, Ponte (2005) dealing with journalistic discourse, and Breton (2003) dealing with the argument in communication, have been employed for the texts' interpretative analysis. Results show that the magazine tries to convince teachers to share the following views: 1) since Mathematics is a difficult subject, the use of games in the classroom is recommended to make it easier; 2) it is enough to undertake the practices suggested in the review's articles for the successful teaching of Mathematics. However, the suggestion on the use of games in the classroom reveals reductionist views of Mathematical Education and of the game concept. Moreover, the approach to Mathematics in the texts is limited to an empirical dimension which sometimes does not lead towards a proper formation of concepts. Texts show a certain concern in suggesting practices or "ways to do them" without a concomitant concern in discussing or at least suggesting the theories underlying the choice for such "ways" or which conceptions will allow us to think about day-to-day themes, reality and the idea of contextualizing itself. Analysis of texts show that arguments used to convince the readers to comply with the opinions forwarded on Mathematics and its teaching are basically two: the authority argument and the argument by examples. With regard to the articles' title and illustrations, they are a strategy to allure the reader to accept the practices proposed as capable of producing the students' learning. We hope that current research has been able to reveal what Nova Escola suggests for Mathematic Education and the limitations of its perspective, as well as to contribute for teachers not naturalizing the recommended practices in an ingenuous and non-critical manner.
Data da defesa: 29/05/2008
Cdigo: vtls000182192
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2008
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Regina Maria Pavanello
Co-Orientador: Luzia Marta Bellini
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Exatas
Nvel: Dissertao (mestrado em Matemtica)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Educao para a Cincia e o Ensino de Matemtica

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: 2008_ENIOMUNIZ.pdf
Tamanho: 328 Kb (336246 bytes)
Criado: 24-02-2011 09:20
Atualizado: 24-02-2011 09:34
Visitas: 1428
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