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Consultar: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência e a Matemática

Início > Dissertações e Teses > Multidisciplinar > Ensino > Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência e a Matemática

Título [PT]: A educação matemática na revista Nova Escola
Autor(es): Enio Muniz Evangelista
Palavras-chave [PT]:

Educação matemática. Revista Nova Escola. Divulgação científico-pedagógica. Matemática. Discurso jornalístico. Análise de discurso. Argumentação. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Mathematical Education. Nova Escola magazine scientific and pedagogical. Publishing. Argumentation. Brazil.
Área de concentração: Ensino de Ciências e Matemática
Titulação: Mestre em Educação para a Ciência e Matemática
Banca:
Regina Maria Pavanello [Orientador] - UEM
Luzia Marta Bellini - UEM
Marcos Cesar Danhoni Neves - UEM
Vinício de Macedo Santos - USP
Resumo:
Resumo: A revista Nova Escola é uma publicação pedagógica com grande circulação nas escolas brasileiras sendo, provavelmente, o periódico educacional ao qual a maioria dos professores tem acesso. Como alguns dos textos publicados na revista tratam especificamente do ensino/aprendizagem da Matemática, esta pesquisa teve como objetivo investigar que visão de Educação Matemática permeia esses textos e que tipo de argumentação é neles utilizada visando conseguir a adesão dos professores do Ensino Fundamental a tal visão. Os textos selecionados para análise foram os publicados nas edições referentes ao período de 2004 a 2006. Na análise interpretativa desses textos utilizamos a noção bakhtiniana de gênero discursivo, bem como autores que focalizam a imprensa, como Zanchetta Junior (2004), o discurso jornalístico, como Ponte (2005), e a argumentação na comunicação, como Breton (2003). A análise realizada nos levou a admitir que a revista propõe-se a convencer os professores a compartilhar das seguintes opiniões: 1) a Matemática é difícil e para que se torne mais fácil devem-se utilizar, preferencialmente, jogos em sala de aula; 2) para ensinar Matemática com êxito basta realizar as práticas sugeridas nos textos da revista. No entanto, ao analisarmos sua proposta de utilização de jogos em sala de aula, verificamos que esta se apresenta como uma visão reducionista, tanto da Educação Matemática, como do conceito de lúdico. Verificamos que a abordagem da Matemática nos textos fica limitada a uma dimensão empírica, que nem sempre caminha na direção da formação adequada dos conceitos. Observamos também a preocupação em indicar práticas ou "modos de fazer", sem haver, concomitantemente, uma preocupação em indicar, ou discutir, nas páginas da revista, que teorias permeiam a escolha desses "modos", ou que concepções nos permitem pensar o cotidiano, a realidade e a própria idéia de contextualizar. A análise dos textos mostrou que os argumentos utilizados para convencer os leitores a aderir às opiniões da revista sobre a Matemática e seu ensino são basicamente dois: o argumento de autoridade e o argumento pelo exemplo. Quanto aos títulos dos artigos e as imagens ou ilustrações que os acompanham, verificamos que se configuram como uma outra estratégia para seduzir os leitores a aceitarem as práticas neles "receitadas" como capazes de produzirem a aprendizagem dos alunos. Esperamos, com nosso trabalho, ter desvelado o que a revista Nova Escola propõe para a Educação Matemática e tornado explícitas as limitações de sua perspectiva em relação a essa área, bem como ter contribuído com o professor no sentido de não naturalizar as práticas recomendadas pela revista de forma ingênua e acrítica.

Abstract: Nova Escola, a pedagogical publication with wide circulation in Brazilian schools, is probably the educational magazine which reaches most teachers. Since certain published texts deal specifically with the teaching and the learning of Mathematics, current essay investigates what type of mathematical education underlies these articles and what type of arguments is used so that primary and secondary school teachers participate in such ideology. Selected texts have been published between 2004 and 2006. Bakhtin's discursive genre, and the writings of Zanchetta Junior (2004) dealing with the press, Ponte (2005) dealing with journalistic discourse, and Breton (2003) dealing with the argument in communication, have been employed for the texts' interpretative analysis. Results show that the magazine tries to convince teachers to share the following views: 1) since Mathematics is a difficult subject, the use of games in the classroom is recommended to make it easier; 2) it is enough to undertake the practices suggested in the review's articles for the successful teaching of Mathematics. However, the suggestion on the use of games in the classroom reveals reductionist views of Mathematical Education and of the game concept. Moreover, the approach to Mathematics in the texts is limited to an empirical dimension which sometimes does not lead towards a proper formation of concepts. Texts show a certain concern in suggesting practices or "ways to do them" without a concomitant concern in discussing or at least suggesting the theories underlying the choice for such "ways" or which conceptions will allow us to think about day-to-day themes, reality and the idea of contextualizing itself. Analysis of texts show that arguments used to convince the readers to comply with the opinions forwarded on Mathematics and its teaching are basically two: the authority argument and the argument by examples. With regard to the articles' title and illustrations, they are a strategy to allure the reader to accept the practices proposed as capable of producing the students' learning. We hope that current research has been able to reveal what Nova Escola suggests for Mathematic Education and the limitations of its perspective, as well as to contribute for teachers not naturalizing the recommended practices in an ingenuous and non-critical manner.
Data da defesa: 29/05/2008
Código: vtls000182192
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2008
Local de Publicação: Maringá, PR
Orientador: Prof.ª Dr.ª Regina Maria Pavanello
Co-Orientador: Luzia Marta Bellini
Instituição: Universidade Estadual de Maringá. Centro de Ciências Exatas
Nível: Dissertação (mestrado em Matemática)/
UEM: Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e o Ensino de Matemática

Responsavel: beth
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: 2008_ENIOMUNIZ.pdf
Tamanho: 328 Kb (336246 bytes)
Criado: 24-02-2011 09:20
Atualizado: 24-02-2011 09:34
Visitas: 2114
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