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Ttulo [PT]: Formao da estrutura de redes sociais e inovao : um estudo na Incubadora Tecnolgica de Maring
Autor(es): Alessandra Cenerino
Palavras-chave [PT]:

Redes sociais. Inovao. Incubadora. Imerso social. Formao e evoluo. Empresas incubadas. Administrao. Sociologia econmica. Pesquisas. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Social networks. Innovation. Incubators. Embeddedness. Brazil.
rea de concentrao: Gesto de Negcios
Titulao: Mestre em Administrao
Banca:
Maurcio Reinert do Nascimento [Orientador] - PPA/UEM
Valmir Emil Hoffmann - UnB
lvaro Jos Periotto - UEM
Resumo:
Resumo: Os estudos sobre a formao e evoluo das redes sociais e como elas afetam a ao econmica tm sido destaque nas pesquisas em Sociologia Econmica e Administrao. um olhar dinmico sobre as redes, o qual possibilita uma melhor compreenso de seus impactos sobre as organizaes. Para a anlise da relao rede e ao econmica sob essa perspectiva dinmica, optou-se por usar a inovao, uma forma de ao econmica que vem sendo relacionada a redes na literatura em virtude da sua relao com a troca de informao. O objetivo do trabalho analisar como a formao e a evoluo das redes sociais influenciam a inovao em empresas incubadas de base tecnolgica na Incubadora Tecnolgica de Maring. Foi realizado um estudo de casos mltiplos em trs empresas em diferentes estgios de incubao. Foram coletados dados por meio de entrevistas do tipo semiestruturadas com membros das empresas incubadas, buscando identificar quais os relacionamentos foram importantes no incio do perodo de incubao e como esses relacionamentos acabaram evoluindo ao longo do tempo. Tambm foi discutido sobre o papel da incubadora como intermediria na formao de relacionamentos, demonstrando uma percepo diferente entre incubadora e incubadas. Entre os achados encontrados observaram-se diferentes tipos de relacionamentos nas empresas, sendo que estes relacionamentos trazem diferentes tipos de apoio e informao. Tambm foram identificados diferentes tipos de legitimidade, de acordo com a atuao da organizao (legitimidade de mercado x legitimidade acadmica). O estudo mostrou como os laos se formam e como se rompem ao longo do tempo, mostrando que as organizaes que possuem relacionamentos mais diversificados possuem maior acesso a diferentes recursos e tendem a inovar mais.

Abstract: Studies about the formation and evolution of social networks, and how they affect economic action, have been highlighted in research in Economic Sociology and Administration. It is a dynamic look at the networks, which allows a better understanding of their impacts on organizations. For the analysis about the relation between networks and economic action under this dynamic perspective, we chose to use the innovation, an economic action form that has been related to networks in the literature, due to its relationships with the exchange of information. The purpose of this article is to discuss how the formation and evolution of social networks influence innovation in incubated technology-based firms at Technology Incubator in Maring. We conducted a multiple-case study in three companies in different incubation periods. Data were collected through semi-structured interviews with members of the incubatee firms, to identify which relationships were important at the beginning of the incubation period and how these relationships have developed over time. Furthermore, we discussed the role of the incubator as a broker in relationships development, showing a different perception between incubator and incubatees. We found different patterns of relationships in organizations, and these relationships bring different types of support and information. Were also identified different types of legitimacy according to organization performance (market legitimacy versus academic legitimacy). The study showed how the social ties are formed and how they break down over time, showing that organizations with more diverse relationships have greater access to different resources and tend to innovate more.
Data da defesa: 22/09/2010
Cdigo: vtls000182407
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2010
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Maurcio Reinert do Nascimento
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Departamento de Administrao , Universidade Estadual de Londrina. Departamento de Administrao
Nvel: Dissertao (mestrado em Administrao)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Administrao
UEL: Programa de Ps-Graduao em Administrao

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: 171. Alessandra Cenerino.pdf
Tamanho: 1329 Kb (1361406 bytes)
Criado: 11-03-2011 11:50
Atualizado: 11-03-2011 13:33
Visitas: 1459
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