Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau

Consultar: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência e a Matemática

Início > Dissertações e Teses > Multidisciplinar > Ensino > Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência e a Matemática

Título [PT]: Abordagem CTSA e poluição em livros didáticos de biologia do ensino médio
Autor(es): Gislayne Rodrigues Biava
Palavras-chave [PT]:

Biologia. Livro didático. Ensino médio. Poluição. Ensino médio, Abordagem CTSA. Ensino de Biologia. Educação para a cidadania.
Palavras-chave [EN]:
Biologic teaching. Citizenship education. Didactic book.
Área de concentração: Ensino de Ciências e Matemática
Titulação: Mestre em Educação para a Ciência e Matemática
Banca:
Ana Tiyomi Obara [Orientadora] - UEM
Viviane Souza Galvão - UNESP
Maria Aparecida Rodrigues - UEM
Resumo:
Resumo: O livro didático, principal instrumento norteador das aulas em toda educação básica, é alvo de inúmeras críticas, que vão desde a linguagem inapropriada que o mesmo apresenta até a descontextualização e desvinculação do conteúdo com a realidade do aluno. O presente trabalho teve como objetivo analisar como o tema poluição é apresentado em três Livros Didáticos de Biologia destinados ao Ensino Médio. A metodologia consistiu em estabelecer critérios de análise, para avaliar como os conteúdos científicos são apresentados e discutidos, bem como, se os livros estão adequados para uma educação contemporânea voltada para o exercício da cidadania, como enfatiza a abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), em uma nova tendência da Didática das Ciências, o Ensino por Pesquisa, que preconiza um cidadão apto para a tomada de decisões. Os resultados demonstram que os livros didáticos analisados ainda apresentam certas falhas quanto ao conteúdo científico e que ainda não podem contribuir plenamente para auxiliar na formação de cidadãos conscientes na tomada de decisões, mas apresentam características que indicam estarem caminhando em rumo e esta nova perspectiva de ensino.

Abstract: The didactic book, used many times as an important instrument of the basic education, receive lots of criticism, including an inappropriate language and the deflection between the contests of the book and the reality of the student. This study has the objective of analyze the pollution theme in three didactic books of college classes. The method was based in create a contests analysis and to evaluate the scientific contents in the books and if the books are adequate for a contemporary education as the STSA (science, technology, society and ambient) approach emphasize, in a new tendency of the didactic science, the search teaching, that let a citizen able to make up one's mind. The results show that these three didactic books bring up some mistakes about the scientific content and can't totally contribute to help in the formation of aware citizen to take decisions, but they present some features that indicate they are in the right way for this new perspective of teaching.
Data da defesa: 03/05/2010
Código: vtls000182412
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2010
Local de Publicação: Maringá, PR
Orientador: Prof.ª Dr.ª Ana Tiyomi Obara
Instituição: Universidade Estadual de Maringá. Centro de Ciências Exatas
Nível: Dissertação (mestrado em Matemática)/
UEM: Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e o Ensino da Matemática

Responsavel: inez
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: gislaynerbiava.pdf
Tamanho: 2122 Kb (2173071 bytes)
Criado: 28-03-2011 09:52
Atualizado: 28-03-2011 10:02
Visitas: 2212
Downloads: 138

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponível neste sistema é de propriedade e responsabilidade de seus autores.

Voltar