Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Incio > Dissertaes e Teses > Multidisciplinar > Ensino > Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Ttulo [PT]: Abordagem CTSA e poluio em livros didticos de biologia do ensino mdio
Autor(es): Gislayne Rodrigues Biava
Palavras-chave [PT]:

Biologia. Livro didtico. Ensino mdio. Poluio. Ensino mdio, Abordagem CTSA. Ensino de Biologia. Educao para a cidadania.
Palavras-chave [EN]:
Biologic teaching. Citizenship education. Didactic book.
rea de concentrao: Ensino de Cincias e Matemtica
Titulao: Mestre em Educao para a Cincia e Matemtica
Banca:
Ana Tiyomi Obara [Orientadora] - UEM
Viviane Souza Galvo - UNESP
Maria Aparecida Rodrigues - UEM
Resumo:
Resumo: O livro didtico, principal instrumento norteador das aulas em toda educao bsica, alvo de inmeras crticas, que vo desde a linguagem inapropriada que o mesmo apresenta at a descontextualizao e desvinculao do contedo com a realidade do aluno. O presente trabalho teve como objetivo analisar como o tema poluio apresentado em trs Livros Didticos de Biologia destinados ao Ensino Mdio. A metodologia consistiu em estabelecer critrios de anlise, para avaliar como os contedos cientficos so apresentados e discutidos, bem como, se os livros esto adequados para uma educao contempornea voltada para o exerccio da cidadania, como enfatiza a abordagem Cincia, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), em uma nova tendncia da Didtica das Cincias, o Ensino por Pesquisa, que preconiza um cidado apto para a tomada de decises. Os resultados demonstram que os livros didticos analisados ainda apresentam certas falhas quanto ao contedo cientfico e que ainda no podem contribuir plenamente para auxiliar na formao de cidados conscientes na tomada de decises, mas apresentam caractersticas que indicam estarem caminhando em rumo e esta nova perspectiva de ensino.

Abstract: The didactic book, used many times as an important instrument of the basic education, receive lots of criticism, including an inappropriate language and the deflection between the contests of the book and the reality of the student. This study has the objective of analyze the pollution theme in three didactic books of college classes. The method was based in create a contests analysis and to evaluate the scientific contents in the books and if the books are adequate for a contemporary education as the STSA (science, technology, society and ambient) approach emphasize, in a new tendency of the didactic science, the search teaching, that let a citizen able to make up one's mind. The results show that these three didactic books bring up some mistakes about the scientific content and can't totally contribute to help in the formation of aware citizen to take decisions, but they present some features that indicate they are in the right way for this new perspective of teaching.
Data da defesa: 03/05/2010
Cdigo: vtls000182412
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2010
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Ana Tiyomi Obara
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Exatas
Nvel: Dissertao (mestrado em Matemtica)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Educao para a Cincia e o Ensino da Matemtica

Responsavel: inez
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: gislaynerbiava.pdf
Tamanho: 2122 Kb (2173071 bytes)
Criado: 28-03-2011 09:52
Atualizado: 28-03-2011 10:02
Visitas: 1572
Downloads: 138

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.