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Consultar: Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

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Ttulo [PT]: Anlise crtica das analogias do livro didtico pblico de qumica do Estado do Paran
Ttulo [EN]: As analogias do livro didtico pblico de qumica do Estado do Paran no processo ensino-aprendizagem
Autor(es): Mychelle Amorim Defenti Bernardino
Palavras-chave [PT]:

Livro didtico. Analogias. Qumica. Ensino-aprendizagem. Ensino. Aspecto histrico-poltico mdio. Analogia. Livro didtico pblico. Aspectos epistemolgicos. Paran. (Estado). Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Schoolbook. Analogies. Epistemological obstacles. Paran. State. Brazil.
rea de concentrao: Ensino de Cincias e Matemtica
Titulao: Mestre em Educao para a Cincia e Matemtica
Banca:
Maria Aparecida Rodrigues [Orientador] - UEM
Gerson de Souza Ml - UnB
Eliane Sebeika Rapchan - UEM
Resumo:
Resumo: As analogias no mbito da educao, em particular nas cincias da natureza, tm a funo de auxiliar o aluno na compreenso de conceitos e fenmenos desconhecidos, por meio de comparaes de atributos de similaridade com outros j conhecidos. Nesse contexto, as analogias podem ser consideradas um recurso com grande potencial didtico no processo ensino-aprendizagem. Tendo em vista que os livros didticos so, para muitos professores, o principal material utilizado, esta pesquisa teve como objetivo identificar e analisar as analogias do Livro Didtico Pblico de Qumica do Estado do Paran (LDPQ/Pr), com base nos pressupostos tericos de Gaston Bachelard, especificamente os que se referem aos obstculos epistemolgicos. Para identificar e categorizar as analogias distribudas nos quinze captulos dessa obra apoiamo-nos em Ml (1999) para compreender a definio de analogia. Fundamentamo-nos nos critrios adotados por Monteiro e Justi (2000) e Francisco Junior (2009), que orientaram a compilao dos dados. Como resultados, foram encontradas 25 (vinte e cinco) analogias, abrangendo os diferentes tpicos de Qumica do livro. H que se ressaltar que os tpicos que apresentaram predominncia de analogias foram os de ligaes qumicas e estrutura atmica. De acordo com o critrio "nvel de enriquecimento", 22 (vinte e duas) das analogias encontradas so simples, ou seja, compartilham um nico atributo. Alm disso, os autores dos captulos desse livro no trazem explicaes para propiciar o entendimento dessas analogias nem alertam sobre as possveis limitaes relacionadas ao uso das mesmas. Entre os principais resultados, podemos inferir tambm que a maioria das analogias encontradas no material analisado pode gerar obstculos epistemolgicos tanto do tipo animista como realista.

Abstract: The analogies in education, particularly in the sciences of nature, have the role to help the student to understand unknown concepts and phenomena, through comparisons of similarity attributes with other ones known. In this context, analogies can be considered a resource with great didactic potential in teaching and learning process. Considering that schoolbooks are the main material for many teachers, the purpose of this research is to identify and study the analogies of the public Chemistry schoolbook from Paran State. This work is based on Gaston Bachelard's theoretical assumptions, specifically those which refer to the epistemological obstacles. To identify and categorize analogies distributed in fifteen chapters of the schoolbook, we based on Mol (1999) to understand the definition of analogy. The adopted criteria by Monteiro and Justi (2000) and Francisco Junior (2009) guided the data compilation. As results, we found twenty five analogies, covering the different chemistry topics of the book. It is necessary to emphasize that the topics that presented more analogies were the chemical bonds and the atomic structure. According to "level of enrichment" criterion, twenty-two of the analogies found are simple, that is, they share a single attribute. Moreover, the authors of the chapters of this book do not bring explanations for the understanding of these analogies nor warn about the possible limitations concerning their use. Among the main results, we can also infer that the most of the analogies found in the analyzed material can generate animist and realistic epistemological obstacles.
Data da defesa: 09/04/2010
Cdigo: vtls000182428
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2010
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Maria Aparecida Rodrigues
Co-Orientador: Prof. Dr. Luzia Marta Bellini
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Exatas
Nvel: Dissertao (mestrado em Matemtica)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Educao para a Cincia e o Ensino da Matemtica

Responsavel: inez
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Disserta..pdf
Tamanho: 707 Kb (724082 bytes)
Criado: 28-03-2011 09:36
Atualizado: 28-03-2011 09:46
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