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Consultar: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência e a Matemática

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Título [PT]: Análise crítica das analogias do livro didático público de química do Estado do Paraná
Título [EN]: As analogias do livro didático público de química do Estado do Paraná no processo ensino-aprendizagem
Autor(es): Mychelle Amorim Defenti Bernardino
Palavras-chave [PT]:

Livro didático. Analogias. Química. Ensino-aprendizagem. Ensino. Aspecto histórico-político médio. Analogia. Livro didático público. Aspectos epistemológicos. Paraná. (Estado). Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Schoolbook. Analogies. Epistemological obstacles. Paraná. State. Brazil.
Área de concentração: Ensino de Ciências e Matemática
Titulação: Mestre em Educação para a Ciência e Matemática
Banca:
Maria Aparecida Rodrigues [Orientador] - UEM
Gerson de Souza Mól - UnB
Eliane Sebeika Rapchan - UEM
Resumo:
Resumo: As analogias no âmbito da educação, em particular nas ciências da natureza, têm a função de auxiliar o aluno na compreensão de conceitos e fenômenos desconhecidos, por meio de comparações de atributos de similaridade com outros já conhecidos. Nesse contexto, as analogias podem ser consideradas um recurso com grande potencial didático no processo ensino-aprendizagem. Tendo em vista que os livros didáticos são, para muitos professores, o principal material utilizado, esta pesquisa teve como objetivo identificar e analisar as analogias do Livro Didático Público de Química do Estado do Paraná (LDPQ/Pr), com base nos pressupostos teóricos de Gaston Bachelard, especificamente os que se referem aos obstáculos epistemológicos. Para identificar e categorizar as analogias distribuídas nos quinze capítulos dessa obra apoiamo-nos em Mól (1999) para compreender a definição de analogia. Fundamentamo-nos nos critérios adotados por Monteiro e Justi (2000) e Francisco Junior (2009), que orientaram a compilação dos dados. Como resultados, foram encontradas 25 (vinte e cinco) analogias, abrangendo os diferentes tópicos de Química do livro. Há que se ressaltar que os tópicos que apresentaram predominância de analogias foram os de ligações químicas e estrutura atômica. De acordo com o critério "nível de enriquecimento", 22 (vinte e duas) das analogias encontradas são simples, ou seja, compartilham um único atributo. Além disso, os autores dos capítulos desse livro não trazem explicações para propiciar o entendimento dessas analogias nem alertam sobre as possíveis limitações relacionadas ao uso das mesmas. Entre os principais resultados, podemos inferir também que a maioria das analogias encontradas no material analisado pode gerar obstáculos epistemológicos tanto do tipo animista como realista.

Abstract: The analogies in education, particularly in the sciences of nature, have the role to help the student to understand unknown concepts and phenomena, through comparisons of similarity attributes with other ones known. In this context, analogies can be considered a resource with great didactic potential in teaching and learning process. Considering that schoolbooks are the main material for many teachers, the purpose of this research is to identify and study the analogies of the public Chemistry schoolbook from Paraná State. This work is based on Gaston Bachelard's theoretical assumptions, specifically those which refer to the epistemological obstacles. To identify and categorize analogies distributed in fifteen chapters of the schoolbook, we based on Mol (1999) to understand the definition of analogy. The adopted criteria by Monteiro and Justi (2000) and Francisco Junior (2009) guided the data compilation. As results, we found twenty five analogies, covering the different chemistry topics of the book. It is necessary to emphasize that the topics that presented more analogies were the chemical bonds and the atomic structure. According to "level of enrichment" criterion, twenty-two of the analogies found are simple, that is, they share a single attribute. Moreover, the authors of the chapters of this book do not bring explanations for the understanding of these analogies nor warn about the possible limitations concerning their use. Among the main results, we can also infer that the most of the analogies found in the analyzed material can generate animist and realistic epistemological obstacles.
Data da defesa: 09/04/2010
Código: vtls000182428
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2010
Local de Publicação: Maringá, PR
Orientador: Prof.ª Dr.ª Maria Aparecida Rodrigues
Co-Orientador: Prof.ª Dr.ª Luzia Marta Bellini
Instituição: Universidade Estadual de Maringá. Centro de Ciências Exatas
Nível: Dissertação (mestrado em Matemática)/
UEM: Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e o Ensino da Matemática

Responsavel: inez
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: Dissertaç..pdf
Tamanho: 707 Kb (724082 bytes)
Criado: 28-03-2011 09:36
Atualizado: 28-03-2011 09:46
Visitas: 2059
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