Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Incio > Dissertaes e Teses > Multidisciplinar > Ensino > Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Ttulo [PT]: A argumentao de alunos de ensino mdio em aula de Fsica : o tema energia eltrica e fontes de energia
Autor(es): Elisabete Favoretto Kawazoe
Palavras-chave [PT]:

Educao. Fsica. Ensino mdio. Argumentao, Fsica. Histria das cincias, Fsica. Figuras de retrica. Ensino de Fsica.
Palavras-chave [EN]:
Physics Teaching, Science History, Argumentation, Rhetorical illustrations.
rea de concentrao: Ensino de Cincias e Matemtica
Titulao: Mestre em Educao para a Cincia e Matemtica
Banca:
Luzia Maria Bellini [Orientadora] - UEM
Agustina Rosa Echeverra - UFG
Polonia Alto Fusinato - UEM
Resumo:
Resumo: O presente trabalho apresenta um estudo sobre as formas argumentativas de alunos da 3 srie do Ensino Mdio em aulas de fsica, aps leitura a respeito do tema Energia Eltrica, mediante textos da histria das cincias e atividades prticas, envolvendo o assunto s fontes energticas e suas implicaes ambientais. Metodologicamente, optamos por uma abordagem qualitativa. Fundamentado nos estudos de Chaim Perelman e Olbrechts-Tyteca (2005), George Lakoff e Mark Johnson (2002), Oliver Reboul (2004), Phillipe Breton (2003) e Martin Bauer e George Gaskell (2002). Analisamos: a) os recursos retricos de textos histricos de Dufay e Franklin para conhecer o alcance de seus argumentos na comunicao do tema eletricidade; b) examinamos as figuras de retrica, presentes nos argumentos da professora e dos alunos, na dinmica argumentativa estabelecida entre a professora e os alunos, aps a leitura dos textos de Dufay e Franklin; c) as atividades prticas, em duas aulas gravadas nos dias 30 de julho de 2008 e 12 de agosto de 2008, quanto s suas implicaes persuasivas e cognitivas na apreenso dos fenmenos estudados. Como resultados obtivemos: a) os alunos participaram ativamente das prticas desenvolvidas e elaboraram explicaes sobre os fenmenos estudados; b)ampliao da capacidade de argumentar, contra-argumentar, criticar e refletir sobre as diferentes opinies.

Abstract: The current essay presents a study on 3rd grade high school students' argumentative due forms when having Physics classes, after having read about the theme Electrical Energy by means of texts of science history and practical activities involving the subject, energetic sources and its environmental implications. Methodologically, it was used a qualitative approach. We established our studies on Chaim Perelman and Olbrechts-Tyteca (2005), George Lakoff and Mark Johnson (2002), Oliver Reboul (2004), Philiipe Breton (2003) and Martin Bauer and George Gaskell (2002). We analysed: a) the rethorical resources of Dufay and Franklin's historical texts to measure the range of their argumentation referring to communication of the theme electricity; we examined the present rhetorical illustrations on the teacher and students' argumentation in the established argumentative dynamic among them after their reading of Dufay and Franklin's texts ; c) the practical activities which were recorded on 30 July 2008 and 12 August 2008, for the matter of persuasive and cognitive implications related to the analysed phenomena. We obtained the following results: a) The students participated actively of the developed practices and elaborated explanations about the studied phenomena; b) the enlargement of the power of arguing, countering, criticize and reflect about different views.
Data da defesa: 30/06/2009
Cdigo: vtls000182434
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2009
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Luzia Maria Bellini
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Exatas
Nvel: Dissertao (mestrado em Matemtica)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Educao para a Cincia e o Ensino da Matemtica

Responsavel: inez
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: A ARGUMENTAO DE ALUNOS DE ENSINO MDIO EM AULA DE FSICA.pdf
Tamanho: 1443 Kb (1477668 bytes)
Criado: 28-03-2011 10:12
Atualizado: 28-03-2011 10:20
Visitas: 1662
Downloads: 46

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.