Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Página Principal  Português   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentação | Objetivos | Instruções Autores | Estatísticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | versão 1.1  
Índice
Página principal
Documentos
Novidades
Usuários

Ações
Consultar
Procurar
Exibir estatísticas

Procurar por:
Procura avançada

Dúvidas e sugestões


Consultar: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência e a Matemática

Início > Dissertações e Teses > Multidisciplinar > Ensino > Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência e a Matemática

Título [PT]: A argumentação de alunos de ensino médio em aula de Física : o tema energia elétrica e fontes de energia
Autor(es): Elisabete Favoretto Kawazoe
Palavras-chave [PT]:

Educação. Física. Ensino médio. Argumentação, Física. História das ciências, Física. Figuras de retórica. Ensino de Física.
Palavras-chave [EN]:
Physics Teaching, Science History, Argumentation, Rhetorical illustrations.
Área de concentração: Ensino de Ciências e Matemática
Titulação: Mestre em Educação para a Ciência e Matemática
Banca:
Luzia Maria Bellini [Orientadora] - UEM
Agustina Rosa Echeverría - UFG
Polonia Altoé Fusinato - UEM
Resumo:
Resumo: O presente trabalho apresenta um estudo sobre as formas argumentativas de alunos da 3ª série do Ensino Médio em aulas de física, após leitura a respeito do tema Energia Elétrica, mediante textos da história das ciências e atividades práticas, envolvendo o assunto às fontes energéticas e suas implicações ambientais. Metodologicamente, optamos por uma abordagem qualitativa. Fundamentado nos estudos de Chaim Perelman e Olbrechts-Tyteca (2005), George Lakoff e Mark Johnson (2002), Oliver Reboul (2004), Phillipe Breton (2003) e Martin Bauer e George Gaskell (2002). Analisamos: a) os recursos retóricos de textos históricos de Dufay e Franklin para conhecer o alcance de seus argumentos na comunicação do tema eletricidade; b) examinamos as figuras de retórica, presentes nos argumentos da professora e dos alunos, na dinâmica argumentativa estabelecida entre a professora e os alunos, após a leitura dos textos de Dufay e Franklin; c) as atividades práticas, em duas aulas gravadas nos dias 30 de julho de 2008 e 12 de agosto de 2008, quanto às suas implicações persuasivas e cognitivas na apreensão dos fenômenos estudados. Como resultados obtivemos: a) os alunos participaram ativamente das práticas desenvolvidas e elaboraram explicações sobre os fenômenos estudados; b)ampliação da capacidade de argumentar, contra-argumentar, criticar e refletir sobre as diferentes opiniões.

Abstract: The current essay presents a study on 3rd grade high school students' argumentative due forms when having Physics classes, after having read about the theme Electrical Energy by means of texts of science history and practical activities involving the subject, energetic sources and its environmental implications. Methodologically, it was used a qualitative approach. We established our studies on Chaim Perelman and Olbrechts-Tyteca (2005), George Lakoff and Mark Johnson (2002), Oliver Reboul (2004), Philiipe Breton (2003) and Martin Bauer and George Gaskell (2002). We analysed: a) the rethorical resources of Dufay and Franklin's historical texts to measure the range of their argumentation referring to communication of the theme electricity; we examined the present rhetorical illustrations on the teacher and students' argumentation in the established argumentative dynamic among them after their reading of Dufay and Franklin's texts ; c) the practical activities which were recorded on 30 July 2008 and 12 August 2008, for the matter of persuasive and cognitive implications related to the analysed phenomena. We obtained the following results: a) The students participated actively of the developed practices and elaborated explanations about the studied phenomena; b) the enlargement of the power of arguing, countering, criticize and reflect about different views.
Data da defesa: 30/06/2009
Código: vtls000182434
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2009
Local de Publicação: Maringá, PR
Orientador: Prof.ª Dr.ª Luzia Maria Bellini
Instituição: Universidade Estadual de Maringá. Centro de Ciências Exatas
Nível: Dissertação (mestrado em Matemática)/
UEM: Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e o Ensino da Matemática

Responsavel: inez
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: A ARGUMENTAÇÃO DE ALUNOS DE ENSINO MÉDIO EM AULA DE FÍSICA.pdf
Tamanho: 1443 Kb (1477668 bytes)
Criado: 28-03-2011 10:12
Atualizado: 28-03-2011 10:20
Visitas: 2285
Downloads: 46

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponível neste sistema é de propriedade e responsabilidade de seus autores.