Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau

Consultar: Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Incio > Dissertaes e Teses > Multidisciplinar > Ensino > Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Ttulo [PT]: A formao continuada do professor e sua influncia no ensino de fsica
Autor(es): Luzia Weiller Daniel
Palavras-chave [PT]:

Ensino de fsica. Formao continuada. Professor. Ensino mdio. Polticas educacionais. Prtica pedaggica. Professor de fsica. Paran. (Estado). Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Physics education. Continuing education. Educational policies. Pedagogical practice. Paran. State. Brazil.
rea de concentrao: Ensino de Cincia e Matemtica
Titulao: Mestre em Educao para a Cincia e Matemtica
Banca:
Polnia Alto Fusinato [Orientadora] - UEM
Lizete Maria Orquiza de Carvalho - UNESP
Ana Tiyomi Obara - UEM
Resumo:
Resumo: Nesta pesquisa, investigamos de Formao Continuada (FC) dos professores de Fsica, sob dois aspectos, primeiramente as modalidades propostas pela Secretaria de Educao do Estado do Paran (SEED) e em seguida do Grupo de Estudos do Departamento de Fsica da Universidade Estadual de Maring (GE DFI/UEM), objetivando responder qual a influncia destas aes na prtica pedaggica dos professores. Para melhor compreenso do tema realizamos o enquadramento legislativo desse processo e o levantamento de estudos sobre os modelos de professor. A partir dos procedimentos metodolgicos de Anlise de Contedo proposto por Bardin (1997), analisamos os dados coletados mediante questionrio respondido por professores de Fsica e do acompanhamento desses nos eventos de formao docente. Os resultados da pesquisa demonstraram que a interao da Universidade com o Ensino Mdio estabelece uma parceria entre os pesquisadores e professores, aproximando a pesquisa da prtica. Nesse sentido, o trabalho coletivo do GE DFI/UEM permite o desenvolvimento individual dos professores quanto pesquisa, produo do conhecimento e construo de material didtico pedaggico, atingido as categorias do professor reflexivo e pesquisador. Ainda, das aes de FC propostas pela SEED, o Plano de Desenvolvimento Educacional (PDE) a modalidade de FC que mais beneficia o professor porque possibilita que este se afaste do trabalho na sala de aula para participar de atividades orientadas por um pesquisador de uma Instituio de Ensino Superior.

Abstract: This dissertation investigate the continuing education of physics teachers through both the State Secretary of Education (SEED) regulation and the Maringa State University Physics department (GE DFI/UEM), targeting to answer which is the influence of those actions in the teacher's pedagogical work. In order to provide a better comprehension of the topic, the legislative situation is pointed out. According to Bardin (1997) methodological procedure of Content Analysis, data analyzed was collected both through questionnaire given to Physics teachers and by the follow up of these same teachers in teacher formation meetings. The results suggest that the interaction between University with High School provides a partnership between researchers and teachers, approximating research to practice. In this respect, cooperative work between GE DFI/UEM and school teachers allow the teacher's personal growth, giving them the opportunity to get more familiar to scientific research, knowledge construction, and making pedagogical material, achieving the reflexive researcher teacher status. In addition, amid the continuing education actions proposed by SEED, the Educational Development Plan (PDE) is the more efficient mode of continuing education, since it enable the teacher to seep aside from school while taking part in activities oriented by researchers in a University.
Data da defesa: 22/12/2010
Cdigo: vtls000182435
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2010
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Polnia Alto Fusinato
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Exatas.
Nvel: Dissertao (mestrado em Matemtica)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Educao para a Cincia e o Ensino da Matemtica.

Responsavel: inez
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Dissertaao Luzia Weiller.pdf
Tamanho: 1155 Kb (1182688 bytes)
Criado: 28-03-2011 08:40
Atualizado: 28-03-2011 08:50
Visitas: 1089
Downloads: 38

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.

Voltar