Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Página Principal  Português   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentação | Objetivos | Instruções Autores | Estatísticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | versão 1.1  
Índice
Página principal
Documentos
Novidades
Usuários

Ações
Consultar
Procurar
Exibir estatísticas

Procurar por:
Procura avançada

Dúvidas e sugestões


Consultar: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência e a Matemática

Início > Dissertações e Teses > Multidisciplinar > Ensino > Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência e a Matemática

Título [PT]: A formação continuada do professor e sua influência no ensino de física
Autor(es): Luzia Weiller Daniel
Palavras-chave [PT]:

Ensino de física. Formação continuada. Professor. Ensino médio. Políticas educacionais. Prática pedagógica. Professor de física. Paraná. (Estado). Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Physics education. Continuing education. Educational policies. Pedagogical practice. Paraná. State. Brazil.
Área de concentração: Ensino de Ciência e Matemática
Titulação: Mestre em Educação para a Ciência e Matemática
Banca:
Polônia Altoé Fusinato [Orientadora] - UEM
Lizete Maria Orquiza de Carvalho - UNESP
Ana Tiyomi Obara - UEM
Resumo:
Resumo: Nesta pesquisa, investigamos de Formação Continuada (FC) dos professores de Física, sob dois aspectos, primeiramente as modalidades propostas pela Secretaria de Educação do Estado do Paraná (SEED) e em seguida do Grupo de Estudos do Departamento de Física da Universidade Estadual de Maringá (GE DFI/UEM), objetivando responder qual é a influência destas ações na prática pedagógica dos professores. Para melhor compreensão do tema realizamos o enquadramento legislativo desse processo e o levantamento de estudos sobre os modelos de professor. A partir dos procedimentos metodológicos de Análise de Conteúdo proposto por Bardin (1997), analisamos os dados coletados mediante questionário respondido por professores de Física e do acompanhamento desses nos eventos de formação docente. Os resultados da pesquisa demonstraram que a interação da Universidade com o Ensino Médio estabelece uma parceria entre os pesquisadores e professores, aproximando a pesquisa da prática. Nesse sentido, o trabalho coletivo do GE DFI/UEM permite o desenvolvimento individual dos professores quanto à pesquisa, à produção do conhecimento e à construção de material didático pedagógico, atingido as categorias do professor reflexivo e pesquisador. Ainda, das ações de FC propostas pela SEED, o Plano de Desenvolvimento Educacional (PDE) é a modalidade de FC que mais beneficia o professor porque possibilita que este se afaste do trabalho na sala de aula para participar de atividades orientadas por um pesquisador de uma Instituição de Ensino Superior.

Abstract: This dissertation investigate the continuing education of physics teachers through both the State Secretary of Education (SEED) regulation and the Maringa State University Physics department (GE DFI/UEM), targeting to answer which is the influence of those actions in the teacher's pedagogical work. In order to provide a better comprehension of the topic, the legislative situation is pointed out. According to Bardin (1997) methodological procedure of Content Analysis, data analyzed was collected both through questionnaire given to Physics teachers and by the follow up of these same teachers in teacher formation meetings. The results suggest that the interaction between University with High School provides a partnership between researchers and teachers, approximating research to practice. In this respect, cooperative work between GE DFI/UEM and school teachers allow the teacher's personal growth, giving them the opportunity to get more familiar to scientific research, knowledge construction, and making pedagogical material, achieving the reflexive researcher teacher status. In addition, amid the continuing education actions proposed by SEED, the Educational Development Plan (PDE) is the more efficient mode of continuing education, since it enable the teacher to seep aside from school while taking part in activities oriented by researchers in a University.
Data da defesa: 22/12/2010
Código: vtls000182435
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2010
Local de Publicação: Maringá, PR
Orientador: Prof.ª Dr.ª Polônia Altoé Fusinato
Instituição: Universidade Estadual de Maringá. Centro de Ciências Exatas.
Nível: Dissertação (mestrado em Matemática)/
UEM: Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e o Ensino da Matemática.

Responsavel: inez
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: Dissertaçao Luzia Weiller.pdf
Tamanho: 1155 Kb (1182688 bytes)
Criado: 28-03-2011 08:40
Atualizado: 28-03-2011 08:50
Visitas: 1803
Downloads: 39

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponível neste sistema é de propriedade e responsabilidade de seus autores.