Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Incio > Dissertaes e Teses > Multidisciplinar > Ensino > Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Ttulo [PT]: Anlise da formao continuada de professores mediante participao em um grupo de estudos/discusso de fsica moderna e contempornea
Autor(es): Joo Ricardo Neves da Silva
Palavras-chave [PT]:

Formao continuada de professores. Fsica moderna. Autonomia docente. Reflexo-na-ao.
Palavras-chave [EN]:
Teachers' Continuing Education. Modern Physics. Reflection-in-action. Autonomy.
rea de concentrao: Ensino de Cincia e Matemtica
Titulao: Mestre em Educao para a Cincia e Matemtica
Banca:
Polnia Alto Fusinato [Orientadora] - UEM
Lizete Maria Orquiza de Carvalho - UNESP
Antonio Medina Neto - UEM
Resumo:
Resumo: O objetivo deste trabalho investigar o papel da participao de professores em dois grupos de estudo/discusso de tpicos de Fsica Moderna e Contempornea na formao de caractersticas recomendadas pelos referenciais tericos que sistematizam os trabalhos de formao de professores, baseando-se na hiptese de que grupos de estudo/discusso podem surtir um efeito bastante significativo na formao continuada dos professores, principalmente quando so tratados assuntos novos para estes, tais como os de Fsica Moderna e Contempornea. Os grupos estudados funcionam nos estados de Paran e So Paulo, uma vez que so grupos que possuem a mesma metodologia de trabalho, porm com caractersticas diferentes. A partir das tcnicas da Anlise Textual Discursiva, foi possvel categorizar os relatos dos professores em um dirio de reunio, a partir dos quais os discursos foram desconstrudos em busca das caractersticas propostas pelos referenciais tericos como importantes aos docentes em Cincias. Com esta pesquisa, pde-se concluir que a metodologia de estudos/discusso pode surtir efeitos bastante importantes no que concerne aquisio de caractersticas de reflexo-na-ao e autonomia por professores que participam das discusses, alm de promover uma importante discusso sobre as aproximaes tericas e prticas existentes entre as concepes de reflexo-na-ao e de autonomia docente e tambm provocar uma mudana na viso que estes tm sobre a importncia do estudo em grupo e sobre a importncia da atualizao do currculo de Fsica.

Abstract: The aim of this study is to investigate the role of teachers' involvement in groups of study/discussion of Contemporary and Modern Physics topics in the formation of characteristics recommended by theoretical referentials which systematize the work of teachers' education. It is based on the assumption that study groups / discussion can have a very significant effect on teachers' continuing education, mainly when new subjects are dealt for these, such as Contemporary and Modern Physics. The studied groups operate in Parana and So Paulo states, as they are groups which have the same work method, besides different characteristics. From Discourse Textual Analysis techniques, it was possible to categorize the teachers' reports in a meeting diary, in which the discourse was deconstructed in search of the characteristics proposed by theoretical referentials as important for teachers in science. Through this research, it can be concluded that the study / discussion methodology may have rather important effects regarding the acquisition of reflection-in-action and autonomy characteristics by teachers who are involved in the discussions, apart from promoting an important discussion about the theoretical and practical approaches between the reflection-in-action concepts and teacher autonomy and also led to a change in the teachers' vision about the study in group and the upgrading Physics curriculum importance.
Data da defesa: 22/12/2010
Cdigo: vtls000182436
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2010
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Polnia Alto Fusinato
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Exatas
Nvel: Dissertao (mestrado em Matemtica)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Educao para a Cincia e o Ensino da Matemtica

Responsavel: inez
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: 2010 Joo Ricardo Neves da Silva.pdf
Tamanho: 2365 Kb (2421259 bytes)
Criado: 28-03-2011 07:47
Atualizado: 28-03-2011 08:10
Visitas: 1417
Downloads: 30

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.