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Consultar: Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

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Ttulo [PT]: Insero de fsica moderna e contempornea no ensino mdio : a ligao entre teorias clssicas e modernas sob a perspectivas da aprendizagem significativa
Autor(es): Alex Lino
Palavras-chave [PT]:

Fsica moderna e contempornea. Aprendizagem significativa. Mapas conceituais. Obstculos epistemiolgicos.
Palavras-chave [EN]:
Modern and Contemporary Physics. Significant Learning. Conceptual Maps. Epistemological Obstacles.
rea de concentrao: Ensino de Cincias e Matemtica
Titulao: Mestre em Educao para a Cincia e Matemtica
Banca:
Polnia Alto Fusinato [Orientadora] - UEM
Andria Cristiane Silva Wiezzel - UNESP
Neide Maria Michellan Kiouranis - UEM
Resumo:
Resumo: Neste trabalho, de carter qualitativo, buscou-se verificar se o ensino de Fsica Moderna e Contempornea no Ensino Mdio pode ser potencialmente significativo quando inserido de forma conjunta com o ensino de Fsica Clssica. Os assuntos que foram trabalhados com os alunos tm em comum os conceitos de calor e energia. Durante as aulas de processos de transferncia de calor foi abordado o problema da radiao de corpo negro, inserindo conceitos de Fsica Quntica, como a quantizao de energia e o conceito de quanta. Buscou-se partir da problematizao de um conceito clssico para a sua explicao referente Fsica Moderna e Contempornea. As aulas foram preparadas com base na teoria de Aprendizagem Significativa de David Ausubel, partindo-se sempre de conceitos mais gerais e, posteriormente, especificando-os cada vez mais, e, tambm, da teoria dos Obstculos Epistemolgicos de Gaston Bachelard. A pesquisa foi realizada com alunos da segunda srie do Ensino Mdio de uma escola particular do estado de So Paulo, localizada na cidade de Paraguau Paulista. Os dados foram analisados por meio de questionrios, segundo a teoria da aprendizagem significativa, juntamente com o auxlio de mapas conceituais segundo Novak e Gowin. As anlises dos questionrios revelaram que muitos alunos sofreram obliterao de seus subsunores e os mapas nos mostraram hierarquias altamente organizadas das estruturas cognitivas dos alunos, estes so indcios de aprendizagem significativa. Fora observado, tambm, principalmente pela anlise dos mapas conceituais, ligaes entre conceitos de Fsica Clssica e conceitos de Fsica Moderna, inseridas em estruturas organizadas, processo este, que nos permitiu concluir que existe uma perspectiva de aprendizagem significativa quando se faz a ligao entre teorias clssicas e modernas, inseridas neste contexto.

Abstract: This paper aimed verify if the teaching of Modern and Contemporary Physics at high school may be potentially significant when inserted in a combined way with the teaching of Classical physics. The approached topics have in common the concepts of heat and energy. During the classes about the process of heat transference, it was approached the issue about the blackbody radiation problem, inserting concepts of Quantum Physics, as the quantization of energy and the concept of quanta. It always started from a problematization of a classical concept to its explanation according to the Modern and Contemporary physics. In order to reach this objective the classes were prepared based on the theory of significant learning of David Ausubel, starting from more general concepts followed by deeply specification. It was also based on the theory of Epistemological Obstacles of Gaston Bachelard. The research was developed with second year students of a private High School in the State of So Paulo, at Paraguau Paulista city. The data was analyzed through questionnaires according to the theory of significant learning and with the assistance of conceptual maps according to Novak and Gowin. The data analysis reveled that many of the students suffered obliteration of their subsumers and the maps shows us highly organized hierarchies of the cognitives structures of the students, this is indication of significant learning. It was also observed, mainly through the analysis of the conceptual maps, relation between classical physics and Concepts of Modern physics inserted in organized structures. This process allowed us to conclude that exists a perspective of significant learning when it is done a relation between classical and modern theories inserted in this context.
Data da defesa: 21/12/2010
Cdigo: vtls000182438
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2010
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Polnia Alto Fusinato
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Exatas
Nvel: Dissertao (mestrado em Matemtica)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Educao para a Cincia e o Ensino da Matemtica

Responsavel: inez
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: INSERO DE FSICA MODERNA E CONTEMPORNEA NO ENSINO MDIO A LIGAO ENTRE TEORIAS CLSSICAS E MODERNAS SOB A PERSPECTIVA~1.pdf
Tamanho: 8029 Kb (8222168 bytes)
Criado: 28-03-2011 08:24
Atualizado: 28-03-2011 08:31
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