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Título [PT]: Matriz para análise do uso de tecnologias recentes que potencializam os benefícios pedagógicos nos jogos de empresas
Autor(es): Juliano Barbosa Alves
Palavras-chave [PT]:

Jogos. Administração. Métodos de simulação. Jogos de empresas. Simulação empresarial. Ensino de Administração. Matriz de análise.Tecnologia da informação. Administração de empresas. Estudo e ensino. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Business games. Enterprise simulation. Information technology.
Administration education. Analize matrix. Brazil.
Área de concentração: Gestão de Negócios
Titulação: Mestre em Administração
Banca:
Paulo da Costa Lopes [Orientador] - UEL
Jandira Guenka Palma - UEL
Cristiane Vercesi - UEL
Resumo:
Resumo: O uso dos jogos de empresas como ferramenta de apoio ao ensino ao longo dos anos tem contribuído para diminuir a distância entre a formação dada pelos cursos de Administração e as expectativas do mercado de trabalho. No entanto, todo esse contexto de mudança e revolução da comunicação cria a necessidade de revisão dos jogos para que o seu status técnico e conceitual esteja de acordo com as novas tendências tecnológicas. Este trabalho teve por objetivo oferecer um modo de processo para a análise do uso de tecnologias recentes que potencializam os benefícios pedagógicos já identificados nos jogos de empresas através do desenvolvimento de uma matriz de relacionamento que apresente os benefícios pedagógicos oferecidos pelos jogos de empresa, as dimensões chave geradoras e as tecnologias potencializadoras que mais impactam estas características. Para isso, foi realizado um levantamento bibliográfico no intuito de caracterizar os jogos de empresas, os benefícios pedagógicos, as dimensões-chave e as tecnologias recentes utilizadas atualmente para o desenvolvimento dos jogos de empresas. Como forma de analisar a consistência da matriz de relacionamento Jogos/Tecnologia, pesquisou-se exemplos bem sucedidos de aplicação de tecnologias recentes. Por fim, foi realizada uma pesquisa, através de uma abordagem quantitativa de múltiplos casos, para apresentar o nível de relevância de cada critério identificado na matriz de relacionamento sob a perspectiva de participantes em jogos de empresas. Como resultado foi observado que a matriz é efetiva e oferece referências para análise das alternativas e reflexões dos processos de desenvolvimento tecnológico e/ou utilização acadêmica dos jogos de empresas.

Abstract: The use of business games as a tool to support education throughout the years has helped reduce the distance between the training courses given by the board and the expectations of the market. However, all this changing context and communication revolution creates the need for review of technical and conceptual games status is in keeping with new technological trends. This study aimed to provide a method of procedure for considering the use of recent technologies that leverage the pedagogical benefits already identified in the games business by developing a matrix of relationships that provide the benefits offered by educational games company, the dimensions key generators and the potentiating technologies that most affect these characteristics. For this, we performed a literature review in order to characterize the games business, the pedagogical benefits, the key dimensions and the latest technologies currently used for the development of business games. As a way to examine the consistency of the relationship matrix Games / Technology, surveyed are examples of successful application of the latest technology. Finally, a search was conducted through a quantitative approach to multiple cases to show the relevance level of each criterion identified in the matrix of relationships from the perspective of participants in business games. The results showed that the matrix is effective and offers references for analysis of alternatives and thinking processes of technological development and / or academic use of business games.
Data da defesa: 18/12/2010
Código: vtls000182453
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2010
Local de Publicação: Maringá, PR
Orientador: Prof. Dr. Paulo da Costa Lopes
Instituição: Universidade Estadual de Londrina. Departamento de Administração
Nível: Dissertação (mestrado em Administração)/
UEM: Programa de Pós-Graduação em Administração

Responsavel: beth
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: 178. Juliano Barbosa Alves.pdf
Tamanho: 1696 Kb (1736600 bytes)
Criado: 11-03-2011 11:17
Atualizado: 28-03-2011 13:49
Visitas: 1665
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