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Consultar: Programa de Ps-Graduao em Administrao

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Ttulo [PT]: Matriz para anlise do uso de tecnologias recentes que potencializam os benefcios pedaggicos nos jogos de empresas
Autor(es): Juliano Barbosa Alves
Palavras-chave [PT]:

Jogos. Administrao. Mtodos de simulao. Jogos de empresas. Simulao empresarial. Ensino de Administrao. Matriz de anlise.Tecnologia da informao. Administrao de empresas. Estudo e ensino. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Business games. Enterprise simulation. Information technology.
Administration education. Analize matrix. Brazil.
rea de concentrao: Gesto de Negcios
Titulao: Mestre em Administrao
Banca:
Paulo da Costa Lopes [Orientador] - UEL
Jandira Guenka Palma - UEL
Cristiane Vercesi - UEL
Resumo:
Resumo: O uso dos jogos de empresas como ferramenta de apoio ao ensino ao longo dos anos tem contribudo para diminuir a distncia entre a formao dada pelos cursos de Administrao e as expectativas do mercado de trabalho. No entanto, todo esse contexto de mudana e revoluo da comunicao cria a necessidade de reviso dos jogos para que o seu status tcnico e conceitual esteja de acordo com as novas tendncias tecnolgicas. Este trabalho teve por objetivo oferecer um modo de processo para a anlise do uso de tecnologias recentes que potencializam os benefcios pedaggicos j identificados nos jogos de empresas atravs do desenvolvimento de uma matriz de relacionamento que apresente os benefcios pedaggicos oferecidos pelos jogos de empresa, as dimenses chave geradoras e as tecnologias potencializadoras que mais impactam estas caractersticas. Para isso, foi realizado um levantamento bibliogrfico no intuito de caracterizar os jogos de empresas, os benefcios pedaggicos, as dimenses-chave e as tecnologias recentes utilizadas atualmente para o desenvolvimento dos jogos de empresas. Como forma de analisar a consistncia da matriz de relacionamento Jogos/Tecnologia, pesquisou-se exemplos bem sucedidos de aplicao de tecnologias recentes. Por fim, foi realizada uma pesquisa, atravs de uma abordagem quantitativa de mltiplos casos, para apresentar o nvel de relevncia de cada critrio identificado na matriz de relacionamento sob a perspectiva de participantes em jogos de empresas. Como resultado foi observado que a matriz efetiva e oferece referncias para anlise das alternativas e reflexes dos processos de desenvolvimento tecnolgico e/ou utilizao acadmica dos jogos de empresas.

Abstract: The use of business games as a tool to support education throughout the years has helped reduce the distance between the training courses given by the board and the expectations of the market. However, all this changing context and communication revolution creates the need for review of technical and conceptual games status is in keeping with new technological trends. This study aimed to provide a method of procedure for considering the use of recent technologies that leverage the pedagogical benefits already identified in the games business by developing a matrix of relationships that provide the benefits offered by educational games company, the dimensions key generators and the potentiating technologies that most affect these characteristics. For this, we performed a literature review in order to characterize the games business, the pedagogical benefits, the key dimensions and the latest technologies currently used for the development of business games. As a way to examine the consistency of the relationship matrix Games / Technology, surveyed are examples of successful application of the latest technology. Finally, a search was conducted through a quantitative approach to multiple cases to show the relevance level of each criterion identified in the matrix of relationships from the perspective of participants in business games. The results showed that the matrix is effective and offers references for analysis of alternatives and thinking processes of technological development and / or academic use of business games.
Data da defesa: 18/12/2010
Cdigo: vtls000182453
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2010
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Paulo da Costa Lopes
Instituio: Universidade Estadual de Londrina. Departamento de Administrao
Nvel: Dissertao (mestrado em Administrao)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Administrao

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: 178. Juliano Barbosa Alves.pdf
Tamanho: 1696 Kb (1736600 bytes)
Criado: 11-03-2011 11:17
Atualizado: 28-03-2011 13:49
Visitas: 1144
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