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Ttulo [PT]: Credibilidade empresarial : conceitos, dimenses e metodologias de pesquisa
Autor(es): Priscila Stawski Rambalducci
Palavras-chave [PT]:

Comportamento do consumidor. Marcas (Imagem). Marcas de produto. Compras. Processo decisrio. Marketing. Marcas. Credibilidade empresarial. Honestidade. Expertise. Atitude. Inteno de compra.
Palavras-chave [EN]:
Corporate credibility. Honesty. Expertise. Attitude. Purchase intention.
rea de concentrao: Gesto de Negcios
Titulao: Mestre em Administrao
Banca:
Benilson Borinelli [Orientador] - UEL
Mario Nei Pacagnan - UEL
Luis Miguel Luzio dos Santos - UEL
Resumo:
Resumo: O presente trabalho analisa e sistematiza os estudos sobre credibilidade empresarial, enfatizando os conceitos, as dimenses e as metodologias privilegiadas nos mesmos. Os estudos, que compreendem especificamente a credibilidade empresarial associam o termo percepo da honestidade e da competncia de uma empresa em sua relao com o mercado. A pesquisa, de cunho terico, desenvolveu-se com base nos estudos internacionais apresentados por LaBarbera (1982), Newell (1993), Newell e Goldsmith (2001), Mackenzie e Lutz (1989) e Goldberg e Hartwick (1990), Lafferty e Goldsmith (1999), Goldsmith, Lafferty e Newell (2000a), Goldsmith, Lafferty e Newell (2000b), Haley (1996) e Maathuis, Rodenburg e Sikkel (2004). Os resultados da pesquisa apontam que: 1) A credibilidade empresarial exerce grande influncia tanto na atitude envolvendo a marca, quanto na inteno de compra; 2) Os fatores para o ganho e perda de credibilidade variam de acordo com o contexto no qual cada empresa encontra-se inserida; e 3) O consumidor utiliza como critrio de avaliao da credibilidade da empresa a percepo da organizao, a percepo das questes que envolvem a organizao e a percepo de si mesmo. Para estudos que buscam avaliar a influncia da credibilidade empresarial com os diferentes fatores de influncia do comportamento do consumidor, j reconhecidos na literatura, sugere-se a conduo de estudos quantitativos, utilizando a escala proposta por Newell (1993) e Newell e Goldsmith (2001). Para estudos que visam compreender como os consumidores utilizam a credibilidade empresarial como guia no desenvolvimento de atitudes positivas ou negativas perante determinado produto, sugere-se a abordagem do interacionismo simblico. Por fim, sugerem-se alguns temas de pesquisas no contemplados no aporte terico utilizado, como: o grau de importncia dado credibilidade em diferentes contextos de compra, bem como a identificao das condies e das situaes em que a percepo da credibilidade de uma empresa utilizada pelo consumidor no momento da deciso de compra; avaliao da influncia dos meios de comunicao na percepo da credibilidade empresarial; e a relao entre a credibilidade do endossante e a avaliao da credibilidade empresarial.

Abstract: This study sought to analyze and systematize the research of corporate credibility, emphasizing the concepts, dimensions and methodologies inside ourselves. Studies that specifically include the corporate credibility are related to the area of marketing and associate the term of the perceived honesty and competence of a company in its relationship with the market, from the perspective of a specific audience, considering, mainly, their influence on consumer attitude. The research, theoretical, took advantage of international studies developed by LaBarbera (1982), Newell (1993), Newell and Goldsmith (2001), Mackenzie and Lutz (1989) and Goldberg and Hartwick (1990), Lafferty and Goldsmith (1999), Goldsmith, Lafferty and Newell (2000a), Goldsmith, Lafferty and Newell (2000b), Haley (1996) and Maathuis, Rodenburg and Sikkel (2004). The survey results indicate that: 1) The corporate credibility has a great influence both in its attitude toward the brand, as in purchase intent. It is noteworthy that the variable assumes different degrees of importance varying according to gender, involvement with the product, product category and socioeconomic status, 2) The factors of gain and loss of credibility will vary depending on the context in which each company is located. It is emphasized that companies with perceived credibility are positively assessed by cognitive factors and companies with perceived low credibility are assessed by affective factors, and 3) The consumer uses as a criterion for evaluating the company's credibility perception of the organization, the perception of the issues involving the organization and perception of itself. For studies that seek to evaluate the credibility of the business relationship with the various factors influencing consumer behavior, already recognized in the literature, it is suggested to conduct quantitative studies, using the scale proposed by Newell (1993) and Newell and Goldsmith (2001). For studies that aim to understand how consumers use the company credibility as a guide in developing positive or negative towards a particular product, it is suggested the approach of symbolic interaction. Finally, suggest some research topics not covered in the theoretical approach, such as the degree of importance given to the credibility of purchase in different contexts, as well as identifying the conditions and situations in which the perceived credibility of a company is used by the consumer at the time of the purchase decision, evaluate the influence of media on perceptions of corporate credibility, and relationship between the credibility of the endorser and corporate credibility assessment.
Data da defesa: 25/01/2011
Cdigo: vtls000182960
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2011
Local de Publicao: Londrina, PR
Orientador: Prof. Dr. Benilson Borinelli
Instituio: Universidade Estadual de Londrina. Departamento de Administrao, Universidade Estadual de Maring. Departamento de Administrao
Nvel: Dissertao (mestrado em Administrao)/
UEL: Programa de Ps-Graduao em Administrao
UEM: Programa de Ps-Graduao em Administrao

Responsavel: inez
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: 179. Priscila Stawski Rambalducci.pdf
Tamanho: 508 Kb (520644 bytes)
Criado: 04-04-2011 08:59
Atualizado: 04-04-2011 09:16
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