Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao Associado em Educao Fsica - UEM/UEL

Incio > Dissertaes e Teses > Cincias da Sade > Educao Fsica > Programa de Ps-Graduao Associado em Educao Fsica - UEM/UEL

Ttulo [PT]: O profissional de educao fsica e o contexto do trabalho em equipe no setor da sade : uma anlise das interaes interprofissionais
Autor(es): Daniela Schwabe Minelli
Palavras-chave [PT]:

Educao Fsica., Profissionais. Autonomia. Equipe de sade. Interao interpessoal. Conhecimento formalizado. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Physical education. Interprofessional interactions. Formalized knowledge. Autonomy. Brazil.
rea de concentrao: Estudos do Movimento Humano
Titulao: Mestre em Educao Fsica
Banca:
Jeane Barcelos Soriano [Orientador] - UEL
Samuel de Souza Neto - Universidade Estadual Paulista Jlio de Mesquita Filho - Rio Claro
Amauri Aparecido Bssoli de Oliveira - UEM
Resumo:
Resumo: A literatura, relacionada ao estudo dos grupos profissionais, tem levado em considerao pontos relevantes para a consolidao de uma profisso, sobretudo, em relao obteno de prestgio profissional e reconhecimento social, advindos, especialmente, de uma base terica de conhecimento. No presente estudo, buscamos investigar como se estabelecem as interaes entre os profissionais de educao fsica e demais grupos atuantes em um trabalho em equipe no setor da sade. Optamos pelo encaminhamento metodolgico dentro da abordagem qualitativa de pesquisa. Para tanto, contamos com a participao de vinte profissionais de sade, inseridos em quatro equipes de trabalho, entre mdicos, fisioterapeutas, psiclogos, enfermeiros, nutricionistas e profissionais de educao fsica. O processo de obteno das informaes deu-se pela realizao da entrevista semiestruturada. O roteiro de perguntas continha trs temas norteadores sobre o assunto que nos propusemos a investigar: a) relaes de trabalho estabelecidas entre o profissional de educao fsica e os diferentes grupos profissionais; b) conhecimento formalizado como elemento de hierarquizao entre os grupos profissionais; e c) diviso do trabalho no setor da sade. Para categorizao e discusso dos dados, utilizamos a anlise de contedo. A partir da leitura criteriosa das entrevistas, chegamos a sete categorias, sendo: 1) relevncia do conhecimento da rea da educao fsica para o trabalho em equipe no setor da sade; 2) interaes interprofissionais entre a educao fsica e demais grupos; 3) superioridade mdica nas relaes de trabalho entre as profisses secundrias no setor da sade; 4) autonomia; 5) aspectos relevantes para uma boa relao de trabalho; 6) conexes entre o processo de tomada de deciso e negociao no cotidiano profissional; e 7) formas de comunicao entre os envolvidos. Destacamos como consideraes finais que: a) os entrevistados, inseridos no trabalho em equipe, avaliaram o conhecimento da interveno profissional em educao fsica como sendo de baixa complexidade; b) o processo de tomada de deciso deu-se a partir da rea mais prxima do problema em questo; c) as relaes de poder e subordinao entre a liderana no setor da sade e as profisses secundrias ficaram evidentes na forma como eram conduzidos os encaminhamentos dentro do trabalho; e d) a ausncia de autonomia plena fez-se presente entre as profisses, com exceo dos mdicos que controlavam as tarefas no setor.

Abstract: The literature regarding the study of professional groups has considers as relevant points for the consolidation of a profession mainly the acquisition of professional prestige and social recognition, especially resulting from a theoretical basis of knowledge. In this study, we investigated how the interactions between physical education professionals and other groups working in teams were established within the health sector. We opted for a methodological approach of qualitative research. Therefore, we counted with the participation of twenty health professionals, inserted in four teams, including physicians, physiotherapists, psychologists, nurses, nutritionists and physical education professionals. Semistructured interviews were used to obtain the data. The questions guide consisted of three major themes on the subject that we set out to investigate: a) working relationships established between physical education professionals and the various professional groups, b) formalized knowledge as an element of hierarchy among the professional groups, and c) labor division in the health sector. To categorize and discuss the data we used a content analysis approach. Upon careful reading of the interviews, we came to seven categories, namely: 1) relevance of physical education knowledge for teamwork in the health sector; 2) interprofessional interactions between physical education practitioners and other groups; 3) medical superiority in working relationships between secondary professions in the health sector; 4) autonomy; 5) relevant issues for a good working relationship; 6) connections between the process of decision making and negotiation in daily work; and 7) forms of communication between those involved. As final considerations: a) the respondents inserted in teams evaluated the knowledge of professional intervention in physical education as being of low complexity, b) the decision-making process took place in the closest area to the central problem, c) the relationships of power and subordination between the leadership in the health area and the secondary professions became evident in the way the referrals were handled within the work; and d) the lack of full autonomy between the professions, except for the physicians who led the tasks in the sector.
Data da defesa: 30/08/2010
Cdigo: vtls000183220
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2010
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Jeane Barcelos Soriano
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Departamento de Educao Fsica , Universidade Estadual de Londrina . Departamento de Educao Fsica
Nvel: Dissertao (mestrado em Educao Fsica)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Educao Fsica
UEL: Programa de Ps-Graduao em Educao Fsica

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Daniela_S_Minelli.pdf
Tamanho: 996 Kb (1019615 bytes)
Criado: 14-04-2011 09:07
Atualizado: 14-04-2011 09:23
Visitas: 1284
Downloads: 39

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.