Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao Associado em Educao Fsica - UEM/UEL

Incio > Dissertaes e Teses > Cincias da Sade > Educao Fsica > Programa de Ps-Graduao Associado em Educao Fsica - UEM/UEL

Ttulo [PT]: Dimenses do conhecimento profissional na perspectiva de estudantes de educao fsica
Autor(es): Rubiane Giovani Fonseca
Palavras-chave [PT]:

Educao fsica. Profissionais. Formao de professores. Formao profissional. Conhecimento. Grupo focal. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Professional training. Knowledge. Focus group. Physical education. Brazil.
rea de concentrao: Estudos do Movimento Humano
Titulao: Mestre em Educao Fsica
Banca:
Larissa Michelle Lara [Orientador] - UEM
Suraya Crsitina Darido - Universidade Estadual Paulista Jlio de Mesquita Filho - Jundia
Jeane Barcelos Soriano - UEL
Resumo:
Resumo: A sociedade atual caracterizada pela crescente valorizao do repertrio intelectual e pela capacidade de renovao que o profissional deve ter diante das situaes encontradas no contexto de interveno. Conseqentemente, a formao deve fornecer subsdios que fundamentem o desenvolvimento dos saberes que perfazem a atuao e, tambm, deve contemplar as expectativas das demandas sociais. Por isso, necessrio reconhecer como os conhecimentos esto organizados e como se relacionam para fornecer respostas significativas ao campo de interveno profissional. Nesse sentido, o presente estudo tem o propsito de analisar como as dimenses do conhecimento profissional revelam-se no processo de formao de acadmicos do bacharelado em educao fsica, no sentido de identificar as implicaes na identidade acadmica e profissional da rea. Utilizamos a abordagem qualitativa de pesquisa por meio da utilizao de grupos focais, visando a captao das interaes existentes entre conhecimento, sujeito e ambiente, conforme os olhares dos prprios participantes no estudo. Alm das entrevistas em grupo, realizamos entrevistas individuais a fim de confirmar e fortalecer conceitos e temticas originadas nos grupos focais. Participaram do estudo 25 estudantes do primeiro ao quarto ano do curso de Educao Fsica da Universidade Estadual de Maring - UEM. Os dados coletados foram transcritos e originaram material analisado por meio de leitura, transcrio e decodificao das informaes em categorias que foram agregadas conforme o contexto e os significados atribudos aos objetos em discusso. Obtivemos trs temas principais: "Caractersticas do curso de educao fsica", que se relaciona s impresses e qualidades atribudas ao curso de formao, vivenciadas pelos alunos. Nessa categoria, foi possvel mapear que a diviso entre bacharelado e licenciatura tem forte peso nas escolhas e atribuies relacionadas aos contedos e s experincias vivenciadas ao longo da formao, influenciando na anlise dos alunos sobre o mercado de trabalho e sua insero profissional. O segundo tema, "Caractersticas do profissional de educao fsica", corresponde ao olhar dos estudantes sobre o perfil do profissional de educao fsica e dos elementos subjacentes que interferem na representao sobre o ideal de profissional. Mapeamos que os elementos valorativos, contextuais e sociais so determinantes na construo do ideal profissional e direcionam as escolhas dos alunos relacionadas aos contedos de ensino durante a formao. O terceiro tema identificado foi "Formas de acesso ao conhecimento" que refere-se s estratgias utilizadas pelos estudantes para se atualizarem e orientarem suas aes. Ao discutir os dados conclumos que os acadmicos parecem no perceber os contedos acadmico-cientficos adquiridos ao longo do curso, nas experincias que vivenciam fora da universidade. Da a busca por atualizao com colegas, outros profissionais e cursos que viabilizem adquirir saberes tcnicos que possam ser aplicados de forma imediata. Alm disso, conclumos que as percepes dos alunos sobre o que a sociedade espera do profissional, orientam a forma como os alunos constroem sua identidade profissional.

Abstract: Modern society is characterized by the increased value of the intellectual repertoire and the capacity for renewal that the professional should have the face of situations found in the context of intervention. Consequently, training must provide information to justify the development of knowledge that make up the work and also must consider the expectations of social demands. Therefore, we must recognize how the skills are organized and how they relate to provide meaningful answers to the field of professional intervention. In that sense, this study aims to examine how the dimensions of professional knowledge reveal themselves in the process of formation of academic bachelor's degree in physical education in order to identify the implications for academic identity and professional. We use a qualitative approach through the use of focus groups, aiming to capture the interactions between knowledge, subject and environment, as the eyes of the participants in the study. In addition to the group interviews, individual interviews conducted to confirm and strengthen concepts and themes arising in the focus groups. Study participants were 25 students from first to fourth year of Physical Education, Universidade Estadual de Maring - UEM. The data collected were transcribed and analyzed material originated through reading, transcribing and decoding of information into categories that were grouped according to the context and the meanings attributed to objects under discussion. e obtained three main themes: "Characteristics of physical education course", which is related to impressions and qualities attributed to the training course, experienced by students. In this category, it was possible to map the division between undergraduate and graduate-heavy choices and assignments related to content and experiences throughout the training, influencing the analysis of the students about the job market and their employability. The second theme, "Characteristics of physical education professionals", students match the look on the profile of physical education teachers and the underlying elements that influence the representation of the ideal professional. We mapped the elements of value, contextual and social determinants that are in the construction of the professional ideal and guide students' choices related to the content of teaching during training. The third theme identified was "Ways to access knowledge" which refers to strategies used by students to keep up and guide their actions. We conclude that the students seem to isn't realize the academic and scientific content acquired during the course, in experiences they live outside the university. Hence the search for update with colleagues, other professionals and courses that allow to acquire technical knowledge that can be applied immediately. Moreover, we conclude that the perceptions of students about what society expects of the professional guide how they build their professional identity.
Data da defesa: 27/08/2010
Cdigo: vtls000183224
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2010
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Larissa Michelle Lara
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Departamento de Educao Fsica , Universidade Estadual de Londrina . Centro de Educao Fsica e Esporte (UEL)
Nvel: Dissertao (mestrado em Educao Fsica)/
UEM: Programa de Ps-Graduao Associado em Educao Fsica - UEM/UEL
UEL: Programa de Ps-Graduao Associado em Educao Fsica - UEM/UEL

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Dissertao_Rubiane_Giovani_Fonseca.pdf
Tamanho: 998 Kb (1021565 bytes)
Criado: 14-04-2011 10:04
Atualizado: 14-04-2011 10:15
Visitas: 1338
Downloads: 47

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.