Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau

Consultar: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência e a Matemática

Início > Dissertações e Teses > Multidisciplinar > Ensino > Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência e a Matemática

Título [PT]: Constatações a respeito da perspectiva CTSA na formação inicial de professores de química
Autor(es): Márcia Camilo Figueiredo
Palavras-chave [PT]:

Perspectiva CTSA. Professores de Química. Formação, Química. Ensino. Formação de professores.
Palavras-chave [EN]:
CTSA perspective. Teacher's formation. Teaching of Chemistry.
Área de concentração: Ensino de Ciências e Matemática
Titulação: Mestre em Educação para a Ciência e Matemática
Banca:
Maria Aparecida Rodrigues [Orientador] - UEM
Otávio Aloísio Maldaner - UNIJUI
Neide Maria Michellan Kiouranis - UEM
Resumo:
Resumo: A formação inicial de professores tem sido alvo de debates, discussões e pesquisas no setor educacional brasileiro. No âmbito dessas questões, destacam-se as últimas mudanças relacionadas à implementação da LDBEN e das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores. Esses documentos retratam a importância de uma educação básica que propicie aos indivíduos tanto o acesso ao conhecimento científico, como o exercício da cidadania. Defendemos que essa formação pode ser alcançada por meio da abordagem CTSA. Esta pesquisa teve como objetivo investigar se o curso de Licenciatura em Química da Universidade Estadual de Maringá fornece um embasamento teórico orientado pela perspectiva CTSA. Para tanto, participaram da pesquisa onze licenciandos do quarto período do referido curso, que responderam a questionários e participaram do desenvolvimento de uma oficina temática com enfoque CTSA, intitulada "motores de combustão interna". A partir do conteúdo das respostas dos questionários, de questões e das falas dos participantes durante a intervenção pedagógica, foi possível conhecer suas concepções a respeito de Ciência, Tecnologia, Meio Ambiente e da perspectiva de ensino CTSA. A partir dos resultados, foi possível evidenciar que a perspectiva CTSA é contemplada no curso, mesmo que de forma ainda precária, com maior ênfase nas disciplinas pedagógicas. Depreende-se que boa parte dos licenciandos revelou uma compreensão pouco elaborada dessa abordagem de ensino, apresentando dificuldades em estabelecer as relações CTSA no desenvolvimento de conhecimentos químicos. Essa perspectiva de ensino será tratada com a relevância que merece nos cursos de licenciaturas quando um contingente maior de professores universitários vinculados a esses cursos compreenderem, efetivamente, sua devida importância para a formação docente.

Abstract: Teachers' initial formation has been the object of debate, discussions and research within the Brazilian educational context. The latest changes related to the implementation of LDBEN and National Curriculum Guidelines for Teachers' Formation are underscored. The above-mentioned documents demonstrate the importance of basic education that provides the subjects an access to scientific knowledge and the exercise of citizenship. The authors hold that this formation may be reached through CTSA approach. Current research investigates whether the Chemistry undergraduate course of the State University of Maringá, Maringá PR Brazil, provides a theoretical CTSA-perspective foregrounding. Eleven undergraduates of the course's fourth period participated in the questionnaires and in the development of a thematic workshop, called "Internal Combustion Engines," focused on CTSA. Participants' responses from questionnaires and discourses during the pedagogical intervention revealed their concepts with regard to Science, Technology, Environment Science and perspective to CTSA teaching. In fact, CTSA perspective has been actually discussed within the Chemistry course, albeit in a very precarious way, with greater emphasis on pedagogical disciplines. Results show that most undergraduates revealed a scanty comprehension of such approach to teaching with certain difficulties in establishing CTSA relationships in the development of knowledge on Chemistry. This teaching perspective will be dealt with greater relevance in undergraduate courses when a large number of teachers linked to these courses actually understand its true importance for teachers' formation.
Data da defesa: 25/01/2011
Código: vtls000183422
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2011
Local de Publicação: Maringá, PR
Orientador: Prof.ª Dr.ª Maria Aparecida Rodrigues
Instituição: Universidade Estadual de Maringá. Centro de Ciências Exatas
Nível: Dissertação (mestrado em Matemática)/
UEM: Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e o Ensino da Matemática

Responsavel: inez
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: Dissertação Márcia Camilo Figueiredo - PCM (25.0.1.2011).pdf
Tamanho: 2177 Kb (2229353 bytes)
Criado: 07-04-2011 11:01
Atualizado: 07-04-2011 11:13
Visitas: 2523
Downloads: 82

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponível neste sistema é de propriedade e responsabilidade de seus autores.

Voltar