Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Incio > Dissertaes e Teses > Multidisciplinar > Ensino > Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Ttulo [PT]: Constataes a respeito da perspectiva CTSA na formao inicial de professores de qumica
Autor(es): Mrcia Camilo Figueiredo
Palavras-chave [PT]:

Perspectiva CTSA. Professores de Qumica. Formao, Qumica. Ensino. Formao de professores.
Palavras-chave [EN]:
CTSA perspective. Teacher's formation. Teaching of Chemistry.
rea de concentrao: Ensino de Cincias e Matemtica
Titulao: Mestre em Educao para a Cincia e Matemtica
Banca:
Maria Aparecida Rodrigues [Orientador] - UEM
Otvio Alosio Maldaner - UNIJUI
Neide Maria Michellan Kiouranis - UEM
Resumo:
Resumo: A formao inicial de professores tem sido alvo de debates, discusses e pesquisas no setor educacional brasileiro. No mbito dessas questes, destacam-se as ltimas mudanas relacionadas implementao da LDBEN e das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formao de Professores. Esses documentos retratam a importncia de uma educao bsica que propicie aos indivduos tanto o acesso ao conhecimento cientfico, como o exerccio da cidadania. Defendemos que essa formao pode ser alcanada por meio da abordagem CTSA. Esta pesquisa teve como objetivo investigar se o curso de Licenciatura em Qumica da Universidade Estadual de Maring fornece um embasamento terico orientado pela perspectiva CTSA. Para tanto, participaram da pesquisa onze licenciandos do quarto perodo do referido curso, que responderam a questionrios e participaram do desenvolvimento de uma oficina temtica com enfoque CTSA, intitulada "motores de combusto interna". A partir do contedo das respostas dos questionrios, de questes e das falas dos participantes durante a interveno pedaggica, foi possvel conhecer suas concepes a respeito de Cincia, Tecnologia, Meio Ambiente e da perspectiva de ensino CTSA. A partir dos resultados, foi possvel evidenciar que a perspectiva CTSA contemplada no curso, mesmo que de forma ainda precria, com maior nfase nas disciplinas pedaggicas. Depreende-se que boa parte dos licenciandos revelou uma compreenso pouco elaborada dessa abordagem de ensino, apresentando dificuldades em estabelecer as relaes CTSA no desenvolvimento de conhecimentos qumicos. Essa perspectiva de ensino ser tratada com a relevncia que merece nos cursos de licenciaturas quando um contingente maior de professores universitrios vinculados a esses cursos compreenderem, efetivamente, sua devida importncia para a formao docente.

Abstract: Teachers' initial formation has been the object of debate, discussions and research within the Brazilian educational context. The latest changes related to the implementation of LDBEN and National Curriculum Guidelines for Teachers' Formation are underscored. The above-mentioned documents demonstrate the importance of basic education that provides the subjects an access to scientific knowledge and the exercise of citizenship. The authors hold that this formation may be reached through CTSA approach. Current research investigates whether the Chemistry undergraduate course of the State University of Maring, Maring PR Brazil, provides a theoretical CTSA-perspective foregrounding. Eleven undergraduates of the course's fourth period participated in the questionnaires and in the development of a thematic workshop, called "Internal Combustion Engines," focused on CTSA. Participants' responses from questionnaires and discourses during the pedagogical intervention revealed their concepts with regard to Science, Technology, Environment Science and perspective to CTSA teaching. In fact, CTSA perspective has been actually discussed within the Chemistry course, albeit in a very precarious way, with greater emphasis on pedagogical disciplines. Results show that most undergraduates revealed a scanty comprehension of such approach to teaching with certain difficulties in establishing CTSA relationships in the development of knowledge on Chemistry. This teaching perspective will be dealt with greater relevance in undergraduate courses when a large number of teachers linked to these courses actually understand its true importance for teachers' formation.
Data da defesa: 25/01/2011
Cdigo: vtls000183422
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2011
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Maria Aparecida Rodrigues
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Exatas
Nvel: Dissertao (mestrado em Matemtica)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Educao para a Cincia e o Ensino da Matemtica

Responsavel: inez
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Dissertao Mrcia Camilo Figueiredo - PCM (25.0.1.2011).pdf
Tamanho: 2177 Kb (2229353 bytes)
Criado: 07-04-2011 11:01
Atualizado: 07-04-2011 11:13
Visitas: 2483
Downloads: 82

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.