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Título [PT]: A atuação do psicólogo no ensino público do Paraná : contribuições da psicologia hitórico-cultural
Autor(es): Patrícia Vaz de Lessa
Palavras-chave [PT]:

Psicologia escolar. Psicologia educacional. Psicologia. Ensino público. Psicólogos escolares. Atuação critica. Prática. Psicologia histórico-cultural. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
School Psychology. Historical-Cultural Psychology. Critical Practice. Brazil.
Área de concentração: Constituição do sujeito e historicidade
Titulação: Mestre em Psicologia
Banca:
Marilda Gonçalves Dias Facci [Orientador] - UEM
Marilene Proença Rebello de Souza - USP
Sanches Tessaro Leonardo - UEM
Resumo:
Resumo: Na atualidade vários estudos são realizados para analisar como está sendo desenvolvida a prática do psicólogo escolar, que tem sido geralmente destacado para lidar com as queixas escolares. Essa pesquisa busca contribuir com essa linha de investigação e, dessa forma, delimitamos como objetivos gerais desta dissertação identificar e analisar as práticas desenvolvidas pelos psicólogos na rede pública do Estado do Paraná e examinar como ocorre o processo de atendimento às queixas escolares no grupo investigado. Atentamo-nos também para compreender em que medida os profissionais apresentam elementos de uma concepção crítica em sua forma de atuação, pertinentes às discussões recentes na área de Psicologia Escolar e Educacional em defesa de um ensino que possibilite a todos o acesso ao conhecimento produzido historicamente. O estudo buscou fundamentação nos pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural - que se assenta no Materialismo Histórico e Dialético - e foi constituído de pesquisa bibliográfica, na qual fazemos um recorte do movimento histórico que constituiu a Psicologia enquanto área de conhecimento na Educação e de uma pesquisa de campo. Discorremos sobre a constituição histórica da atuação do psicólogo escolar, pautado inicialmente por uma visão tradicional, que foi alvo de críticas por volta de 1980, culminando com uma atuação baseando-se em pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural, fundamentada no marxismo. Quanto à pesquisa de campo realizada com os psicólogos, na primeira fase, foram enviados 385 questionários e obtivemos o retorno de 95. Na segunda fase, das entrevistas, foram selecionados nove profissionais que demonstraram nas respostas dos questionários, elementos que compõe uma concepção crítica de atuação. Dentre os principais resultados salientamos que os profissionais vivenciam um momento de transição, pois percebemos, ao longo da pesquisa, que existe um movimento de avanço nas práticas e na compreensão das queixas escolares, evidenciadas nas ações que envolvem todo o contexto escolar, que buscam superar a visão tradicional, com enfoque clínico. Entendemos que o trabalho se justifica pela contribuição e reflexões quanto à utilização dos pressupostos da Escola de Vigotski para a compreensão dialética que envolve as relações no contexto escolar. Além disso, consideramos que a contribuição da pesquisa está em abordar como a Psicologia crítica vem sendo desenvolvida na prática diária dos profissionais no contexto escolar, assim como mapear a presença de psicólogos na rede pública do Estado do Paraná. Análises pautadas nessa fundamentação teórica podem contribuir para a elucidação da realidade escolar vivida e propostas de intervenção que levem em conta a historicidade dos fenômenos humanos que estão presentes no processo pedagógico. A reflexão sobre as formas como utilizamos nosso saber e compreensão sobre esses processos deve ser constante na prática do psicólogo escolar com vistas a contribuir com a escola na socialização dos conhecimentos científicos.

Abstract: Various studies have been currently carried out to analyze the practices of school psychologists, who have to deal with school-related complaints. This study aims to contribute with this investigation and its general objectives are to identify and analyze the practices developed by psychologists in the public schools of Paraná State as well as to examine how such complaints are dealt with, within the investigated group. It also looks at understanding how the professionals present elements of critical concepts in their performance, relevant to the recent discussions in the field of School and Educational Psychology that allows everyone access to historically produced knowledge. The study sought reasons in the assumptions of the Cultural-historical psychology - that sits on the historical-dialectal materialism; on literature review which draws a profile of the historical movement that constitutes psychology as an area of knowledge in Education; and finally on field research carried out with psychologists. It has briefly discussed the historical constitution of the school psychologist, initially supported by a traditional point of view, criticized in the 1980´s, resulting in a performance based on assumptions of the Cultural-Historical Psychology, grounded on Marxism. As for the field research carried out among the psychologists, in the first phase, out of 385 questionnaires sent, 85 were answered. In the second phase, nine professionals were selected from the interviews. These professionals demonstrated elements in their answers that make up a critical conception of their practice. Then, the data collected from the questionnaire will be presented. Among the most important results, the fact that professionals go through a transitional period has been emphasized, for it has been noticed throughout the research that there is an ongoing movement towards practices and understanding of school complaints pointed out in the actions that involve the school context, which seeks to outgrow the traditional view, with a clinical focus. We consider that this work can be justified by the contributions and reflections as to the usage of the assumptions of Vygotsky school to the dialectal understanding the involves human relationships in the school context. It is also considered that this research may contribute by approaching Psychology as a means to map the presence of psychologists in the public schools of Paraná State. Analysis based on these theoretical groundings may contribute to the interpretation of school reality and interventions that take into account the historical background existing in the pedagogical process. The reflection on how we use our knowledge and understanding of such processes must be constant and continual in our practices and must contribute to the process of socialization of scientific knowledge.
Data da defesa: 03/12/2010
Código: vtls000183508
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2010
Local de Publicação: Maringá, PR
Orientador: Prof.ª Dr.ª Marilda Gonçalves Dias Facci
Instituição: Universidade Estadual de Maringá. Departamento de Psicologia
Nível: Dissertação (mestrado em Psicologia)/
UEM: Programa de Pós-Graduação em Psicologia

Responsavel: beth
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: PPI-UEM_2010_Patricia.pdf
Tamanho: 2965 Kb (3036549 bytes)
Criado: 04-04-2011 10:19
Atualizado: 04-04-2011 10:33
Visitas: 1847
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