Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Psicologia

Incio > Dissertaes e Teses > Cincias Humanas > Psicologia > Programa de Ps-Graduao em Psicologia

Ttulo [PT]: A atuao do psiclogo no ensino pblico do Paran : contribuies da psicologia hitrico-cultural
Autor(es): Patrcia Vaz de Lessa
Palavras-chave [PT]:

Psicologia escolar. Psicologia educacional. Psicologia. Ensino pblico. Psiclogos escolares. Atuao critica. Prtica. Psicologia histrico-cultural. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
School Psychology. Historical-Cultural Psychology. Critical Practice. Brazil.
rea de concentrao: Constituio do sujeito e historicidade
Titulao: Mestre em Psicologia
Banca:
Marilda Gonalves Dias Facci [Orientador] - UEM
Marilene Proena Rebello de Souza - USP
Sanches Tessaro Leonardo - UEM
Resumo:
Resumo: Na atualidade vrios estudos so realizados para analisar como est sendo desenvolvida a prtica do psiclogo escolar, que tem sido geralmente destacado para lidar com as queixas escolares. Essa pesquisa busca contribuir com essa linha de investigao e, dessa forma, delimitamos como objetivos gerais desta dissertao identificar e analisar as prticas desenvolvidas pelos psiclogos na rede pblica do Estado do Paran e examinar como ocorre o processo de atendimento s queixas escolares no grupo investigado. Atentamo-nos tambm para compreender em que medida os profissionais apresentam elementos de uma concepo crtica em sua forma de atuao, pertinentes s discusses recentes na rea de Psicologia Escolar e Educacional em defesa de um ensino que possibilite a todos o acesso ao conhecimento produzido historicamente. O estudo buscou fundamentao nos pressupostos da Psicologia Histrico-Cultural - que se assenta no Materialismo Histrico e Dialtico - e foi constitudo de pesquisa bibliogrfica, na qual fazemos um recorte do movimento histrico que constituiu a Psicologia enquanto rea de conhecimento na Educao e de uma pesquisa de campo. Discorremos sobre a constituio histrica da atuao do psiclogo escolar, pautado inicialmente por uma viso tradicional, que foi alvo de crticas por volta de 1980, culminando com uma atuao baseando-se em pressupostos da Psicologia Histrico-Cultural, fundamentada no marxismo. Quanto pesquisa de campo realizada com os psiclogos, na primeira fase, foram enviados 385 questionrios e obtivemos o retorno de 95. Na segunda fase, das entrevistas, foram selecionados nove profissionais que demonstraram nas respostas dos questionrios, elementos que compe uma concepo crtica de atuao. Dentre os principais resultados salientamos que os profissionais vivenciam um momento de transio, pois percebemos, ao longo da pesquisa, que existe um movimento de avano nas prticas e na compreenso das queixas escolares, evidenciadas nas aes que envolvem todo o contexto escolar, que buscam superar a viso tradicional, com enfoque clnico. Entendemos que o trabalho se justifica pela contribuio e reflexes quanto utilizao dos pressupostos da Escola de Vigotski para a compreenso dialtica que envolve as relaes no contexto escolar. Alm disso, consideramos que a contribuio da pesquisa est em abordar como a Psicologia crtica vem sendo desenvolvida na prtica diria dos profissionais no contexto escolar, assim como mapear a presena de psiclogos na rede pblica do Estado do Paran. Anlises pautadas nessa fundamentao terica podem contribuir para a elucidao da realidade escolar vivida e propostas de interveno que levem em conta a historicidade dos fenmenos humanos que esto presentes no processo pedaggico. A reflexo sobre as formas como utilizamos nosso saber e compreenso sobre esses processos deve ser constante na prtica do psiclogo escolar com vistas a contribuir com a escola na socializao dos conhecimentos cientficos.

Abstract: Various studies have been currently carried out to analyze the practices of school psychologists, who have to deal with school-related complaints. This study aims to contribute with this investigation and its general objectives are to identify and analyze the practices developed by psychologists in the public schools of Paran State as well as to examine how such complaints are dealt with, within the investigated group. It also looks at understanding how the professionals present elements of critical concepts in their performance, relevant to the recent discussions in the field of School and Educational Psychology that allows everyone access to historically produced knowledge. The study sought reasons in the assumptions of the Cultural-historical psychology - that sits on the historical-dialectal materialism; on literature review which draws a profile of the historical movement that constitutes psychology as an area of knowledge in Education; and finally on field research carried out with psychologists. It has briefly discussed the historical constitution of the school psychologist, initially supported by a traditional point of view, criticized in the 1980s, resulting in a performance based on assumptions of the Cultural-Historical Psychology, grounded on Marxism. As for the field research carried out among the psychologists, in the first phase, out of 385 questionnaires sent, 85 were answered. In the second phase, nine professionals were selected from the interviews. These professionals demonstrated elements in their answers that make up a critical conception of their practice. Then, the data collected from the questionnaire will be presented. Among the most important results, the fact that professionals go through a transitional period has been emphasized, for it has been noticed throughout the research that there is an ongoing movement towards practices and understanding of school complaints pointed out in the actions that involve the school context, which seeks to outgrow the traditional view, with a clinical focus. We consider that this work can be justified by the contributions and reflections as to the usage of the assumptions of Vygotsky school to the dialectal understanding the involves human relationships in the school context. It is also considered that this research may contribute by approaching Psychology as a means to map the presence of psychologists in the public schools of Paran State. Analysis based on these theoretical groundings may contribute to the interpretation of school reality and interventions that take into account the historical background existing in the pedagogical process. The reflection on how we use our knowledge and understanding of such processes must be constant and continual in our practices and must contribute to the process of socialization of scientific knowledge.
Data da defesa: 03/12/2010
Cdigo: vtls000183508
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2010
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Marilda Gonalves Dias Facci
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Departamento de Psicologia
Nvel: Dissertao (mestrado em Psicologia)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Psicologia

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: PPI-UEM_2010_Patricia.pdf
Tamanho: 2965 Kb (3036549 bytes)
Criado: 04-04-2011 10:19
Atualizado: 04-04-2011 10:33
Visitas: 1269
Downloads: 41

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.