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Ttulo [PT]: Teoria de L. S. Vigotski e o atendimento educacional aos transtornos globais do desenvolvimento : da identificao da conduta desviante formao do homem cultural
Autor(es): Dayene Patrcia Gatto
Palavras-chave [PT]:

Psicologia do desenvolvimento. Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGDs). Materialismo histrico-dialtico. Teoria Histrico-Cultural. Defectologia. Escola de Vigotski. Autismo. Educao. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Pervasive developmental disorders. Historic-dialectical materialism. Historic-cultural theory. Disabilities. Vygotsky. Brazil.
rea de concentrao: Constituio do Sujeito e Historicidade
Titulao: Mestre em Psicologia
Banca:
Sonia Mari Shima Barroco [Orientador] - UEM
Silvana Calvo Tuleski - UEM
Newton Duarte - UNESP
Marines Saraiva - UEM
Resumo:
Resumo: A presente dissertao resultado de pesquisa bibliogrfica sobre os chamados Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGDs). Objetiva investigar quais os pressupostos acerca do desenvolvimento e quais propostas educacionais so apresentadas do ponto de vista hegemnico e, em contraposio, sistematizar algumas das premissas da Escola de Vigotski para a compreenso do tema com base em outra referncia terico-metodolgica. Essa dissertao se vincula ao Projeto de Pesquisa Psicologia Histrico-Cultural e Defectologa: estudo das contribuies/implicaes terico-metodolgicas soviticas para a apropriao da linguagem verbal por alunos com deficincias e para a constituio das suas subjetividades (DPI-UEM), coordenado pela Prof. Dr. Sonia Mari Shima Barroco. As discusses aqui tecidas foram norteadas pelo mtodo histrico-dialtico e sistematizaram as contribuies vigotskianas para a educao das pessoas com comportamento diferenciado por peculiaridades orgnicas, por aquelas decorrentes de processos educacionais ou pela dinmica entre ambas. Tal teoria foi assumida na tentativa de considerarmos a totalidade social para a adequada compreenso do psiquismo humano tambm nas formas desviantes. Inicialmente, discutimos alguns dos aspectos e pressupostos hegemnicos fundamentais abordados pela literatura especializada com relao, entre outros fatores, ao diagnstico e aos processos educacionais voltados aos TGDs. Tecemos algumas reflexes acerca da prtica social na atualidade, pressupondo que o contedo intrapsicolgico esteve, a priori, posto extra psicologicamente, procurando-se abordar aspectos da complexidade social e histrica e suas dimenses para a adequada compreenso dos casos de desenvolvimento humano especfico. Voltamos ainda nossa ateno para algumas discusses metodolgicas no mbito das relaes entre o materialismo histrico-dialtico e a teoria histrico-cultural, sobre a crise da psicologia e sobre os pressupostos e proposies de Vigotski e seus colaboradores para a educao comum e especial. Trabalhamos tambm com a hiptese de que as elaboraes vigotskianas se apresentam como fecundas para um maior entendimento da constituio do humano no homem, mesmo quando este se apresenta, em seu desenvolvimento, diferenciado de seus pares. Voltamos nossos esforos, a seguir, para a compreenso de algumas questes relativas metodologia defendida por Vigotski, interessando-nos encontrar recursos tericos que afirmassem a possibilidade de uma compreenso historicizada do psiquismo tambm nos casos desviantes, que orientassem uma prtica avaliativa e formas diferenciadas de interveno educacional. Finalmente, tratamos das contribuies da escola de Vigotski para a humanizao das pessoas com TGDs. Conclumos sobre as importantes contribuies da referida escola terica com relao ao levantamento de recursos terico-metodolgicos que sinalizam a possibilidade de uma compreenso historicizada do psiquismo no caso dos TGDs, e indicam a necessidade de intervenes educacionais enriquecidas, ao se assumir como meta a humanizao ao mximo possvel, com vistas ao que podem se tornar esses alunos com o apoio necessrio e do qual os educadores e a educao no podem prescindir. Por fim, fica o entendimento de que a Teoria Histrico-Cultural de modo geral, e no que se refere Defectologia, pode subsidiar um corpo terico-metodolgico com vistas ao mximo desenvolvimento possvel das pessoas sob a condio de TGDs.

Abstract: This research is the result of bibliographical study about Pervasive Developmental Disorders (PDD), which aims to investigate the assumptions about development and educational proposals which are presented in hegemonic terms and, in contrast, describe some of the assumptions of the School of Vygotsky to understanding issue based on other theoretical and methodological reference. This thesis is linked to the Research Project Historical-Cultural Psychology and Defectology: a study of the contributions / implications theoretical and methodological Soviet for the appropriation of verbal language for students with disabilities and the constitution of their subjectivities, coordinated by Prof. Dr. Sonia Mari Shima Barroco. The discussions here were woven guided by historical-dialectical materialism and systematized the vigotskian contributions to the education of people with different behavior due to organic peculiarities, for those arising from educational processes or the dynamics between them. This theory was taken in an attempt to consider the social totality to an appropriate understanding of human psyche also in deviant ways. First, we discuss some of the fundamental aspects and hegemonic assumptions addressed by the literature with respect to, among other factors, diagnosis and education processes directed to the PDD. We made some reflections on the social practice today, assuming that the intrapsychological content was, at first, extrapsycologically based, seeking to address issues of social and historical complexity and its dimensions for the proper understanding of the specific cases of human development. We returned our attention to some further methodological discussions in relations between the historical and dialectical materialism and historical-cultural theory, about the crisis of psychology and on the assumptions and propositions of Vygotsky and his collaborators for the common and special education. We also work with the hypothesis that the vigotskyan elaborations is fruitful for a better understanding of the constitution of the human in man, even when it presents itself, in its development, different from their peers. We turned our efforts, then, to understand some aspects of the methodology advocated by Vygotsky, interested in finding resources theorists who assert the possibility of a historicized understanding of the psyche also in the outliers, which will assist in an evaluation practice and forms of educational intervention. Finally, we explore the contributions of Vygotsky's school for the humanization of people with PDD, highlighting the important contributions of this theoretical school in relation to fund raising theoretical-methodological that signaled the possibility of a historicized understanding of the psyche in the case of PDD, and enriched educational interventions, assuming as north the humanization as much as possible, with views to what these students can become with the necessary support and education and what educators can not do without. We complemented our discussion the understanding that the Historic-Cultural Theory in general and with regard to Defectology, can support a theoretical-methodological aiming for a maximum possible development of the people under the condition of PDD.
Data da defesa: 2010
Cdigo: vtls000183537
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2010
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Sonia Mari Shima Barroco
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Departamento de Psicologia
Nvel: Dissertao (mestrado em Psicologia)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Psicologia

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: PPI-UEM_2010_Dayene.PDF
Tamanho: 1129 Kb (1156464 bytes)
Criado: 04-04-2011 11:26
Atualizado: 04-04-2011 11:38
Visitas: 1528
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