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Consultar: Programa de Ps-Graduao em Letras

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Ttulo [PT]: Letramento e identidades sociais em um municpio multilngue no Paran
Autor(es): Jakeline Aparecida Semechechem
Palavras-chave [PT]:

Letramento. Contexto multilinge. Identidade, Letramento. Grupos tnicos. Fala-em-interao. Identidades sociais. Eventos de letramento. Contexto multilinge. Paran. (Estado). Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Social identities. Literacy events. Multilingual context. Paran. State. Brazil.
rea de concentrao: Estudos Lingusticos
Titulao: Mestre em Letras
Banca:
Neiva Maria Jung [Orientador] - UEM
Edson Carlos Romualdo - UEM
Ana Maria Stahl Zilles - Unisinos-RS
Resumo:
Resumo: Este trabalho relata um estudo qualitativo-interpretativo de cunho etnogrfico que procurou investigar que identidades ou categorias eram tornadas relevantes e de que modo os participantes da fala-em-interao se orientavam para elas em eventos de letramento na Escola Prudente de Moraes, inserida em um municpio multilinge, localizado no sudeste do Paran. Para isso, foram gravadas 18 horas de aulas em udio e vdeo em uma 3. srie do Ensino Mdio e transcritos os segmentos selecionados. Tambm foram aplicados questionrios e realizadas entrevistas com os alunos e os professores. Para uma compreenso alm da fala-em-interao situada, foram gerados dados na comunidade com base nos procedimentos da etnografia, como entrevistas, questionrios e observaes com notas de campo. Os pressupostos tericos que subsidiaram a anlise dos dados so as proposies dos Novos Estudos de Letramento (NLS), concebendo letramento como prtica social, os procedimentos analtico-metodolgicos sobre fala-em-interao da Anlise da Conversa Etnometodolgica (ACE) e da Sociolingstica Interacional (SI) e conceitos de identidade da Etnometodolgica e da Anlise de Pertencimento a Grupos Sociais (MCA). Em termos de resultados, a anlise dos dados de fala-em-interao revelou que, na sequencialidade da fala-em-interao, alm do pertencimento aos grupos sociais de professor e aluno, outras identidades sociais foram tornadas relevantes, como a identidade tnica, a identidade rural e a identidade religiosa. Algumas dessas identidades foram assumidas, como a identidade tnica alem e ucraniana, bem como a catlica, e outras rejeitadas, como a identidade evanglica e a identidade rural, assumida somente quando legitimada pela professora que se inclui como membro dessa categoria. Em termos de letramento, esses dados evidenciaram que essas identidades sociais interferem na participao daqueles que pertencem a essas categorias e na configurao dos eventos de letramento. Na relao com a comunidade, esses dados da escola apontam para processos identitrios e conflitos presentes no municpio de So Josafat, um contexto multilngue minoritarizado no qual as relaes no so homogneas, mas h identidades mais legitimadas, conforme os valores locais e as relaes entre os diferentes grupos tnicos, sociais e religiosos. A comunidade encontra-se em um momento de transio, a reconfigurao populacional, as novas religies e a orientao para o urbano, em uma comunidade predominantemente rural, contribuem para conflitos identitrios nesse municpio.

Abstract: This paper reports a qualitative-interpretive ethnographic research method which investigated what kind of identities would be relevant in talk-interaction during literacy events, at Prudente de Moraes School, inside a multilingual contextualized town, in Southeast of Paran State. To support this work, on 3th level of Secondary Education Class, 18 hours of lectures were recorded on audio and video and was made transcription of recorded material. Questionnaires and interviews were filled by those students and teachers. In order to improve the comprehension besides situated talk-in-interaction, researcher's field work notes were incorporated to this work, participant observation, as well interviews and questionnaires were similarly applied to the community. These methods were all of them based on Data Collection methods of Ethnographic Methodology skills. Theoretical background that based the data analysis was: New Literacy Studies (NLS), with its socio-cultural approach, Ethnomethodological Conversation Analysis with their Methodological-Analytic Procedures (ECA) and Interactional Sociolinguistics (IS) as well Ethnomethodological Concepts of Identity and also Membership Categorization Analysis, (MCA). About results, talk-interaction data analysis showed on sequentiality talk-interaction, beyond the membership categorizations as teacher, as student and other kind of social identities, revealed other identities roles such as ethnic identity, ruralist identity and religious identity. Some of those identity roles were assumed such as the Germanic identity, Ukrainian identity and Catholic identity. By the other side, some of identity roles were rejected likewise the evangelical religious identity and the ruralist identity. The ruralist identity had been denied by some members of it, but it was assumed by these members, just when the teacher class, assumed herself as a member of this ruralist identity. About Literacy issues data indicated clearly that these social identities interfere with those members who negotiate them and with the literacy events configuration too. About community, school database showed perceptible identity process stuff and conflicts which have been existing in this town and indicates the presence of a "minoritarizated" multilingual context where relationships are not homogeneous but also there are identities which are more legitimated than the others, depending on local values and the negotiation among different ethnical, social and religious groups. In addition the community has been in transition at the moment. Population rearrangement approaches, new religions and orientation for an urban way of living inside a predominant rural community corroborate the identity conflicts in this town.
Data da defesa: 30/09/2010
Cdigo: vtls000183600
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2010
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Neiva Maria Jung
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Departamento de Letras
Nvel: Dissertao (mestrado em Letras)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Letras

Responsavel: inez
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Dissertao completa.pdf
Tamanho: 1466 Kb (1501304 bytes)
Criado: 16-05-2011 10:23
Atualizado: 16-05-2011 10:31
Visitas: 781
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