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Título [PT]: O trabalho educativo do enfermeiro na estratégia saúde da família no âmbito da 10ª Regional de Saúde do Paraná
Autor(es): Simone Roecker
Palavras-chave [PT]:
Saúde da família. Atenção primária à saúde. Educação em Saúde. Enfermagem em saúde pública. Papel do profissional de Enfermagem. Continuidade da assistência ao paciente. Brasil. |
Palavras-chave [EN]:
Family health. Primary health care. Health education. Public health nursing. Nurse’s role. Brazil. |
Área de concentração: O cuidado à saúde nos diferentes ciclos da vida
Titulação: Mestre em Enfermagem
Banca:
Sônia Silva Marcon [Orientador] - UEM
Elisabete de Fátima Polo de Almeida Nunes - UEL
Maria de Lourdes Denardin Budó - Universidade Federal de Santa Maria |
Resumo:
Resumo: A educação em saúde na prestação do cuidado à população, no âmbito da Estratégia Saúde da Família (ESF), constitui-se como uma atividade essencial a toda a equipe multiprofissional, em especial ao enfermeiro. E tal atividade envolve, não somente o ensinamento de hábitos saudáveis de vida, mas também, o preparo do indivíduo para buscar melhores condições de vida, estimulando-o ao exercício de sua autonomia e do controle social. Diante do exposto, o objetivo do estudo foi compreender a percepção dos enfermeiros sobre o trabalho educativo desenvolvido na ESF, no âmbito da 10ª Regional de Saúde do Estado do Paraná. Trata-se de um estudo descritivo-exploratório, com abordagem qualitativa. Os dados foram coletados junto a 20 enfermeiros que atuam na ESF no âmbito da 10ª Regional de Saúde, por meio de entrevistas semiestruturadas, durante o mês de abril de 2010 e submetidos à análise de conteúdo categorial (Bardin). Os resultados demonstram que os enfermeiros compreendem o conceito de educação em saúde e reconhecem a sua relevância, especialmente no tocante à atenção primária à saúde, contudo, as ações educativas por eles realizadas ainda estão aquém do preconizado pela ESF e, em sua maioria, atreladas ao modelo tradicional de educação em saúde. As ações educativas são realizadas tanto no âmbito individual quanto coletivo, e são, quase exclusivamente, vinculadas a programas e políticas do Ministério da Saúde, ou seja, voltadas às atividades que são estabelecidas e já estão instituídas pela Regional e Secretarias de Saúde dos municípios os quais integram esta Regional de Saúde. Observou-se que esporadicamente são desenvolvidas atividades educativas diferenciadas, a partir da observação do enfermeiro quanto às necessidades da população, mas sem a efetiva participação desta. São enfrentados diversos obstáculos na realização da prática educativa devido ao desconhecimento das tendências pedagógicas, das metodologias e da falta de sistematização das ações que guiam o fazer educativo dos enfermeiros. Além desses obstáculos, os enfermeiros enfrentam diversas dificuldades no desenvolvimento da educação em saúde referente aos usuários, aos membros da equipe multiprofissional, aos gestores e à insuficiência de recursos físicos, materiais e financeiros. Foi possível observar que a partir das dificuldades sentidas, os profissionais buscam alternativas diferenciadas para superá-las e sugerem modificações visando à melhoria do cuidado à população, principalmente, no que tange ao trabalho educativo. Nesse sentido, ressalta-se a necessidade de se esclarecer melhor os objetivos da ESF relacionados com a educação em saúde aos profissionais atuantes neste modelo assistencial, estabelecendo um processo de capacitação e de educação permanente, além de desenvolver meios de sistematizar a educação em saúde desde a formação profissional. Desse modo, a educação em saúde não deve ser considerada apenas como mais uma atividade a ser realizada na ESF, mas sim, uma prática que alicerça e reorienta toda a atenção primária, a fim de promover a saúde dos indivíduos, das famílias e da comunidade.
Abstract: Health education in providing care to the population, in the scope of the Family Health Strategy (FHS), it was established as an essential activity to all multi-professional staff, especially to the nurse. And such activity involves, not only the teaching of healthy habits for life, but also, the prepare the individual to seek better life conditions, encouraging him to exercise his autonomy and social control. Before exposed, the aim of this study was to understand the nurses' perception about the educational work developed in the FHS, in the scope of the 10th Regional Health of the State of Parana. This is a descriptive exploratory study, with qualitative research. The data were collected from 20 nurses that work in the FHS in the scope of the 10th Regional Health, through semi-structured interviews, during the month of April 2010 and submitted to the categorical content analysis (Bardin). The results show that nurses understand the concept of health education and recognize its relevance, especially concerning to primary health care, however, the educational actions achieved by them are still below the recommended by the FHS and, mostly, tied to the traditional model of health education. The educational actions are conducted as much in individual as collective scope, and are, almost exclusively, tied to programs and policies of the Ministry of Health, in other words, toward to activities that are established and already are imposed by the Regional and Departments Health of the municipalities which integrate this Regional Health. It was observed that sporadically differentiated educational activities are developed, through the nurse's observation on the needs of the population, but without her active participation. They are faced several obstacles in the realization of educational practice due to the unawareness of pedagogical trends, of methodologies and lack of systematization on the actions that lead the make educative of nurses. Besides these obstacles, the nurses face several difficulties in the health education development referent to users, to members of the multi-professional team, to managers and to insufficiency of physical, material and financial resources. It was possible to observe that, through difficulties experienced, the professionals seek different alternatives to overcome them and suggest changes aiming improvement to the population care, mainly, regarding to educational work. Therefore, it was emphasized the need to clarify better the objectives of the FHS related with the health education for professionals working in this care model, establishing a process of training and continuing education, besides develop means to systematize the health education since the professional formation. Thus, health education must not be considerate just as another activity to be achieved at FHS, but as a practice that sustain and reorients all primary care, aim to promote the health of individuals, families and community.
Resumen: La educación en salud en la prestación del cuidado a la población, en el ámbito de la Estrategia Salud de la Familia (ESF), se constituye como una actividad esencial a todo el equipo multiprofesional, en especial al enfermero. Esta actividad envuelve, no solo la enseñanza de hábitos saludables de vida, sino también, el preparo del individuo para buscar mejores condiciones de vida, estimulándolo al ejercicio de su autonomía y del control social. Delante de lo expuesto, el objetivo del estudio fue comprender la percepción de los enfermeros sobre el trabajo educativo desarrollado en la ESF, en el ámbito de la 10ª Regional de Salud del Estado de Paraná. Se trata de un estudio descriptivo-exploratorio, con abordaje cualitativo. Los datos fueron recogidos junto a 20 enfermeros que actúan en la ESF en el ámbito de la 10ª Regional de Salud, por medio de entrevistas semiestructuradas, durante el mes de abril de 2010 y sometidos al análisis de contenido categorial (Bardin). Los resultados demuestran que los enfermeros comprenden el concepto de educación en salud y reconocen su relevancia, especialmente en lo que respecta a la atención primaria a la salud, con todo, lãs acciones educativas por ellos realizadas aún están por debajo del preconizado por la ESF y, em su mayoría, mezcladas al modelo tradicional de educación en salud. Las acciones educativas son realizadas tanto en el ámbito individual como colectivo, y son, casi exclusivamente, vinculadas a programas y políticas del Ministerio de la Salud, o sea, dirigidas a las actividades que son establecidas y ya están instituidas por la Regional y Secretarías de Salud de los municipios, los cuales integran esta Regional de Salud. Se observó que esporádicamente son desarrolladas actividades educativas diferenciadas, a partir de la observación del enfermero con relación a las necesidades de la población, pero sin la efectiva participación de ésta. Son enfrentados diversos obstáculos en la realización de la práctica educativa debido al desconocimiento de las tendencias pedagógicas, de las metodologías y de la falta de sistematización de las acciones que guían el hacer educativo de los enfermeros. Además de esos obstáculos, los enfermeros enfrentan diversas dificultades en el desarrollo de la educación en salud referente a los usuarios, a los miembros del equipo multiprofesional, a los gestores y a la insuficiencia de recursos físicos, materiales y financieros. Fue posible observar que a partir de las dificultades sentidas, los profesionales buscan alternativas diferenciadas para superarlas y sugieren cambios pretendiendo la mejoría del cuidado a la población, principalmente a lo que se refiere al trabajo educativo. En ese sentido, resaltamos la necesidad de se aclarar mejor los objetivos de la ESF relacionados con la educación en salud a los profesionales actuantes en este modelo asistencial, estableciendo un proceso de capacitación y de educación permanente, además de desarrollar medios de sistematizar la educación en salud desde la formación profesional. De ese modo, la educación en salud no debe ser considerada apenas como más una actividad a ser realizada en la ESF, sino una práctica que fundamenta y reorienta toda la atención primaria, a fin de promover la salud de los individuos, de lãs familias y de la comunidad. |
Data da defesa: 2010
Código: vtls000184210
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2010
Local de Publicação: Maringá, PR
Orientador: Prof.ª Dr.ª Sonia Silva Marcon
Instituição: Universidade Estadual de Maringá. Departamento de Enfermagem
Nível: Dissertação (mestrado em Enfermagem)/
UEM: Programa de Pós-Graduação em Enfermagem |
Responsavel: beth
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: simone_roecker.pdf
Tamanho: 1276 Kb (1306563 bytes)
Criado: 27-05-2011 12:05
Atualizado: 27-05-2011 12:16
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