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Ttulo [PT]: O trabalho educativo do enfermeiro na estratgia sade da famlia no mbito da 10 Regional de Sade do Paran
Autor(es): Simone Roecker
Palavras-chave [PT]:

Sade da famlia. Ateno primria sade. Educao em Sade. Enfermagem em sade pblica. Papel do profissional de Enfermagem. Continuidade da assistncia ao paciente. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Family health. Primary health care. Health education. Public health nursing. Nurses role. Brazil.
rea de concentrao: O cuidado sade nos diferentes ciclos da vida
Titulao: Mestre em Enfermagem
Banca:
Snia Silva Marcon [Orientador] - UEM
Elisabete de Ftima Polo de Almeida Nunes - UEL
Maria de Lourdes Denardin Bud - Universidade Federal de Santa Maria
Resumo:
Resumo: A educao em sade na prestao do cuidado populao, no mbito da Estratgia Sade da Famlia (ESF), constitui-se como uma atividade essencial a toda a equipe multiprofissional, em especial ao enfermeiro. E tal atividade envolve, no somente o ensinamento de hbitos saudveis de vida, mas tambm, o preparo do indivduo para buscar melhores condies de vida, estimulando-o ao exerccio de sua autonomia e do controle social. Diante do exposto, o objetivo do estudo foi compreender a percepo dos enfermeiros sobre o trabalho educativo desenvolvido na ESF, no mbito da 10 Regional de Sade do Estado do Paran. Trata-se de um estudo descritivo-exploratrio, com abordagem qualitativa. Os dados foram coletados junto a 20 enfermeiros que atuam na ESF no mbito da 10 Regional de Sade, por meio de entrevistas semiestruturadas, durante o ms de abril de 2010 e submetidos anlise de contedo categorial (Bardin). Os resultados demonstram que os enfermeiros compreendem o conceito de educao em sade e reconhecem a sua relevncia, especialmente no tocante ateno primria sade, contudo, as aes educativas por eles realizadas ainda esto aqum do preconizado pela ESF e, em sua maioria, atreladas ao modelo tradicional de educao em sade. As aes educativas so realizadas tanto no mbito individual quanto coletivo, e so, quase exclusivamente, vinculadas a programas e polticas do Ministrio da Sade, ou seja, voltadas s atividades que so estabelecidas e j esto institudas pela Regional e Secretarias de Sade dos municpios os quais integram esta Regional de Sade. Observou-se que esporadicamente so desenvolvidas atividades educativas diferenciadas, a partir da observao do enfermeiro quanto s necessidades da populao, mas sem a efetiva participao desta. So enfrentados diversos obstculos na realizao da prtica educativa devido ao desconhecimento das tendncias pedaggicas, das metodologias e da falta de sistematizao das aes que guiam o fazer educativo dos enfermeiros. Alm desses obstculos, os enfermeiros enfrentam diversas dificuldades no desenvolvimento da educao em sade referente aos usurios, aos membros da equipe multiprofissional, aos gestores e insuficincia de recursos fsicos, materiais e financeiros. Foi possvel observar que a partir das dificuldades sentidas, os profissionais buscam alternativas diferenciadas para super-las e sugerem modificaes visando melhoria do cuidado populao, principalmente, no que tange ao trabalho educativo. Nesse sentido, ressalta-se a necessidade de se esclarecer melhor os objetivos da ESF relacionados com a educao em sade aos profissionais atuantes neste modelo assistencial, estabelecendo um processo de capacitao e de educao permanente, alm de desenvolver meios de sistematizar a educao em sade desde a formao profissional. Desse modo, a educao em sade no deve ser considerada apenas como mais uma atividade a ser realizada na ESF, mas sim, uma prtica que alicera e reorienta toda a ateno primria, a fim de promover a sade dos indivduos, das famlias e da comunidade.

Abstract: Health education in providing care to the population, in the scope of the Family Health Strategy (FHS), it was established as an essential activity to all multi-professional staff, especially to the nurse. And such activity involves, not only the teaching of healthy habits for life, but also, the prepare the individual to seek better life conditions, encouraging him to exercise his autonomy and social control. Before exposed, the aim of this study was to understand the nurses' perception about the educational work developed in the FHS, in the scope of the 10th Regional Health of the State of Parana. This is a descriptive exploratory study, with qualitative research. The data were collected from 20 nurses that work in the FHS in the scope of the 10th Regional Health, through semi-structured interviews, during the month of April 2010 and submitted to the categorical content analysis (Bardin). The results show that nurses understand the concept of health education and recognize its relevance, especially concerning to primary health care, however, the educational actions achieved by them are still below the recommended by the FHS and, mostly, tied to the traditional model of health education. The educational actions are conducted as much in individual as collective scope, and are, almost exclusively, tied to programs and policies of the Ministry of Health, in other words, toward to activities that are established and already are imposed by the Regional and Departments Health of the municipalities which integrate this Regional Health. It was observed that sporadically differentiated educational activities are developed, through the nurse's observation on the needs of the population, but without her active participation. They are faced several obstacles in the realization of educational practice due to the unawareness of pedagogical trends, of methodologies and lack of systematization on the actions that lead the make educative of nurses. Besides these obstacles, the nurses face several difficulties in the health education development referent to users, to members of the multi-professional team, to managers and to insufficiency of physical, material and financial resources. It was possible to observe that, through difficulties experienced, the professionals seek different alternatives to overcome them and suggest changes aiming improvement to the population care, mainly, regarding to educational work. Therefore, it was emphasized the need to clarify better the objectives of the FHS related with the health education for professionals working in this care model, establishing a process of training and continuing education, besides develop means to systematize the health education since the professional formation. Thus, health education must not be considerate just as another activity to be achieved at FHS, but as a practice that sustain and reorients all primary care, aim to promote the health of individuals, families and community.

Resumen: La educacin en salud en la prestacin del cuidado a la poblacin, en el mbito de la Estrategia Salud de la Familia (ESF), se constituye como una actividad esencial a todo el equipo multiprofesional, en especial al enfermero. Esta actividad envuelve, no solo la enseanza de hbitos saludables de vida, sino tambin, el preparo del individuo para buscar mejores condiciones de vida, estimulndolo al ejercicio de su autonoma y del control social. Delante de lo expuesto, el objetivo del estudio fue comprender la percepcin de los enfermeros sobre el trabajo educativo desarrollado en la ESF, en el mbito de la 10 Regional de Salud del Estado de Paran. Se trata de un estudio descriptivo-exploratorio, con abordaje cualitativo. Los datos fueron recogidos junto a 20 enfermeros que actan en la ESF en el mbito de la 10 Regional de Salud, por medio de entrevistas semiestructuradas, durante el mes de abril de 2010 y sometidos al anlisis de contenido categorial (Bardin). Los resultados demuestran que los enfermeros comprenden el concepto de educacin en salud y reconocen su relevancia, especialmente en lo que respecta a la atencin primaria a la salud, con todo, ls acciones educativas por ellos realizadas an estn por debajo del preconizado por la ESF y, em su mayora, mezcladas al modelo tradicional de educacin en salud. Las acciones educativas son realizadas tanto en el mbito individual como colectivo, y son, casi exclusivamente, vinculadas a programas y polticas del Ministerio de la Salud, o sea, dirigidas a las actividades que son establecidas y ya estn instituidas por la Regional y Secretaras de Salud de los municipios, los cuales integran esta Regional de Salud. Se observ que espordicamente son desarrolladas actividades educativas diferenciadas, a partir de la observacin del enfermero con relacin a las necesidades de la poblacin, pero sin la efectiva participacin de sta. Son enfrentados diversos obstculos en la realizacin de la prctica educativa debido al desconocimiento de las tendencias pedaggicas, de las metodologas y de la falta de sistematizacin de las acciones que guan el hacer educativo de los enfermeros. Adems de esos obstculos, los enfermeros enfrentan diversas dificultades en el desarrollo de la educacin en salud referente a los usuarios, a los miembros del equipo multiprofesional, a los gestores y a la insuficiencia de recursos fsicos, materiales y financieros. Fue posible observar que a partir de las dificultades sentidas, los profesionales buscan alternativas diferenciadas para superarlas y sugieren cambios pretendiendo la mejora del cuidado a la poblacin, principalmente a lo que se refiere al trabajo educativo. En ese sentido, resaltamos la necesidad de se aclarar mejor los objetivos de la ESF relacionados con la educacin en salud a los profesionales actuantes en este modelo asistencial, estableciendo un proceso de capacitacin y de educacin permanente, adems de desarrollar medios de sistematizar la educacin en salud desde la formacin profesional. De ese modo, la educacin en salud no debe ser considerada apenas como ms una actividad a ser realizada en la ESF, sino una prctica que fundamenta y reorienta toda la atencin primaria, a fin de promover la salud de los individuos, de ls familias y de la comunidad.
Data da defesa: 2010
Cdigo: vtls000184210
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2010
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Sonia Silva Marcon
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Departamento de Enfermagem
Nvel: Dissertao (mestrado em Enfermagem)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Enfermagem

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: simone_roecker.pdf
Tamanho: 1276 Kb (1306563 bytes)
Criado: 27-05-2011 12:05
Atualizado: 27-05-2011 12:16
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