Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Incio > Dissertaes e Teses > Multidisciplinar > Ensino > Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Ttulo [PT]: A tecnologia da informao no ensino : proposta de utilizao da robtica como recurso didtico no ensino de fsica
Autor(es): Claudio Torres
Palavras-chave [PT]:

Fsica. Ensino-aprendizagem. Robtica. Recurso didtico. Ensino de Fsica. Ldico. Maring. Paran. (Estado). Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Physics. Robotics. Teaching and learning. Fun. Maringa. Parana. State. Brazil.
rea de concentrao: Ensino de Cincias e Matemtica
Titulao: Mestre em Educao para a Cincia e Matemtica
Banca:
Polnia Alto Fusinato [Orientador] - UEM
Winderson Eugnio dos Santos - UTFPR
Luzia Marta Bellini - UEM
Resumo:
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo investigar a construo do conhecimento de conceitos da Fsica tendo como recurso didtico aplicao da Robtica, em uma turma de 8a srie do Ensino Fundamental do Colgio Dom Bosco de Maring. A partir da seleo de um tema escolhido pelo professor, os alunos, apenas com orientao, ou a interveno do mediador na elaborao, montam o rob, desenvolvem o software, realizam o experimento, tiram suas concluses, resolvem exerccios e os apresentam ao professor. Para o entendimento do fenmeno fsico, os alunos pesquisam (internet, livros e outros), sendo deles a iniciativa e a responsabilidade de procurar o tema. O professor somente orienta, em todas as fases. Para alcanar o objetivo, o aluno dever passar por fases importantes do aprendizado, das quais destacam-se: aprender a tomar decises, ter iniciativa, trabalhar em grupo, a criar e a pensar. A Robtica atua como um instrumento; a Fsica como um meio e o processo para o aluno obter o conhecimento de Fsica como o fim. Um aluno que pensa, toma deciso, tem iniciativa, sabe trabalhar em grupo e interpreta constri seu conhecimento. Fundamentamos o presente trabalho em Seymour Papert (1994) e Pierry Lvy (1997). Os procedimentos metodolgicos basearam-se na abordagem qualitativa, pesquisa-ao. Foram oito encontros com seis alunos do ensino fundamental, toda sexta-feira, nos meses de maio a julho, com trs horas/aulas de 50 minutos cada. Para registro dos dados, utilizamos um dirio de sala, no qual todo processo era registrado e tambm o comportamento dos alunos nas diversas fases do projeto. Como resultado, podemos destacar: a) a construo de conceitos em Fsica; b) rendimento dos alunos envolvidos no projeto bem acima da mdia da sala. Verificamos que o uso da Robtica empregada como recurso ao ensino de Fsica possibilitou um ganho no desenvolvimento das aulas e no resultado das avaliaes, em comparao aos alunos da mesma srie e com o mesmo professor.

Abstract: This is a study on the teaching of physics through robotics. The experiment was carried out in an 8th grade class of elementary school at Dom Bosco School in Maring. A theme was chosen by the class teacher and the students, with only guidance or the help of a mediator in the robot design, have to assemble the robot, develop the software, carry out the experiment, draw conclusions, solve exercises and submit them to the teacher. To understand the physical phenomenon, students research the internet, books and others sources. The initiative and responsibility to research about the theme is the student's. The teacher will only guide them throughout the stages. In order to achieve the goal, the student must go through important stages of learning, such as learning how to make decisions, take initiative, work in groups, create and think on his/her own. Robotics is used as an attractive and a tool, physics is the means and the process for the student to obtain the knowledge of physics as the goal. A student who is able to think by himself,who knows how to make decision, has initiative, know how to work in groups and interpret, will have better learning skills. Seymour Papert (1994) and Pierry Levy (1997) supplied the principies for this work. The methodological procedures were based on a qualitative approach, action research. The experiment was carried out in eight meetings with six students from elementary school, every Friday from May to July, with three-hour classes (50 minutes-hour each). Data were recorded on a logroom. The whole process was recorded as well as the students behavior in the various phases of the project. As a result, we can highlight: a) a very large involvement of students throughout the process. b) performance of the students involved in the project was well above the average of the class. We found that the use of robotics used as support for teaching physics allowed a gain in the development of classes and in the results when compared to students in the same series and with the same teacher.
Data da defesa: 30/03/2010
Cdigo: vtls000184257
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2010
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Polnia Alto Fusinato
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Exatas
Nvel: Dissertao (mestrado em Educao para a Cincia e o Ensino da Matemtica)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Educao para a Cincia e o Ensino da Matemtica

Responsavel: admin
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Mestrado Claudio Torres - ltima Verso (18 de Junho de 2010)2.PDF
Tamanho: 20443 Kb (20933974 bytes)
Criado: 30-05-2011 10:56
Atualizado: 30-05-2011 12:54
Visitas: 1464
Downloads: 54

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.