Resumo: O objetivo fundamental do presente trabalho foi investigar como os professores promovem o diálogo entre o saber popular e o conhecimento científico, mais especificamente, identificar os conteúdos, as concepções, as estratégias didáticas e as metodologias utilizadas pelos professores para o desenvolvimento de um projeto voltado ao estudo das plantas medicinais em uma escola rural do município de Maringá-PR. A investigação envolveu toda a comunidade escolar, especialmente os alunos de 1ª a 4ª série e 7ª e 8ª séries, totalizando 150 participantes. No estudo de cunho qualitativo, foram adotados os pressupostos teóricos e metodológicos da pesquisa participante. Na coleta dos dados utilizou-se: a observação participante, as gravações orais, os questionários aplicados às professoras, a análise documental e o arquivo de fotos, realizados entre os meses de abril a dezembro de 2010. No transcorrer do desenvolvimento e aplicação dessa pesquisa foram realizados cinco encontros com a supervisão, direção e professoras envolvidas na elaboração das atividades e planejamento. O total de aulas observadas foi de onze (11), em uma turma de terceira série, além da observação de duas assembléias - socialização dos conhecimentos. Com o intuito de fornecer subsídios aos professores e estes pudessem trabalhar a temática "plantas medicinais", implantamos juntamente com a comunidade escolar um horto medicinal na escola e elaboramos um material de apoio sobre as respectivas plantas medicinais. Os resultados revelaram uma pluralidade de metodologias e estratégias didáticas que foram utilizadas pelas professoras no decorrer do projeto, a citar: valorização dos conhecimentos prévios dos alunos, o diálogo e a problematização dos vários conceitos e temas, elaboração de texto coletivo, visitas ao horto medicinal, leitura e interpretação de texto informativo, produção de texto, aulas de campo, práticas investigativas, elaboração de cartazes, desenhos ilustrativos, socialização dos conhecimentos, realização de oficina temática, dentre outras. A principal dificuldade observada no projeto foi à falta de domínio do conhecimento científico sobre o tema por parte das professoras. Por outro lado, a pesquisa participante e a metodologia de projeto adotadas nessa pesquisa bem como o comprometimento da direção, supervisão e professoras foram fundamentais para o envolvimento de toda a comunidade escolar de forma ativa e participativa, possibilitando o diálogo entre os saberes, o tradicional e o científico, acerca das plantas medicinais e a aquisição de novos conhecimentos, informações e saberes que farão parte do cotidiano dos alunos.
Abstract: Current research investigates the manner teachers maintain dialogue between popular and scientific knowledge. It specifically identifies contents, concepts, didactic strategies and methods employed by teachers for the development of a project on the study of medicinal herbs in a rural school in the municipality of Maringá - PR - Brazil. The investigation occupied the entire school community, totaling 150 subjects, with special reference to students in the lower and higher junior grades. Qualitative analysis involved theoretical and methodological presuppositions of participating research. Data collection, undertaken between April and December 2010, comprised observation, recordings, questionnaires applied to teachers, document analysis and photo files. The project's development and application also involved meetings with supervisors, principals and teachers who took part in the elaboration of activities and planning. Eleven lessons given to a third form class were supervised, whereas two assemblies involving knowledge socialization were monitored. So that teachers could be scientifically prepared and thus work with the students on medicinal herbs, the authors of current research and the school community organized a medicinal botanic garden in the school yard and didactic material on medicinal herbs. Results show a plurality of didactic methodologies and strategies undertaken by teachers during the execution of the project, namely, valorization of students' previous knowledge, dialogue and problematization of several concepts and themes, collective writing of a text, visits to the herb garden, reading and interpretation of the informative text, text production, field lessons, investigatory practices, posters, illustrations, socialization of knowledge, thematic workshop and others. The main difficulty commented on was the teachers' lack of scientific knowledge on the theme. On the other hand, participating research and the project's methodology in current research and the commitment of the teaching staff were of paramount importance for the responsibility of the entire school community in an active and participating way. A dialogue was thus made possible between the traditional and scientific knowledge on medicinal plants and the acquisition of new knowledge and information which are part and parcel of the students' daily experience. |