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Consultar: Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Incio > Dissertaes e Teses > Multidisciplinar > Ensino > Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Ttulo [PT]: Dilogo entre o saber popular e o conhecimento cientfico : a etnobotnica das plantas medicinais na escola
Autor(es): Mara Luciane Kovalski
Palavras-chave [PT]:

Educao. Ensino de cincias. Etnobotnica. Plantas medicinais. Dilogo dos saberes. Pesquisa participante. Pluralismo metodolgico. Conhecimento popular. Conhecimento cientfico. Escola municipal. Maring. Paran. (Estado). Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Dialogues between types of knowledge. Teaching of the sciences. Participating research. Methodological pluralism. School. Maring. Paran. State. Brazil.
rea de concentrao: Ensino de Cincias e Matemtica
Titulao: Mestre em Educao para a Cincia e a Matemtica
Banca:
Ana Tiyomi Obara [Orientador] - UEM
Jandira Liria Biscalquini Talamoni - UNESP
Neide Maria Michellan Kiouranis - UEM
Resumo:
Resumo: O objetivo fundamental do presente trabalho foi investigar como os professores promovem o dilogo entre o saber popular e o conhecimento cientfico, mais especificamente, identificar os contedos, as concepes, as estratgias didticas e as metodologias utilizadas pelos professores para o desenvolvimento de um projeto voltado ao estudo das plantas medicinais em uma escola rural do municpio de Maring-PR. A investigao envolveu toda a comunidade escolar, especialmente os alunos de 1 a 4 srie e 7 e 8 sries, totalizando 150 participantes. No estudo de cunho qualitativo, foram adotados os pressupostos tericos e metodolgicos da pesquisa participante. Na coleta dos dados utilizou-se: a observao participante, as gravaes orais, os questionrios aplicados s professoras, a anlise documental e o arquivo de fotos, realizados entre os meses de abril a dezembro de 2010. No transcorrer do desenvolvimento e aplicao dessa pesquisa foram realizados cinco encontros com a superviso, direo e professoras envolvidas na elaborao das atividades e planejamento. O total de aulas observadas foi de onze (11), em uma turma de terceira srie, alm da observao de duas assemblias - socializao dos conhecimentos. Com o intuito de fornecer subsdios aos professores e estes pudessem trabalhar a temtica "plantas medicinais", implantamos juntamente com a comunidade escolar um horto medicinal na escola e elaboramos um material de apoio sobre as respectivas plantas medicinais. Os resultados revelaram uma pluralidade de metodologias e estratgias didticas que foram utilizadas pelas professoras no decorrer do projeto, a citar: valorizao dos conhecimentos prvios dos alunos, o dilogo e a problematizao dos vrios conceitos e temas, elaborao de texto coletivo, visitas ao horto medicinal, leitura e interpretao de texto informativo, produo de texto, aulas de campo, prticas investigativas, elaborao de cartazes, desenhos ilustrativos, socializao dos conhecimentos, realizao de oficina temtica, dentre outras. A principal dificuldade observada no projeto foi falta de domnio do conhecimento cientfico sobre o tema por parte das professoras. Por outro lado, a pesquisa participante e a metodologia de projeto adotadas nessa pesquisa bem como o comprometimento da direo, superviso e professoras foram fundamentais para o envolvimento de toda a comunidade escolar de forma ativa e participativa, possibilitando o dilogo entre os saberes, o tradicional e o cientfico, acerca das plantas medicinais e a aquisio de novos conhecimentos, informaes e saberes que faro parte do cotidiano dos alunos.

Abstract: Current research investigates the manner teachers maintain dialogue between popular and scientific knowledge. It specifically identifies contents, concepts, didactic strategies and methods employed by teachers for the development of a project on the study of medicinal herbs in a rural school in the municipality of Maring - PR - Brazil. The investigation occupied the entire school community, totaling 150 subjects, with special reference to students in the lower and higher junior grades. Qualitative analysis involved theoretical and methodological presuppositions of participating research. Data collection, undertaken between April and December 2010, comprised observation, recordings, questionnaires applied to teachers, document analysis and photo files. The project's development and application also involved meetings with supervisors, principals and teachers who took part in the elaboration of activities and planning. Eleven lessons given to a third form class were supervised, whereas two assemblies involving knowledge socialization were monitored. So that teachers could be scientifically prepared and thus work with the students on medicinal herbs, the authors of current research and the school community organized a medicinal botanic garden in the school yard and didactic material on medicinal herbs. Results show a plurality of didactic methodologies and strategies undertaken by teachers during the execution of the project, namely, valorization of students' previous knowledge, dialogue and problematization of several concepts and themes, collective writing of a text, visits to the herb garden, reading and interpretation of the informative text, text production, field lessons, investigatory practices, posters, illustrations, socialization of knowledge, thematic workshop and others. The main difficulty commented on was the teachers' lack of scientific knowledge on the theme. On the other hand, participating research and the project's methodology in current research and the commitment of the teaching staff were of paramount importance for the responsibility of the entire school community in an active and participating way. A dialogue was thus made possible between the traditional and scientific knowledge on medicinal plants and the acquisition of new knowledge and information which are part and parcel of the students' daily experience.
Data da defesa: 21/02/2011
Cdigo: vtls000184606
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2011
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Ana Tiyomi Obara
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Exatas
Nvel: Dissertao (mestrado em Educao para a Cincia e a Matemtica)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Educao para a Cincia e o Ensino da Matemtica

Responsavel: inez
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: DISSERTAO MARA LUCIANE KOVALSKI.pdf
Tamanho: 19667 Kb (20138562 bytes)
Criado: 30-05-2011 12:09
Atualizado: 30-05-2011 12:22
Visitas: 2738
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