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Consultar: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência e a Matemática

Início > Dissertações e Teses > Multidisciplinar > Ensino > Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência e a Matemática

Título [PT]: As representações sociais de ambiente e qualidade de vida entre viticultores do município de Marialva - PR
Autor(es): Silvia Capelari
Palavras-chave [PT]:

Representações sociais. Agricultura familiar. Meio ambiente. Qualidade de vida. Agrotóxicos. Educação ambiental. Marialva. Paraná. (Estado). Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Family agriculture. Pesticide. Environmental education. Social representations. Marialva. Parana. State. Brazil.
Área de concentração: Ciência, Tecnologia, Meio Ambiente e Sociedade
Titulação: Mestre em Educação para a Ciência e o Ensino de Matemática
Banca:
Patrícia Lessa dos Santos [Orientador] - UEM
Sônia Maria Marchiorato Carneiro - UFPR
Regina Maria Pavanello - UEM
Resumo:
Resumo: A pesquisa teve como objetivo estudar as representações sociais de meio ambiente e qualidade de vida de famílias de pequenos produtores rurais, que cultivam uvas em uma comunidade rural, no Município de Marialva - PR. Participaram doze famílias, um homem e uma mulher de cada família, totalizando vinte e quatro pessoas. A questão central que norteou esta pesquisa foi: quais as representações sociais de ambiente e qualidade de vida destas famílias, e, como essas representações podem contribuir para que futuramente se proponham orientações educativas que levem a uma mudança na prática da agricultura? O estudo em torno das representações sociais pode oferecer uma nova compreensão sobre como as famílias pensam suas práticas na agricultura e, com isso podemos, como pesquisadores, realizar uma intervenção a partir dos conhecimentos e ações destas famílias. A metodologia do tipo qualitativa envolveu a realização de entrevistas individuais, semiestruturadas com subsídio na Teoria das Representações Sociais de Serge Moscovici. Os discursos foram analisados utilizando a análise retórica. Os resultados apontaram que as representações sociais de meio ambiente e qualidade de vida são ancoradas na necessidade de sobrevivência. A natureza é representada como recurso fundamental para a manutenção da vida e a representação de qualidade de vida está relacionada aos aspectos econômicos ou como forma de manter as condições humanas de saúde, alimentação, etc. Concluímos que as ações educativas que envolvem estes agricultores são muito pontuais e não têm oferecido a estas famílias uma visão da complexidade ambiental, refletindo na qualidade de suas vidas. Os sujeitos pesquisados não se percebem dentro do ambiente. As prospectivas de continuidade deste trabalho apontam para a implantação de um programa de educação ambiental, envolvendo os agricultores e suas famílias, coordenado pela extensão rural.

Abstract: The research aimed to study the social representations of environment and quality of life of small farmer families who grow vine in a rural community in Marialva - PR. Twelve families participated in the study, one man and one woman of each, totalizing twenty-four people. The question which guided this research was: Which are the social representations of environment and quality of life of these families, and how can these representations contribute to the reception of educational orientations which lead to a change in agricultural practices in the future? The study of social representations can offer a new comprehension on how these families think their practices in agriculture. This comprehension will enable the researcher to realize interventions based on the knowledge and actions of these families. The qualitative methodology counted on individual semi-structured interviews, drawing on the Theory of Social Representations of Serge Moscovici. The discourses were analyzed by using the rhetorical analysis. The results pointed that the social representations of environment and of quality of life are anchored in the need to survive. The nature is represented as a fundamental resource to life maintenance, and the representations of quality of life are related to economic aspects or as a means to keep human conditions of health, nourishment, etc. We concluded that the educational actions involving these farmers are very isolated and have not provided these families with a vision of the environment complexity which reflects on their quality of life. The subjects researched do not perceive themselves within the environment. The prospects of continuing this work point to the deployment of an environmental education program, involving farmers and their families, coordinated by the extension.
Data da defesa: 25/02/2011
Código: vtls000184607
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2011
Local de Publicação: Maringá, PR
Orientador: Prof.ª Dr.ª Patrícia Lessa dos Santos
Instituição: Universidade Estadual de Maringá. Centro de Ciências Exatas
Nível: Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e Matemática)/
UEM: Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e o Ensino da Matemática

Responsavel: inez
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: Silvia Capelari 2011.pdf
Tamanho: 1248 Kb (1277951 bytes)
Criado: 04-07-2011 09:45
Atualizado: 04-07-2011 09:57
Visitas: 1347
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