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Ttulo [PT]: Avaliao dos projetos de educao ambiental : estudo de caso em escola do noroeste do Paran
Autor(es): Edilaine Dalzotto
Palavras-chave [PT]:

Educao ambiental. Avaliao de projetos. Polticas pblicas. Escola pblica. Estudo de caso. Noroeste do Paran. (Estado). Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Environmental education. Projects. Evaluation. Public policy. Northwest of Parana. State. Brazil.
rea de concentrao: Ensino de Cincias e Matemtica
Titulao: Mestre em Educao para a Cincia e a Matemtica
Banca:
Ana Lcia Olivo Rosas Moreira [Orientador] - UEM
Fernanda Aparecida Meglhioratti - UNIOESTE
AnaTyomi Obara - UEM
Resumo:
Resumo: Pensar na Educao Ambiental e, sobretudo, inseri-la no processo educativo, fortalecer os fundamentos tericos da educao e atua na sensibilizao social. Nesse sentido, torna-se importante avaliar como as questes ambientais so tratadas no ensino, na perspectiva de formar indivduos conscientes para exercerem sua cidadania. Portanto, este trabalho tem por objetivo compreender o contexto terico-metodolgico dos projetos de Educao Ambiental desenvolvidos em um Colgio Estadual do Noroeste do Paran, verificando condicionantes que fundamentam a qualidade dos mesmos. O percurso deste estudo teve abordagem qualitativa, sendo a coleta de dados por meio da observao dos professores em um curso de qualificao e anlise de contedo das entrevistas e dos projetos realizados pelo colgio. Participaram dessa pesquisa doze alunos de 5 e 6 sries e seis professores efetivos de Cincias do Ensino Fundamental da escola. A anlise e interpretao dos resultados evidenciam que a articulao entre as polticas pblicas e a Educao Ambiental uma constante em todos os aspectos dimensionados do processo educativo analisado. Verifica-se tambm, que os projetos desenvolvidos pela escola so, em sua maioria, aqueles propostos pela Secretria de Estado da Educao e, os quais se caracterizam como projetos globalizantes, que envolvem diversos temas e que buscam atender as necessidades sociais. Entretanto, observa-se nestes projetos, uma deficincia dos condicionantes e critrios avaliativos necessrios para se realizar uma prtica educativa reflexiva e de qualidade, que suportam ajustes e novos encaminhamentos para os projetos em desenvolvimento e aos futuros projetos da escola. Alm disso, prticas interdisciplinares no so aplicadas conforme os princpios da Educao Ambiental, revelando a dificuldade dos professores em modificar sua proposta pedaggica. Assim, compete aos professores e a escola proporem projetos interdisciplinares e que desenvolvam um processo avaliativo contnuo que supera a viso simplista de avaliao, alm disso, importante que a escola promova condies para a qualificao do professor e aplicao de seus conhecimentos no contexto escolar.

Abstract: Thinking about environmental education and, above all, insert it into the educational process is a process that fortifies the theoretical foundations of education and works in social awareness. In this sense, it becomes important to evaluate how environmental issues are addressed in education from the perspective of forming conscious individuals to exercise their citizenship. Therefore, this study aims to understand the theoretical and methodological context of environmental education projects developed in a Public School from Northwest of Paran state, checking factors that influence and underlie the quality of them. The route of this study had a qualitative approach, through observation of teachers in a qualification course and content analysis of interviews and projects undertaken by the college. Made part of this study, students from 5th and 6th grades, and six effective teachers of elementary school science from 5th to 8th grades. The analysis and interpretation of the results showed that the linkage between public policy and environmental education is a constant in all aspects dimensioned in the educational process. It also appears that the projects developed by the school are mostly the ones proposed by the state government and which are characterized as globalizing projects, involving several themes that look to care for social needs, however, it?s noted on these projects, a deficiency of the indicative factors and evaluative discretions required to achieve a reflective educational practice and quality settings that support adjustments and new referrals for those in development and future school projects. In addition, interdisciplinary practices are not applied according to the principles of environmental education, revealing the difficulty in changing teachers pedagogical proposal. Thus, it is responsibility of the teachers and school to propose interdisciplinary projects and to develop an ongoing evaluation process that goes beyond the simplistic evaluation, and is also important that the school promotes conditions for teacher's qualification and application of knowledge in school context.
Data da defesa: 23/02/2011
Cdigo: vtls000184608
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2011
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Ana Lcia Olivo Rosas Moreira
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Exatas
Nvel: Dissertao (mestrado em Educao para a Cincia e a Matemtica)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Educao para a Cincia e a Matemtica

Responsavel: inez
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Dissertao Edilaine Dalzotto.pdf
Tamanho: 911 Kb (933225 bytes)
Criado: 30-05-2011 11:50
Atualizado: 30-05-2011 12:00
Visitas: 1320
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