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Consultar: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência e a Matemática

Início > Dissertações e Teses > Multidisciplinar > Ensino > Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência e a Matemática

Título [PT]: Avaliação dos projetos de educação ambiental : estudo de caso em escola do noroeste do Paraná
Autor(es): Edilaine Dalzotto
Palavras-chave [PT]:

Educação ambiental. Avaliação de projetos. Políticas públicas. Escola pública. Estudo de caso. Noroeste do Paraná. (Estado). Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Environmental education. Projects. Evaluation. Public policy. Northwest of Parana. State. Brazil.
Área de concentração: Ensino de Ciências e Matemática
Titulação: Mestre em Educação para a Ciência e a Matemática
Banca:
Ana Lúcia Olivo Rosas Moreira [Orientador] - UEM
Fernanda Aparecida Meglhioratti - UNIOESTE
AnaTyomi Obara - UEM
Resumo:
Resumo: Pensar na Educação Ambiental e, sobretudo, inseri-la no processo educativo, fortalecerá os fundamentos teóricos da educação e atua na sensibilização social. Nesse sentido, torna-se importante avaliar como as questões ambientais são tratadas no ensino, na perspectiva de formar indivíduos conscientes para exercerem sua cidadania. Portanto, este trabalho tem por objetivo compreender o contexto teórico-metodológico dos projetos de Educação Ambiental desenvolvidos em um Colégio Estadual do Noroeste do Paraná, verificando condicionantes que fundamentam a qualidade dos mesmos. O percurso deste estudo teve abordagem qualitativa, sendo a coleta de dados por meio da observação dos professores em um curso de qualificação e análise de conteúdo das entrevistas e dos projetos realizados pelo colégio. Participaram dessa pesquisa doze alunos de 5ª e 6ª séries e seis professores efetivos de Ciências do Ensino Fundamental da escola. A análise e interpretação dos resultados evidenciam que a articulação entre as políticas públicas e a Educação Ambiental é uma constante em todos os aspectos dimensionados do processo educativo analisado. Verifica-se também, que os projetos desenvolvidos pela escola são, em sua maioria, aqueles propostos pela Secretária de Estado da Educação e, os quais se caracterizam como projetos globalizantes, que envolvem diversos temas e que buscam atender as necessidades sociais. Entretanto, observa-se nestes projetos, uma deficiência dos condicionantes e critérios avaliativos necessários para se realizar uma prática educativa reflexiva e de qualidade, que suportam ajustes e novos encaminhamentos para os projetos em desenvolvimento e aos futuros projetos da escola. Além disso, práticas interdisciplinares não são aplicadas conforme os princípios da Educação Ambiental, revelando a dificuldade dos professores em modificar sua proposta pedagógica. Assim, compete aos professores e a escola proporem projetos interdisciplinares e que desenvolvam um processo avaliativo contínuo que supera a visão simplista de avaliação, além disso, é importante que a escola promova condições para a qualificação do professor e aplicação de seus conhecimentos no contexto escolar.

Abstract: Thinking about environmental education and, above all, insert it into the educational process is a process that fortifies the theoretical foundations of education and works in social awareness. In this sense, it becomes important to evaluate how environmental issues are addressed in education from the perspective of forming conscious individuals to exercise their citizenship. Therefore, this study aims to understand the theoretical and methodological context of environmental education projects developed in a Public School from Northwest of Paraná state, checking factors that influence and underlie the quality of them. The route of this study had a qualitative approach, through observation of teachers in a qualification course and content analysis of interviews and projects undertaken by the college. Made part of this study, students from 5th and 6th grades, and six effective teachers of elementary school science from 5th to 8th grades. The analysis and interpretation of the results showed that the linkage between public policy and environmental education is a constant in all aspects dimensioned in the educational process. It also appears that the projects developed by the school are mostly the ones proposed by the state government and which are characterized as globalizing projects, involving several themes that look to care for social needs, however, it?s noted on these projects, a deficiency of the indicative factors and evaluative discretions required to achieve a reflective educational practice and quality settings that support adjustments and new referrals for those in development and future school projects. In addition, interdisciplinary practices are not applied according to the principles of environmental education, revealing the difficulty in changing teachers pedagogical proposal. Thus, it is responsibility of the teachers and school to propose interdisciplinary projects and to develop an ongoing evaluation process that goes beyond the simplistic evaluation, and is also important that the school promotes conditions for teacher's qualification and application of knowledge in school context.
Data da defesa: 23/02/2011
Código: vtls000184608
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2011
Local de Publicação: Maringá, PR
Orientador: Prof.ª Dr.ª Ana Lúcia Olivo Rosas Moreira
Instituição: Universidade Estadual de Maringá. Centro de Ciências Exatas
Nível: Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática)/
UEM: Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática

Responsavel: inez
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: Dissertação Edilaine Dalzotto.pdf
Tamanho: 911 Kb (933225 bytes)
Criado: 30-05-2011 11:50
Atualizado: 30-05-2011 12:00
Visitas: 1317
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