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Ttulo [PT]: Identidade do indgena no Paran e desenvolvimento sustentvel : conflitos entre diversidade cultural e incluso social na contemporaneidade
Autor(es): Thas Almeida Marconi
Palavras-chave [PT]:

Desenvolvimento sustentvel. Povos indgenas. Multiculturalismo. Incluso social. Identidade indgena. Identidade tnica. Discurso iconogrfico. Diversidade cultural. Governamentalidade. Biopoder. Paran. (Estado). Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Iconographic discourse.Sustainable development. Cultural diversity. Indigenous identity. Governableness. Bio-power. Paran. State. Brazil.
rea de concentrao: Estudos Lingsticos
Titulao: Mestre em Letras
Banca:
Ismara Eliane Vidal de Souza Tasso [Orientador] - UEM
Maria Clia Cortez Passetti - UEM
Maria Jos Rodrigues Faria Coracini - UNICAMP
Resumo:
Resumo: O desenvolvimento sustentvel um princpio que compreende a capacidade de atender as necessidades do presente sem comprometer os recursos naturais para as geraes futuras, razo de integrar as polticas emergentes da contemporaneidade. Tem por alvo a populao, por isso se exerce pela governamentalidade e, em razo da dinmica em que atua e pelas articulaes que mantm com a gide da diversidade cultural, mobiliza relaes do homem com o planeta Terra e determina os lugares a serem ocupados pelos diferentes sujeitos, poltica e socialmente. Dadas as condies de existncia de ser a diversidade cultural um elemento agregador das diferenas, cria-se a possibilidade de se tornar catalisador do desenvolvimento sustentvel, uma vez que a sustentabilidade implica a homogeneizao cultural e a aculturao de uma sociedade para promover a igualdade. O conflito entre essas duas foras polticas levou-nos seguinte questo: os materiais didticos e paradidticos em uso, nas escolas indgenas do Estado do Paran, ao tratarem da histria e da cultura de seus povos e do ecossistema, constituem identidades para o sujeito indgena sob a perspectiva da diversidade cultural, tendo em vista as mobilizaes socioculturais estabelecidas por polticas nacionais de incluso, na contemporaneidade? A complexidade inerente indagao sobre a identidade indgena tornou-se foco central para esta pesquisa, a qual fundamentada nas teorias da Anlise do Discurso de linha francesa, dos Estudos Culturais e da Histria, serviu-se das categorias: discurso, funo enunciativa, histria, memria, saber-poder, governamentalidade, biopoder e identidade para a prtica analtica, desenvolvida por meio do movimento descritivo-interpretativo arqueogenealgico. Na expectativa de que os estudos aqui empreendidos pudessem contribuir com a rea de Estudos do Texto e do Discurso, em especial, queles que se interessam pelas causas indgenas, a presente pesquisa teve por objetivo estabelecer o modo como se constituem as identidades do indgena pelos princpios da poltica do desenvolvimento sustentvel, em discursos iconogrficos, circunscritos ao campo educacional. Assim, os resultados obtidos, pelo percurso estabelecido e pelas anlises do corpus desenvolvidas, apontam que a constituio identitria do indgena fragmentada, deslocada a ocupar, discursivamente, lugares diferentes, por isso, no nica. A constituio identitria indgena revela-se, pela perspectiva do desenvolvimento sustentvel, como gestor ambiental que no tem mais o idoso como detentor do saber, mas crianas e jovens; h, por este formato, o deslocamento do sujeito de direito pela inverso de papis. Em contrapartida, ele concebido como gestor do ecossistema e segregado ao seu territrio, por isso, um ndio mtico ressignificado. Da sua condio de sujeito includo garantida pela atuao poltica e pela participao universal em prol do bem-comum, o ecossistema.

Abstract: The principle of sustainable development comprises the ability to attend to current needs without jeopardizing natural resources for future generations. This is the reason why sustainable development integrates contemporary emergent policies. The target of sustainable development is the population and is subject to governableness. Due to the dynamics of its activities and articulations maintained under the aegis of cultural diversity, human relationships are mobilized in the context of the planet Earth, whereas the places occupied politically and socially by different subjects are determined. Since cultural diversity is an aggregating factor of differences within existence conditions, the possibility of it becoming a sustainable development catalysis is established. This is due to the fact that sustainability implies in cultural homogeneity and the acculturation of a equality-promoting society. The conflict between these two political forces trigger the following question: When the didactic and paradidactic materials, employed in indigenous schools in the state of Paran, Brazil, analyze history and the culture of native people and the ecosystem, do they constitute identities for the indigenous subject under the perspective of cultural diversity while taking into consideration the social and cultural mobilizations established by the national current inclusion policies? The complexity factor inherent to the issue on indigenous identity is the main focus of current research. It is actually based on the theories of French Discourse Analysis, on Cultural Studies and on History and comprise the following categories: discourse, enunciation function, history, memory, knowledge-power, governableness, biopower and identity for the analytic practice and developed by the archeo-genealogical descriptive and interpretative movement. Expecting that current investigation may contribute towards Text and Discourse Studies, especially those involved in indigenous causes, research establishes the modes by which indigenous identities are constructed through the principles of sustainable development policies in iconographic discourses circumscribed within the educational area. Results obtained from the established course taken and the analyses developed from the research corpus indicate that indigenous identity constitution is split and displaced to occupy discursively different sites. Consequently, it is not made up of a single whole. From the sustainable development's point of view, the indigenous identity constitution reveals itself to be an environment management without elderly people as the seat of knowledge and with children and young people as their substitutes. The displacement of the legitimate subject occurs through an inversion of roles. On the other hand, the indigene is the manager of the ecosystem and segregated to his territory, or rather, a re-signified mythic Indian. His condition as an included subject is guaranteed by political activity and by the universal participation in the common good or the ecosystem.
Data da defesa: 03/03/2011
Cdigo: vtls000184615
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2011
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Ismara Eliane Vidal de Souza Tasso
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Humanas, Letras e Artes.
Nvel: Dissertao (mestrado em Letras)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Letras

Responsavel: inez
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Dissertao completa.pdf
Tamanho: 11650 Kb (11929147 bytes)
Criado: 22-06-2011 12:24
Atualizado: 18-07-2011 10:22
Visitas: 855
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