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Consultar: Programa de Ps-Graduao Associado em Educao Fsica - UEM/UEL

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Ttulo [PT]: A formao acadmica do bacharel em Educao Fsica no Paran e sua relao com o campo de atuao profissional
Autor(es): Ana Luza Barbosa Anversa
Palavras-chave [PT]:

Educao Fsica. Formao acadmica. Atuao profissional. Formao em Educao Fsica. Bacharel de Educao Fsica. Campo de atuao em Educao Fsica. Paran. (Estado). Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Formation in Physical Education. Bachelor in Physical Education. Playing field in Physical Education. Parana. State. Brazil.
rea de concentrao: Estudos do Movimento Humano
Titulao: Mestre em Educao Fsica
Banca:
Amauri Aparecido Bssoli de Oliveira [Orientador] - UEM
Dagmar Aparecida Cynthia Frana Hunger - UNESP
Ieda Parra Barbosa Rinaldi - UEM
Resumo:
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi o de analisar a formao do profissional de Educao Fsica-Bacharelado nas Instituies de Ensino Superior Pblica do Paran e sua relao com o campo de atuao profissional. Para tal, apresentaram-se inicialmente, aspectos histricos da rea, em especial as repercusses legais das ltimas dcadas sobre a formao inicial e a caracterizao do campo de atuao profissional. Apoiou-se na metodologia do tipo descritiva de caracterstica qualitativa, tendo como tcnica de coleta de dados a entrevista semi-estruturada e o uso de questionrio. Para proceder s anlises dos dados coletados, analisaram-se os documentos institucionais, projeto pedaggico e regulamento de estgio das sete instituies que ofertam a formao em Educao Fsica Bacharelado, em paralelo aos discursos dos personagens e indicativos quantitativos. Os sujeitos em nmero de 184 foram escolhidos de acordo com sua funo institucional (sete coordenadores de curso, sete coordenadores de estgio e 170 acadmicos formandos). As anlises realizadas permitiram traar um quadro da formao nas instituies pesquisadas, possibilitando verificar que tanto docentes como discentes percebem que o campo de atuao no mbito no formal pulsivo e requer profissionais qualificados e com competncias mltiplas. Fazem-se necessrio rever pontos da formao que estabelecem pontes com o contexto de interveno profissional, em especial os de cunho prtico que se encontram reduzidos nas matrizes curriculares, ou desconectados entre si, repercutindo na fragmentao de projetos de ensino, pesquisa e extenso e, por conseqncia, no profissional formado. A busca por uma formao slida e diferenciada entre licenciatura e bacharelado vem ocorrendo, por meio de pesquisas na rea da formao e interveno profissional e revises nos Projetos Pedaggicos institucionais, no entanto, a nfase nos contedos ainda percorre os primeiros passos. Voltando para questes relacionadas ao estgio curricular obrigatrio, constata-se que ainda se restringe a espaos tradicionais de atuao do bacharel, como treinamento e sade, sendo necessrio extrapolar estes campos para outros ainda no explorados ou propagados. Alm disso, percebeu-se que se faz necessrio uma interveno mais efetiva dos orientadores acadmicos e de campo, para que esta prtica possa gerar uma aprendizagem significativa e no se tornar mais uma burocracia a ser enfrentada na formao. Diante destes pontos, recomenda-se uma ampliao dos debates e estudos no seio da comunidade da Educao Fsica, enquanto curso de formao, Estado e associaes parceiras, visando favorecer, as intervenes ativas dos acadmicos e o acompanhamento docente nos campos de interveno, a fim de instituir uma formao slida e interdisciplinar que seja efetiva s necessidades do campo de atuao.

Abstract: The objective of this paper research was to examine the professional training of Physical Education-Bachelor in Public Institutions of Parana Upper Education and its relation to the professional performance field. To do so, it was presented initially, historical aspects of the area, particularly the legal implications of recent decades on the initial formation and professional performance field characterization. Relied on the methodology of the descriptive type of feature qualitative, and the technique of data collection semi-structured interview and the use of questionnaires. To conduct the analysis of collected data, it was analyzed the institutional, pedagogical and internship regulation documents of the seven institutions that offer the training in Physical Education Bachelor in parallel to the speeches of the characters and quantitative numbers. The number of 184 subjects were chosen according to their institutional function (seven course coordinators, seven engineers and 170 academic probation trainees). The analysis performed allowed us to draw a picture of the training in the researched institutions, allowing to verify that both university and students realize that the field performance under non-formal is compulsive and requires qualified professionals with skills manifold. It is necessary to go over some points of training, especially the practical approach that are reduced on curricular, or disconnected from each other, resulting in fragmentation of projects in teaching, research and extension and, consequently, the professional formed. The search for a solid and differentiated formation between undergraduate and graduate comes occurring, through research in the area of professional education and intervention and reviews the Institutional Pedagogical Projects, however, the emphasis on content still runs through the first steps. Turning into issues related to mandatory probation, it seems that it is still restricted to traditional areas of activity of the bachelor, as training and health, being necessary to extrapolate these fields to other unexplored or none propagated ones. Moreover, it was noticed that it was necessary more effective intervention of the academic tutors and the field, that this practice can generate a significant learning and not become another bureaucracy to be addressed in formation. Given these points, it is recommended an extension of discussions and studies within the Physical Education Community while training course, State and partner institutions, to promote, interventions active tutoring of academic and teaching in the interventional fields in order to establish a solid and interdisciplinary formation to be effective to the performance field.
Data da defesa: 14/02/2011
Cdigo: vtls000184618
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2011
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Amauri Aparecido Bssoli de Oliveira
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias da Sade. Departamento de Educao Fsica, Universidade Estadual de Londrina. Centro de Educao Fsica e Esporte (UEL)
Nvel: Dissertao (mestrado em Educao Fsica)/
UEM: Programa de Ps-Graduao Associado em Educao Fsica
UEL: Programa de Ps-Graduao Associado em Educao Fsica

Responsavel: inez
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: ANALUIZA.pdf
Tamanho: 1244 Kb (1273852 bytes)
Criado: 20-07-2011 08:56
Atualizado: 20-07-2011 09:09
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